Buscar

Lista de Sistemas Multimídia I - 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. Ferramentas de autoria permitem a geração de aplicações multimídia por manipulação direta e ações correspondentes a solicitações do usuário podem ser definidas por recursos de linguagens de programação. Explique como isto pode ocorrer e apresente exemplos de ferramentas de autoria que apresentam esta flexibilidade na geração de aplicações multimídia. (2.0)
R: O Unity 3D é bom exemplo de aplicação multimídia flexível, pois nele é feita a união de arquivos de áudio, imagens e modelos 3D para criar os diversos cenários e ambientes dos jogos e é utilizado linguagens de programação, como JavaScript, Boo, e o C#, para realizar ações, que podem ser fornecidos pelos usuários.
2. Quais são as principais diferenças entre Autoria de Títulos Lineares e Autoria de Títulos Hipermídia?(1.0)
R: Autoria de Títulos Lineares são ferramentas que permite a construção de produtos multimídia, com títulos com avanços manuais ou automático, de forma sequencial seguindo uma cronologia. Exemplos Microsoft Powerpoint e Adobe Acrobat.
Autoria de Títulos Hipermídia são ferramentas que adicionam controles para navegação não sequencial através de hipertexto. Com isso o usuário percorre o título de forma não sequencial através de controles de navegação, na forma de botões, links e imagens que direcionam para outras paginas do documento, sem seguir uma ordem pré-definida e proporcionando um maior grau de interatividade.
3. Na Autoria de Títulos Hipermídia pode-se utilizar a linguagem HTML. Quais são as principais características desta linguagem? (2.0)
R: A linguagem HTML é uma linguagem de marcação de hipertextos, a principal característica são as “tags”, as marcações para inserção de algum tipo de objeto ou característica de um objeto através de comandos e números.
4. Dentro do contexto de representação digital de imagens descreva as principais características de pixels e resolução espacial de imagens. (1.0)
R: As imagens são um conjunto de vários pontos, como se fosse uma matriz, cada ponto é chamado de pixel e como o olho humano consegue enxergar e distinguir esses pontos é a resolução espacial.
5. Quais são as principais características de formatos de arquivos de imagens (1.0)
R: Número de cores suportadas, alguns formatos chegam até 256 cores enquanto outros formatos de cor verdadeira chegam a 16 milhões de cores Resoluções, as resoluções suportadas geralmente começam no padrão VGA (320 x 200) podendo chegar às resoluções de milhares de linhas. Popularidade, é importante que o formatos sejam de grande difusão e que eles possam ser utilizados por uma grande família de computadores. Grau de compressão, em muitos formatos de arquivo de imagem, o mapa de pixel sofre algum tipo de compressão.
6. O que você entende por compressão de imagens sem perda e compressão de imagens com perda? (1.0)
R: Sem perda a imagem mantêm toda a informação contida na imagem original. 
Com perdas alguns pontos são retirados da imagem original sem que a visão humana não perceba, ou percebe apenas com dificuldade.
7. Como a transparência pode ser representada em uma imagem bitmap? (1.0)
R: As imagens bitmap são representadas em três cores Red, Green e Blue que variam conforme sua intensidade que vai de 0 a 255. Quanto mais próximo do 0 a imagem fica preta e mais próximo do 255 a imagem fica branca, para representar a transparência da imagem o computador introduz um bitmap extra que é chamado de canal alfa.
8. Explique pelo menos 3 tipos de operações que podem ser realizadas em imagens bitmap. (1.0)
R: Retoque de imagens – é como um retoque na pintura de um carro, é preenchido com a mesma cor a área danificada.
Redução de resolução – é a diminuição da área, fazendo com que a imagem utilize menos pixels para ser representada, ficando menor.
Combinação de imagens – é a junção de imagens para formar um outra imagem.

Outros materiais