Buscar

Sintese - CHIZZOTTI


Continue navegando


Prévia do material em texto

CHIZZOTTI, Antônio. Pesquisa Qualitativa em Ciências Humanas e Sociais. Petrópolis – RJ: Vozes, 2006.
SÍNTESE[1: Atividade solicitada pelo Prof. Francisco Queiroz. Disciplina Metodologia do Trabalho Científico. Semestre 2015.2. Turma N01 ]
Por:
Ícaro Bispo Silva[2: Graduando em Direito pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT), arma.caolho@gmail.com]
1. PESQUISA EM CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS
Neste capítulo o autor conceitua o termo pesquisa. Pesquisa é um processo sistemático de produção do conhecimento, que utiliza critérios pré-definidos, que devem ser claros e objetivos orientado por um método de investigação, por uma questão problema, por uma teoria prévia (paradigma) que visa compreender e/ou explicar a realidade. (CHIZZOTTI, 2006, p. 12)
Paradgimas, Tradições, Modelos, Programas ou Posturas
Neste subcapitulo o autor traduz os termos Paradigmas, tradições, programas ou posturas. A pesquisa pressupõe teorias ou visões de mundo que, em diferentes domínios do conhecimento moldam a atividade investigativa. Sendo essas teorias científicas descritas a partir de características estruturais que se compuseram no curso da história. De certo, um conceito muito difundido para diferenciar as concepções e práticas no decurso da história, parte da noção dos paradigmas. Ademais, destaca Chizzotti (2006) que os pesquisadores, de um modo geral, confiam em proposições científicas consideradas evidentes e procuram não refutar as teorias existentes, mas trazer alguma coisa nova e original a elas para se afirmar no campo do saber e do poder. Não raro, este acúmulo progressivo dos conhecimentos somados a novas articulações teóricas e empíricas expuseram a ciência.
1.2 Ontologia, Epistemologia e Metodologia
Chizzotti ressalta a relevância da fundamentação teórica (epistemologia) na pesquisa qualitativa, pois esta se encaixa em qualquer corrente ideológica. Por isso, o processo de investigação precisa ser neutro, mesmo sabendo-se que o pesquisador pertence a um grupo social, a um contexto histórico, político e econômico da sociedade que determinam uma visão de mundo. A metodologia empregada no desenvolvimento da pesquisa é abordada por Chizzotti (2006) com enfoque qualitativo, mas não deixa de fazer uma abordagem às pesquisas de caráter quantitativo, muito utilizadas nas ciências naturais baseadas em dados mensuráveis.
1.3 A Pesquisa Qualitativa: Tendências.
 
Neste subcapitulo o autor conceitua o termo pesquisa qualitativa. Pesquisa qualitativa recobre, hoje um campo transdisciplinar, envolvendo as ciências humanas e sócias, assumindo tradições ou multiparadigmas. Implica uma partilha densa com pessoas, fatos e locais que constituem objetos de pesquisa, para extrair desse convívio os significados visíveis e latentes que somente são perceptíveis a uma atenção sensível. (CHIZZOTTI, 2006, p. 28)