Buscar

Atividade de Direito Civil II

Prévia do material em texto

Faculdade de São Paulo
Direito - DIR-N3ºA
Data: 28/10/2015
Professora: Rosana Zanatta
 Atividade de Direito Civil II
1) "A" tendo em mãos um título de crédito, a vencer dia 30/11, mas precisando do recurso em 30/10, qual as possibilidades de conseguir os respectivos recursos. Explique e justifique.
R: A princípio, todo e qualquer crédito pode ser objeto de cessão de direito, esteja ele vencido ou não. Porém, o art. 286 do Código Civil faz uma ressalva:
Art. 286. O credor pode ceder o seu crédito, se a isso não se opuser a natureza da obrigação, a lei, ou a convenção com o devedor; a cláusula proibitiva da cessão não poderá ser oposta ao cessionário de boa-fé, se não constar do instrumento da obrigação.
Art. 287. Salvo disposição em contrário, na cessão de um crédito abrangem-se todos os seus acessórios.
2) Quando o devedor não consegue localizar o credor para pagamento da sua dívida. Pergunta-se, quais medidas deve adotar? Explique.
R: 1ª opção: Poderá realizar o pagamento extra judicial, mediante ordem de pagamento, deposito identificado, e, notificação extra judicial, para avisar ao credor que houve o devido depósito.
2ª opção: Deposito judicial, ação em consignação. Deve ser feito o pagamento para que não seja constituído em mora. Art. 334 do CC.
3) Se, houver possibilidade de terceiro, quitar a dívida do devedor primitivo, o credor pode ou não aceitar? Justifique.
Se o credor aceitar, quais são os efeitos relativamente à pessoa que quitar a dívida. Justifique.
R: Sim, qualquer terceiro pode quitar a divida, pode ser parente, esposa, qualquer familiar próximo. Somente por ação judicial pode ser provado o pagamento e tem direito a reembolso. Art. 304 e 306 do CC.
4) Se, o locador ingressar com ação de despejo por falta de pagamento, cumulado com os alugueres (aluguéis) contra o locatário e o fiador.
Pergunta-se: quem tem o dever de pagar? A dívida é solidária? Ativa ou passiva, parcial ou total. Justifique.
R: Quando o locador inicia uma ação, ele acionará direto o fiador, pois ele é nomeado pelo locador como "responsável" em pagar a dívida, caso ele deixe de pagar. Solidária e passiva porquê está sendo cobrado e será pago total.
 Art. 283. O devedor que satisfez a dívida por inteiro tem direito a exigir de cada um dos co-devedores a sua quota, dividindo-se igualmente por todos a do insolvente, se o houver, presumindo-se iguais, no débito, as partes de todos os co-devedores.
5) Quando foi determinado em contrato uma compra e venda de veículo, sendo que, quem vendeu não é o proprietário. Pergunta-se: a) O que pode pleitear o real proprietário, e nada recebeu pelo veículo? b) Se, terceiro adquirente, sofrer a busca e apreensão do veículo, pode requerer ressarcimento dos valores pagos? Justifique.
R: a) Ação Pauliana, art. 158, §2º, cominado com o art. 159 do CC.
Art. 158. Os negócios de transmissão gratuita de bens ou remissão de dívida, se os praticar o devedor já insolvente, ou por eles reduzido à insolvência, ainda quando o ignore, poderão ser anulados pelos credores quirografários, como lesivos dos seus direitos.
§ 2o Só os credores que já o eram ao tempo daqueles atos podem pleitear a anulação deles.
Art. 159. Serão igualmente anuláveis os contratos onerosos do devedor insolvente, quando a insolvência for notória, ou houver motivo para ser conhecida do outro contratante.
b) Sim, se argumento de boa fé, pode ingressar com ação repressiva contra quem vendeu. Art. 165 do CC.

Continue navegando