Buscar

Avaliando Aprendizado Aula 10

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1.
		É comum após um tratamento térmico, a necessidade de realização de outro tratamento térmico, este, por sua vez, como o intuito de corrigir aspectos que foram severamente acrescentados pelo primeiro. No caso da têmpera, há um outro tratamento térmico aplicado posteriormente para promover, entre outras características, uma microestrutura um pouco mais livre de tensões decorrentes do rápido resfriamento.
Este tratamento é denominado:
	
	
	
	
	
	Martêmpera.
	
	
	Recozimento.
	
	
	Austêmpera.
	
	
	Normalização.
	
	 
	Revenido.
	
	
	
		2.
		O cobre é o metal mais antigo manipulado pelo homem e transformado em utensílios úteis. Estima-se que as primeiras ferramentas tenham sido feitas por volta de 7.000 A.D na região entre os rios Tigres e Eufrates. Apesar da sua antiguidade, o Cobre encontrou lugar na metalurgia moderna, sendo ligado a vários outros elementos. A liga Cobre¿Zircônio (Cu-Zr) é um exemplo desta versatilidade.
Com relação as características desta importante liga, NÂO podemos citar:
 
	
	
	
	
	
	Na construção elétrica, este tipo de cobre ligado é usado na fabricação de lamelas de comutadores sujeitas a solicitações severas, enrolamentos de motores elétricos severamente solicitados, bases de diodos, chaves comutadoras e eletrodos para soldagem elétrica.
	
	
	Esta liga possui propriedades semelhantes às do Cu-Cr, porém níveis de resistência mecânica mais elevados, particularmente no que diz respeito à resistência ao amolecimento e à fluência.
	
	
	O limite de solubilidade do zircônio no cobre chega a 0,24%, sendo possível a aplicação do tratamento térmico de solubilização e envelhecimento, que proporciona o chamado endurecimento por precipitação.
	
	 
	- O tratamento térmico não aumenta a condutividade elétrica do Cu-As que, neste caso, pode ser utilizado sem preocupação em instalações elétricas.
	
	
	Nesta liga, a solubilização é realizada em temperaturas da ordem de 900 a 980ºC e, após resfriamento rápido, o envelhecimento é realizado em temperaturas de 400 a 450ºC, em tempos de 1 a 2 horas.
	
	
	
		3.
		A falha por fadiga é característica de componentes submetidos a esforços variáveis no tempo e resulta em ocorrências de falhas mesmo quando são utilizadas tensões abaixo do limite de resistência do material.
Com relação a fratura por fadiga, NÃO podemos afirmar:
	
	
	
	
	
	É responsável por cerca de 90% de todas as falhas de metais
	
	
	A falha por fadiga afeta polímeros e cerâmicas.
	
	
	A falha por fadiga é do tipo frágil, com pouca deformação plástica.
	
	 
	A falha por fadiga ocorre através da vagarosa e acentuada deformação plástica do material, até que o mesmo se rompa.
	
	
	Ocorre subitamente e sem aviso prévio.
	
	
	
		4.
		Diversos fatores influenciam a corrosão, entre eles a acidez do meio em combinação com a temperatura do mesmo. Considerando o exposto e a o gráfico a seguir, analise as proposições e identifique a INCORRETA:
 
 
	
	
	
	
	
	A taxa de corrosão aumenta com a temperatura.
	
	
	Em temperaturas diferentes, não há igualdade das taxas de corrosão.
	
	
	A taxa de corrosão é maior nos ambientes de menor pH.
	
	
	A temperatura sempre afeta a taxa de corrosão.
	
	 
	O pH sempre afeta a taxa de corrosão.
	 Gabarito Comentado
	
	
		5.
		A liga Cobre-chumbo (Cu-Pb) apresenta teores de chumbo entre 0,8 e 1,2% e apresenta mais uma vertente na exploração de obtenção de ligas a partir do cobre.
Com relação às liga mencionada anteriormente, NÂO podemos afirmar:
	
	
	
	
	
	A liga Cu-Pb é utilizada em conectores, componentes de chaves e motores, parafusos e outros componentes usinados de alta condutividade elétrica.
	
	 
	Adição de chumbo ao cobre cria partículas duras que dificultam a usinabilidade do material, dificultando a obtenção de componentes eletro-eletrônicos, mas conferindo alta condutividade a liga.
	
	
	A liga Cu-Pb é usada na fabricação de componentes da construção elétrica que necessitam de elevada condutividade elétrica conjugada com alta usinabilidade.
	
	
	A adição de Pb tem o objetivo de aumentar a usinabilidade do cobre.
	
	
	Na liga Cu-Pb, as partículas de chumbo distribuídas no cobre têm a capacidade de atuar como lubrificantes entre o cavaco e a ferramenta, reduzindo o desgaste da ferramenta por atrito.
	 Gabarito Comentado
	
	
		6.
		Devido à elevada afinidade para o oxigênio, não é costume encontrá-lo como substância elementar, mas, sim, em formas combinadas tal como o óxido.
Sua leveza, condutividade elétrica, resistência à corrosão lhe conferem uma multiplicidade de aplicações, especialmente na aeronáutica. Entretanto, a elevada quantidade de energia necessária para a sua obtenção reduzem, sobremaneira, o seu campo de aplicação. No entanto, o baixo custo para a sua reciclagem aumenta o seu tempo de vida útil e a estabilidade do seu valor.
Com relação ao alumínio, NÃO podemos afirmar:
	
	
	
	
	 
	Hoje, os Estados Unidos e o Canadá são os maiores produtores mundiais de alumínio depois do Brasil.
	
	
	A maior parte do alumínio produzido atualmente é extraído da bauxita.
	
	
	Em relação à qualidade, as bauxitas brasileiras são do tipo trihidratado, o que permite a produção de alumina a preços mais competitivos.
	
	
	Nas regiões tropicais e subtropicais, onde o desgaste das rochas é mais intenso, existe a maior parte dos grandes depósitos de bauxita, sobretudo perto da superfície.
	
	
	O Brasil tem a terceira maior reserva do minério no mundo, localizada na região amazônica.
	 Gabarito Comentado

Outros materiais