Buscar

AV1 FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS

Prévia do material em texto

Avaliação: CCJ0089_AV1_201502251728 » FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
	Tipo de Avaliação: AV1
	Aluno: 201502251728 - PATRICIA PANZENHAGEN
	Professor:
	ARTUR NUNES GOMES
	Turma: 9020/AY
	Nota da Prova: 6,0 de 8,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 0,5        Data: 09/10/2015 20:26:30
	
	 1a Questão (Ref.: 201502919146)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	No que diz respeito às diversas formas de conhecimento humano é correto afirmar que:
		
	
	O senso comum é um conhecimento metódico, pois decorre de uma experiência cultural que orienta a sobrevivência humana nos seus mais variados aspectos,
	
	O conhecimento científico se distingue de outras áreas do conhecimento por ser metódico e sistemático, chegando sempre a conclusões particulares e subjetivas.
	
	Há uma hierarquia entres saberes, visto que o pensamento científico é superior ao pensamento religioso, pois exige uma maior capacidade cognitiva de quem o pratica.
	
	A classificação entre as diferentes formas de conhecimento não leva em conta os processos históricos em que essa classificação é produzida.
	 
	Não há hierarquia entre saberes, pois os diferentes tipos de conhecimento - religioso, mitológico, científico - expressam formas distintas de compreensão da realidade.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201502854097)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	"As sociedades se perpetuam ensinando aos indivíduos de cada geração os padrões culturais referentes às posições que se espera que ocupem na sociedade" (LINTON, Ralph. O indivíduo, a cultura e a sociedade. In: CARDOSO, Fernando Henrique e IANNI, Octávio (Orgs.) Homem e sociedade. 9. ed. São Paulo: Editora Nacional, 1975). Qual é conceito das ciências sociais empregado por Ralph Linton e destacado na citação acima?
		
	 
	Cultura.
	
	Socialismo.
	 
	Socialização.
	
	Indivíduo.
	
	Sociedade.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201502506843)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Considerando as diferenças básicas existentes entre as ciências sociais e as ciências naturais, no que se refere aos seus objetos e métodos, podemos afirmar que:
		
	
	As ciências naturais tratam de fenômenos complexos, facilmente observáveis, que permitem classificação e, portanto, o método mais indicado é o subjetivo.
	
	As ciências sociais tratam de fatos ou fenômenos complexos, facilmente isoláveis, recorrentes e que podem ser reproduzidos em laboratório.
	
	As ciências naturais estudam fenômenos simples e exigem um afastamento entre investigador e objeto investigado, sendo a análise subjetiva a indicada para esse tipo de observação.
	 
	As ciências sociais estudam fenômenos complexos, que ocorrem em situações não controladas e em ambientes diferenciados, fazendo com que toda análise de fenômenos dessa natureza seja subjetiva.
	 
	As ciências sociais estudam fenômenos de causas simples, o que torna o método objetivo o mais apropriado para esse tipo de investigação.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201502505612)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Ciências naturais e ciências sociais distinguem-se principalmente devido:
		
	
	Ao uso de técnicas de laboratório nas análises sociológicas.
	 
	À forma como cada área trata o seu objeto de estudo.
	
	A uma facilidade maior de isolamento de variáveis na segunda área.
	
	Ao fato do objeto de estudo das primeiras ser semelhante ao sujeito observador.
	
	À dificuldade de se isolar os fatos socioculturais nas primeiras.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201502853922)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Sendo o antropólogo um pesquisador que se defronta com diferenças culturais intensas, a sua interpretação da realidade deve ser cuidadosa para evitar interferências nas suas conclusões. Ao se deparar com práticas, costumes, crenças diferentes o principal risco está em:
		
	 
	Questionar suas origens com os pesquisados.
	 
	Considerar que essas práticas estão erradas.
	
	Mostrar-se incapaz de praticá-las.
	
	Praticá-las enquanto estiver em pesquisa.
	
	Descrevê-las de forma exata.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201502853913)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	No século XIX, os antropólogos não pesquisavam as novas culturas descobertas. No lugar deles, viajantes eram enviados e lhes enviavam relatos do que tinham visto e, só então, os antropólogos desenvolviam suas teorias. Essa forma de pesquisar ficou conhecida como:
		
	
	Teoria do não campo
	
	Modelo de teleantropologia
	
	Escola da antropologia antiga
	 
	Antropologia de gabinete
	
	Teoria pragmática
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201502512582)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	John Locke, representante do pensamento liberal, indica como ponto principal para a criação da sociedade civil:
		
	
	O poder da burguesia;
	
	O trabalho proletário;
	
	Os ricos e a acumulação de bens.
	 
	O contrato social;
	
	O poder da nobreza;
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201502862315)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Nas regiões do interior brasileiro ainda é muito frequente a figura do comandante local, o "coronel", "respeitado", com poder de mando e a quem todos obedecem e que exerce sua autoridade, muitas vezes em detrimento das leis. Considerando a teoria da dominação de Weber, o texto nos remete a:
		
	 
	Dominação tradicional, quando o sentido da legitimidade estiver na crença de um súdito, na virtude e na dignidade próprias de um senhor, santificado pela tradição, e na fidelidade desse súdito a essa tradição.
	
	Dominação racional-legal, quando o sentido da legitimidade estiver em um conjunto de leis racionalmente elaboradas para orientar as ações sociais dos indivíduos de uma comunidade.
	
	Dominação carismática, quando o sentido da legitimidade estiver na crença de um ou muitos homens nas qualidades extraordinárias e não acessíveis a todos, ou seja, a carisma de um determinado líder.
	
	Dominação tradicional, baseada na veneração extra cotidiana da santidade, do poder heróico ou do caráter exemplar de uma pessoa e das ordens por esta reveladas ou criadas.
	
	Dominação carismática, baseada na crença da legitimidade das ordens estatuídas e do direito de mando daqueles que, em virtude dessas ordens, estão nomeados para exercer a dominação.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201502511766)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Comte dedicou-se ao estudo da Sociologia, palavra que criou para descrever a Ciência da Sociedade. Em sua proposta teórica ele afirma que a evolução histórica e cultural da sociedade passou por três estágios ou ou estados. São eles:
		
	 
	Teológico, metafísico e positivo.
	
	Metafísicos, ideológico e positivo.
	
	Racional, metafísico e dialético.
	
	Dialético, positivo e racional.
	
	Positivo, racional e teleológico .
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201502943697)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Relativo à influência do Positivismo na sociedade brasileira, leia atentamente o texto abaixo: (...)Passamos a constituir uma espécie de "subcultura européia", considerada inferior por integrar elementos arcaicos bárbaros e selvagens. (...)Nessa perspectiva, as elites são apontadas como as responsáveis pela conservação do patrimônio cultural da Nação, devendo promover a coesão das demais forças sociais. Dotadas da dinâmica da razão, detentoras do princípio ativo da ciência, elas são consideradas elementos superiores, por estarem em sintonia com a cultura universal. Já as camadas populares não familiarizados com os princípios da ciência, são circunscritas à esfera do arcaico e do particular. VELLOSO, Mônica Pimenta. As tradições populares na Belle Epoque carioca. Rio de Janeiro: FUNARTE, 1988.pp. 8-11. Que doutrina que influenciou muito o Positivismo está presente nas ideias do texto acima?
		
	
	Laicidade.
	
	Cientificismo.
	
	A Lei dos Três Estados.
	 
	Darwinismo Social.
	
	Organicismo.

Continue navegando