Buscar

AV Filosofia da Ciencia


Continue navegando


Prévia do material em texto

Avaliação: SDE0640_AV_201502498162 (AG) » FILOSOFIA DA CIÊNCIA
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201502498162 - ANDR¿ DE SOUZA SILVA
	Professor:
	LUCIO GUIMARAES DE ALMEIDA
	Turma: 9005/AB
	Nota da Prova: 6,0    Nota de Partic.: 1,5   Av. Parcial 1,5  Data: 21/11/2015 09:58:11
	
	 1a Questão (Ref.: 201502694423)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	Disserte sobre o conceito de ideologia em Marx.
		
	
Resposta: A ideologia segundo Marx , consiste na elaboração de ideias com o objetivo de falsear aquilo que a ordem capitalista (burguesia) realmente não quer mostrar que é o domínio da classe proletária, tornando-as presas e alienadas.
	
Gabarito: A ideologia é um fenômeno histórico-social decorrente do modo de produção econômico. À medida que, numa formação social, uma forma determinada da divisão social se estabiliza, se fixa e se repete, cada indivíduo passa a ter uma atividade determinada e exclusiva, que lhe é atribuída pelo conjunto das relações sociais, pelo estágio das forças produtivas e pela forma da propriedade.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201502694475)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Tanto nas ciências naturais como nas ciências humanas, os métodos científicos proporcionam uma investigação rigorosa, com a possibilidade de controle. O que podemos dizer sobre o método científico?
		
	
Resposta: O método cientifíco se carateriza na objetividade e que conseguimos prever e isolar os fatos e fenomenos. Não é passado de geração em geração como no senso comum, mas se valida de análises e pesquisas e aprofundamento teórico-metodológico-científico.
	
Gabarito: Método é o conjunto de regras que nos orientam para alcançar um determinado objetivo. Na ciência, o método envolve procedimentos para aperfeiçoar o conhecimento e critérios para reconhecer quando uma hipótese ou teoria é melhor que a outra.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201502812435)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Para tal autor atrelado à Igreja Católica e ao início do Serviço Social, ¿é evidente que a razão humana veio a tornar-se consciente, não apenas dos direitos do homem como pessoa e cidadão, mas ainda dos seus direitos como uma pessoa social, participante de seus direitos como trabalhador". Estamos falando de:
		
	 
	Maritain
	
	Nietzsche
	
	Marx
	
	Husserl
	
	Habermas
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201502781635)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Podemos dizer que nesta corrente filosófica, a ciência é apresenta-se como o estado mais evoluído do desenvolvimento da inteligência humana e deve guiar a formação da nova sociedade. Os saberes que, de acordo com essa posição, já alcançaram o estado científico encontram-se classificados e relacionados por uma hierarquia.
		
	
	Neotomismo
	 
	Fenomenologia
	 
	Positivismo
	
	Personalismo
	
	Marxismo
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201502694415)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Vimos com ------------------ que embora a consciência seja determinada pelas condições materiais em que vive, as ideias não representam a realidade tal como é e sim tal como aparece, dando ensejo ao surgimento do imaginário social e, com a divisão entre trabalho material e intelectual, ao surgimento da ideologia.
		
	
	Husserl
	
	Platão
	
	Popper
	
	Kant
	 
	Marx
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201503269159)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Sobre a teoria de Marx podemos dizer que
		
	
	O Estado é a expressão da vontade geral e do interesse geral, resultado de um pacto ou contrato social.
	
	a soberania não reside no Estado, mas sim na população.
	
	O povo, assim como os grandes de uma cidade ou de um reino, quer receber favores
	
	A finalidade da política é a justiça e o bem comum,além da tomada e manutenção do poder.
	 
	A história dos homens, até hoje, tem sido a história da luta de classes.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201503250872)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Os membros da Escola de Frankfurt, como Adorno e Horkheimer, enfatizam que a "industrial cultural" (cinema, televisão, música popular, rádio, jornais e revistas) havia se tornado padronizada e dominada pelo desejo de lucrar. De acordo com essa perspectiva é INCORRETO afirmar que:
		
	
	a cultura é substituída pelo simples entretenimento.
	
	a "indústria do lazer" era usada para incutir valores.
	 
	os meios de comunicação de massa modernos não enfraquecem a possibilidade de pensamento crítico, já que propiciam muitas formas de informações.
	
	as diferenças culturais foram niveladas nas sociedades de massa, onde os produtos culturais são voltados para amplo público.
	
	a crítica da cultura de massa está relacionada à defesa da alta cultura (música clássica, ópera, pintura).
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201502775963)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A escola filosófica abaixo propõe ser a descrição de todos os fenômenos como essências ou significação de todas as realidades: materiais, naturais, ideais, culturais. Ao ampliar o conceito de fenômeno, essa escola filosófica propõe que a Filosofia distinga os diferentes tipos de essências ou fenômenos e que considere cada um deles como manifestando um tipo de realidade diferente, um tipo de ser diferente. Falou, assim, em regiões do ser: a região consciência, a região natureza, a região Matemática, a região arte, a região história, a região religião etc. Esta escola filosófica propõe que a Filosofia investige as essências próprias destes seres ou destes entes, criando ontologias regionais. Nesse caso, assinale a única alternativa correta quanto à denominação dessa corrente filosófica:
		
	 
	Fenomenologia.
	
	Positivismo.
	
	Heideggerismo.
	
	Impressionismo.
	
	Husserlianismo.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201503282269)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	"Se cada homem não é senão a si próprio se faz, então não há humanidade, nem história, nem comunidade (e foi realmente a esta conclusão-limite que alguns chegaram)". Mounier está se referindo ao
		
	 
	Positivismo
	
	Tomismo
	 
	Existencialismo
	
	Neotomismo
	
	Spinozismo
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201502694491)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Para ---------------- a Arqueologia é uma das ciências auxiliares da história, o estudo de antiguidades, uma retrospectiva do passado, na busca da sustentação de um viver presente e futuro.
		
	
	Bachelard
	
	Mounier
	
	Husserl
	
	Kuhn
	 
	Foucault