Buscar

AV1 ANTROPOLOGIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Uma competição com selfies de axilas está sendo disputada entre usuárias chinesas no Weibo, site similar ao Twitter com forte popularidade na China. Segundo o site Daily Mail, as moças postam fotos de suas axilas sem depilar. A competição chamada de "Garotas, não depilem suas axilas" encoraja as meninas a manter os pelos da região e desafiar as regras sociais de beleza, ao tentar mostrar o corpo feminino como beleza natural (Publicado em http://tecnologia.terra.com.br, 01/08/2014).
Pelos princípios da sociologia de Émile Durkheim, quais seriam os fatos sociais mais relevantes, identificados no texto?
		
	
Resposta: O fato social presente no fato seria a implementação de outras práticas culturais, diferente das pespectivas históricas e herdadas que adquirimos antes mesmo de nascer. Uma vez que, para ele o ser humano já nasce pronto de acordo com hereditariedade cultural.
	
Gabarito: Segundo Durkheim, os fatos sociais seriam estruturas exteriores aos indivíduos e que exerceriam sobre eles algum tipo de coerção. Neste sentido podemos identificar como fatos sociais importantes no texto acima a rede social Weibo, a prática de depilação feminina e o próprio evento de competição com selfies.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201510871756)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	A cultura escolar predominante nas escolas brasileiras se revela como engessada e pouco permeável ao contexto cultural em que se insere, ou seja, aos universos culturais das crianças e jovens a que se dirige e a multiculturalidade presente nas mais variadas regiões do Brasil. Segundo Vera Candau, diante deste quadro social, profundamente hetero-gêneo e marcado por uma intensa multiculturalidade seria necessário o implemento efe-tivo de práticas interculturais na cultura escolar. Comente este ponto de vista da autora.
		
	
Resposta: A autora quis expressar que as instituições escolares precisam apresentar projetos ou implantar um pouco de cada cultura existente no país para que o ser formado, ao sair do ambiente escolar (ou até mesmo dentro dele), saiba lidar com indviduos de culturas diferenciadas sem discriminar ou se sentir superior à crença do outro. Ou seja, tentar acabar com o conceito formado a partir do senso comum de "cultura certa" e "cultura errada".
	
Gabarito: No Brasil, a multiculturalidade seria a constatação da grande variedade de diferenças culturais presentes na sociedade, ao passo que a interculturalidade seria o desenvolvimento de um conjunto de práticas democráticas e dialógicas entre estas diferentes culturas. Na contramão da própria realidade cultural, os indicadores das práticas de ensino, identificados na sociedade brasileira, permitem perceber a presença, ainda, de estruturas burocráticas e monoculturais na cultura escolar.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201510835029)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Analise as afirmações abaixo sobre cultura:
I - O homem é o resultado do meio cultural em que vive.
II - O homem é um herdeiro de um longo processo acumulativo, que reflete o conhecimento e a experiência adquiridos pelas gerações anteriores.
III - A manipulação adequada e criativa do patrimônio cultural permite as inovações e as invenções.
Está(ão) correta (s) a (s) afirmativa(s) acima:
		
	 
	Somente a I e a II.
	
	Somente a I.
	
	Somente a II.
	 
	Todas estão corretas.
	
	Somente a II e a III.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201511435038)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Diante das transformações sociais que ocorriam no século XIX observadas e criticadas pelos positivistas era necessário uma "ciência positiva" que resgatasse os princípios conservadores, e fizesse uma ampla reforma social. O filósofo Augusto Comte dividia a filosofia positiva em cinco ciências: astronomia, física, química, fisiologia e física social. Segundo ele:
 I. O "físico social", do mesmo modo que nas ciências naturais, deveria buscar leis universais que explicassem a natureza dos fenômenos sociais.
II. Todos os fenômenos estudados deveriam ser observados, experimentados, comparados e classificados, para serem considerados verdadeiros e científicos.
III. Rejeitando o princípio da neutralidade científica, valorizava a relação entre ciência e política, e defendia que cientista deveria ter um forte compromisso ideológico e político com o seu trabalho.
Assinale a alternativa correta:
		
	
	Nenhuma alternativa está correta
	 
	As alternativas I e II estão corretas
	
	As alternativas I e III estão corretas
	
	Todas as alternativas estão corretas
	
	As alternativas II e III estão corretas
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201511537055)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	De acordo com Durkheim, para se garantir a objetividade do método científico sociológico, torna-se necessário que o pesquisador mantenha certa distância e neutralidade em relação aos fatos sociais, os quais devem ser tratados como "coisas". Considerando a frase acima, assinale a alternativa correta sobre fato social.
		
	
	Refere-se apenas a processos que estão relacionados a questões materiais, não levando em consideração as ações humanas.
	
	É desprovido de caráter coercitivo, uma vez que existe fora das consciências individuais.
	 
	Corresponde a um conjunto de normas e valores criados exteriormente, isto é, fora das consciências individuais.
	
	Corresponde a um conjunto de normas e valores que são criados diretamente pelos indivíduos para orientar a vida em sociedade.
	
	É um fenômeno social difundido apenas nas sociedades cuja forma de solidariedade é orgânica.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201511049438)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Em "Educação e Sociologia", Durkheim, a partir da percepção da sociedade capitalista, tecnológica e industrial, como a mais avançada da história da humanidade, elabora seus fundamentos educacionais. Ele defende a importância da educação para a construção de uma moral coletiva, condição necessária para a manutenção da coesão e da ordem social. Segundo ele o objetivo da educação é:
		
	
	condicionar o comportamento e desenvolver o raciocínio.
	 
	construir o ser social em cada um de nós.
	
	emancipar o homem e transformar a sociedade.
	
	emancipar o homem e promover uma reforma social.
	
	promover a realização do ser humano em suas múltiplas dimensões.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201511050465)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	"A burguesia desnudou de sua auréola toda ocupação até agora honrada e admirada com respeito reverente. Converteu o médico, o advogado, o padre, o poeta e o cientista em seus operários assalariados". (Manifesto Comunista, Marx e Engels)
Marx discute em sua obra as importantes transformações que o capitalismo impõe às relações de trabalho. Qual transformação nas relações de trabalho que marca a consolidação do capitalismo como modo de produção?
		
	
	o trabalho manual é valorizado, ganhando novo status social, em detrimento do trabalho intelectual.
	
	as relações de trabalho passam a ser objeto de comunicação, sendo negociado em conversações.
	
	o trabalho é remunerado na medida justa do valor que agrega as mercadorias.
	 
	o trabalho é transformado em mercadoria, o trabalhador vende sua força de trabalho em troca de um salário.
	
	todo trabalho transforma-se em emprego, protegido por uma legislação trabalhista.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201511383079)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Quem é o autor do termo capital intelectual ?
		
	
	Paulo Freire
	
	Engels
	 
	Marx
	
	Platão
	
	Durkheim
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201511547159)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Dalai Lama é o dirigente máximo espiritual e político do povo tibetano. Tenzin Gyatso foi o 14º. dessa linhagem e teve uma educação primorosa. Filosofia budista, artes marciais, diplomacia, geografia, história, artes e idiomas foram apenas uma parte dos variados temas que ele estudou desde menino a fimde prepará-lo para ser o líder do Tibet. Em 1997, a história de sua vida foi adaptada para o cinema no filme "Sete anos no Tibet". Pensando nos tipos de práticas educacionais propostas por Max Weber, marque a opção a qual se pode associar a educação do Dalai Lama.
		
	
	Pedagogia do treinamento, que visa a tornar os indivíduos mais conscientes das diferenças sociais, a fim de lutarem pelo que desejam.
	
	Pedagogia do treinamento, que visa a formar profissionais especializados, peritos em funções específicas, de acordo com as necessidades do Estado e das empresas privadas.
	 
	Pedagogia do cultivo, que visa a fornecer as informações necessárias para que as pessoas sejam cultas de acordo com a classe social a que pertencem, preparando-as, assim, para determinados comportamentos e situações.
	 
	Pedagogia do cultivo, que ensina os indivíduos a agirem corretamente, segundo suas crenças, na sociedade moderna.
	
	Pedagogia racional, que visa a formar profissionais bem sucedidos, conforme o talento de cada um.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201511444709)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Bourdieu (A economia das trocas simbólicas. São Paulo, Perspectiva, 1976) introduz em sua teoria da reprodução o conceito de capital cultural. Esse conceito é inspirado na teoria sociológica clássica. Sobre capital cultural, é correto afirmar:
		
	 
	O conceito de capital cultural é construído a partir do conceito de capital econômico de Marx.
	
	O conceito de capital cultural é construído da leitura de Capitalismo e sociedade rural na Alemanha de Weber.
	
	O conceito de capital cultural é construído a partir do conceito de divisão do trabalho social de Durkheim.
	 
	O conceito de capital cultural é resultante de uma síntese feita por Bourdieu da sociologia de Marx e de Durkheim.
	
	O conceito de capital cultural é construído a partir da Ética protestante e o espírito do capitalismo de Weber.

Outros materiais