Buscar

Portugues Instrumental

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201502771128)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Assinale a opção que completa corretamente as frases abaixo: ¿ _________ você não resolveu todas as questões da prova? Creio que é _________ você não sabe o _________ das regras. Talvez seja essa a causa _________ você não conseguiu sucesso¿.
		
	
	porque; por quê; por que; porque
	
	por que; por que; porquê; por que
	 
	por que; porque; porquê; por que
	
	porque; porque; por quê; porque
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201502759445)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	O trecho em destaque foi extraído de um endereço eletrônico referente à cidade de Olinda. Leia-o e marque a opção que NÃO apresenta características relativas à tipologia que predomina neste trecho.
"Mercado Eufrásio Barbosa
Localização: Av. Joaquim Nabuco, s/n - Varadouro
Fone: (81) 3429-3599
O edifício da antiga Fábrica de Doces Amorim Ltda. foi construído em 1894, no local onde existiu a primeira Casa da Alfândega de Pernambuco, no Varadouro, que funcionou nos séculos XVII e XVIII. A fábrica funcionou até 1960 e foi desapropriada anos depois pela prefeitura. Possui uma planta retangular, em piso único, em alvenaria de tijolos. A fachada principal apresenta aberturas em arcos plenos e frontão triangular. Apesar de o prédio original ter recebido acréscimos, não foi descaracterizado. Dispõe de teatro e área para exposições e apresentações folclóricas."
http://www.olinda.pe.gov.br/guia-turistico/monumentos#.VfVjDtJViko
		
	
	Apresenta atributos do local.
	
	Inclui dados sobre a história do local.
	 
	Predomina o objetivo de apresentar fatos em uma sequência cronológica.
	 
	Demonstra características do mercado.
	
	As informações permite ao leitor imaginar o local.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201502778991)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Segundo a norma padrão da Língua Portuguesa, os verbos "residir" e "situar" apresentam a mesma regência de "morar". Assim, reescrevendo-se o período "A casa com que a Sra. Margarida Santos sonhou custava o dobro da quantia de que dispunha.", substituindo o verbo "sonhar" por "residir", tem-se:
		
	
	A casa da qual a Sra. Margarida Santos residiu custava o dobro da quantia de que dispunha.
	 
	A casa a que a Sra. Margarida Santos residiu custava o dobro da quantia de que dispunha.
	
	A casa à qual a Sra. Margarida Santos residiu custava o dobro da quantia de que dispunha.
	
	A casa que a Sra. Margarida Santos residiu custava o dobro da quantia de que dispunha.
	 
	A casa em que a Sra. Margarida Santos residiu custava o dobro da quantia de que dispunha.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201502759599)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	       Dadas as especificidades da modalidade escrita da linguagem, considera-se fundamental que o texto escrito apresente coesão, coerência, clareza, concisão, correção linguística e elegância. A ausência de um desses elementos pode ocasionar problemas de compreensão.
 
      Dos períodos abaixo, selecione a letra que corresponde ao período que tem melhor redação, considerando as qualidades da escrita
		
	 
	A pouco a pouco, eis que vão desaparecendo do nosso litoral do Ceará as dunas, que restavam como derradeiro recurso natural dos últimos que o homem não tocou.
	
	Por obra do homem, os recursos naturais entre os quais as dunas da costa do Ceará, vão sendo destruídas aos poucos
	
	As costas Cearenses estão perdendo aos poucos as dunas, que o homem deixou em último lugar, dos recursos naturais que ele mesmo vai destruindo.
	 
	As dunas, que representam um dos últimos recursos naturais intocados pelo homem, estão desaparecendo pouco a pouco da costa cearense.
	
	No Ceará, vão sumindo pouco por pouco os recursos naturais de que as dunas são um deles, mas o homem vai pondo a perder, o litoral.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201502789029)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	"Defenda as causas com zelo, mas sem exagerar. O excesso de doutrina, a excepcional ostentação de citações de autores, o refinado virtuosismo dialético cansam o juiz. Se você escreve demais, ele não lê; se você fala demais, ele não ouve; se você é obscuro, ele não tem tempo para tentar compreendê-lo. Para ganhar as causas, é necessário empregar argumentos medianos e simples, que ofereçam ao juiz o fácil caminho da menor resistência". (Piero Calamandrei - in Apontamentos de redação e prática forense) Julgue as afirmativas que seguem acerca dos elos coesivos do texto em questão. I. O conector "mas" pode ser substituído, sem prejuízo do sentido do texto, por "contudo". II. O conector "Se" aparece três vezes no texto, introduzindo, em todas as ocorrências, ideia de conformidade. III. O referente do pronome "o" em "... ele não tem tempo para tentar compreendê-lo.", é o termo "você". IV. O conector "Para" em "Para ganhar as causas..." introduz, no texto, ideia de finalidade. Está CORRETO o que se afirma em:
		
	 
	I, II e IV, apenas.
	 
	I, III e IV, apenas.
	
	I, II e III, apenas.
	
	I e II, apenas.
	
	I e III, apenas.

Continue navegando