Buscar

simulados AV1/2 PSICOLOGIA

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201503301489)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Entende-se que a Filosofia nasceu na Grécia, marque a opção que esteja em desacordo com esta afirmativa:
		
	
	Pitágoras é considerado o inventor da palavra Filosofia. Ele viveu no século V a.C.
	 
	Para os primeiros filósofos o mundo, a natureza e os seres humanos podiam ser compreendidos através da razão.
	
	Os primeiros filósofos queriam encontrar respostas que estivessem fora das explicações mitológicas.
	 
	Os primeiros filósofos contestavam as ideias de Sócrates.
	
	Para os primeiros filósofos o agir humano exprime a conduta de um ser racional dotado de vontade e de liberdade.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201503223724)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Identifique as alternativas que indicam os fatos que contribuíram para o surgimento da filosofia no séc.VI a.C:
I - Invenção da imprensa e da pólvora.
II - Viagens marítimas e invenção do calendário.
III - Invenção da moeda.
IV - Desenvolvimento das cidades.
V - Invenção da política e da escrita alfabética.
		
	 
	Os enunciados I, II, III e IV estão corretos.
	
	Os enunciados II, III e V estão corretos.
	 
	Os enunciados II, III, IV e V estão corretos.
	
	Os enunciados I, II, III e V estão corretos.
	
	Os enunciados II, III e IV estão corretos.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201503223735)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Identifique as alternativas que indicam os fatos que contribuíram para o surgimento da Filosofia no séc.VI a.C (500 a.C):
I - A escrita alfabética que possibilitou novas formas de comunicação e o desenvolvimento da linguagem.
II - As viagens marítimas e o contato com outros povos que ampliou a forma de compreensão do mundo.
III - A invenção da moeda e do calendário que provocaram o desenvolvimento da matemática e o poder de abstração intelectual.
IV - O desenvolvimento das cidades e do comércio que estabeleceu novas formas de produção material e social.
V - A invenção da política e o desenvolvimento do pensamento argumentativo.
		
	
	Os enunciados II, III, IV e V estão corretos.
	 
	Os enunciados I, II, III e IV estão corretos.
	
	Os enunciados II, III e IV estão corretos.
	 
	Todos os enunciados estão corretos.
	
	Os enunciados I, II, III e V estão corretos.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201502642385)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Filosofia e história sempre estiveram entrelaçadas, de modo que não se pode entender a Filosofia sem compreender as circustâncias históricas em que se desenvolve.
Nesta perspectiva, assinale a opção que mostra as características históricas vigentes no período da filosofia medieval, de acordo com Chauí
		
	
	aparecimento da polis grega como centro político; forte preocupação com a ética.
	
	existência de grandes sistemas doutrinais; muitas religiões.
	 
	domínio da Igreja Romana sobre a Europa; organização das Cruzadas.
	
	nascimento de grandes escolas filosóficas; domínio romano sobre a Grécia.
	 
	orientalização da filosofia; fortalecimento do Império Romano.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201502676626)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	(MEC - ENADE 2005). Uma teoria pedagógica é um conjunto de saberes sobre as questões principais da Pedagogia: Para que educar? O que significa ensinar e aprender? Como fazê-lo? Uma teoria pedagógica crítica se caracteriza pela:
		
	 
	aceitação de diferentes propostas sobre o significado do ensinar e do aprender.
	
	rejeição aos métodos didáticos que simplificam a capacidade de alunos e de professores.
	
	instrumentalização eficiente do ensinar e do aprender.
	
	visão pessimista da escola e do papel sociocultural que ela desempenha na sociedade.
	 
	problematização dos pressupostos filosóficos e sociopolíticos do fazer pedagógico.
	1a Questão (Ref.: 201503373990)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A Psicologia é uma ciência bastante recente, tendo o seu início datado no final do século XIX. Para se constituir como área de conhecimento científico, a Psicologia precisou eleger objetos de estudo e construir explicações teóricas que se diferenciassem das explicações encontradas no senso-comum. Marque a alternativa que apresenta uma diferença entre o conhecimento científico e o conhecimento advindo do senso-comum.
		
	 
	O conhecimento científico é verificado, transmitido e passível de refutação por outras teorias. Já o senso comum é uma tradição que faz parte da nossa cultura e nem sempre é questionado quanto a sua veracidade.
	 
	Partindo da premissa que o senso comum é um conhecimento desorganizado sobre a realidade, é possível afirmar que o conhecimento científico é originado das camadas superiores da população.
	
	A diferença consiste na qualidade dos conhecimentos, pois o senso comum não apresenta valor no que se refere às explicações sobre o psiquismo.
	
	O conhecimento científico sempre é verdadeiro e o senso comum pode se tratar de uma ilusão, na medida em que é elaborado a partir da livre observação da realidade.
	
	O conhecimento científico é informal escolarizado e o senso comum é formalmente escolarizado.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201502664575)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Uma das ideias mais importantes de Lev Vygotsky sobre o processo de aprendizagem envolve o que ele chamou de zona de desenvolvimento proximal e que se refere:
		
	 
	à distância observada entre o nível de desenvolvimento real e o nível de desenvolvimento potencial de aprendizagem de uma pessoa.
	 
	ao ambiente em que o aluno se encontra e que é relativo à área de conteúdos que passará a estudar.
	
	à distância mínima entre o que aluno não sabe e o que deveria saber sem qualquer interferência do professor.
	
	à relação entre o desenvolvimento na aprendizagem de um aluno em comparação à de outros alunos da mesma classe, sem considerar os aspectos sócio-histórico-cultural de cada indivíduo
	
	à relação afetiva existente entre educador e educando e destes entre si, que proporciona um clima propício à aprendizagem.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201502664652)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Marta é uma educadora da região metropolitana de São Paulo e recebeu Tadeu - um aluno portador de uma síndrome genética rara que causa déficit cognitivo e atraso em todo o desenvolvimento psicomotor. Tadeu com 7 anos de idade tem demonstrado evolução bastante positiva do seu quadro cognitivo e abre a possibilidade de reflexão sobre a importância do ambiente e das interações sociais para o desenvolvimento humano. ComoVygotsky poderia nos explicar o sucesso do desenvolvimento deste menino tendo como base a teoria sociocultural?
		
	
	Nascer com uma síndrome genética é um dado irrelevante para a teoria de desenvolvimento elaborada por Vygotsky, já que, para o autor, a aprendizagem depende exclusivamente de fatores aprendidos no ambiente social.
	
	Vygotsky descreveu vários trabalhos sobre crianças deficientes em que defendia um tratamento diferenciado e particular para elas, pois somente poderiam aprender na interação com crianças igualmente deficientes e com os mesmos prejuízos.
	 
	Para Lev Vygotsky, mesmo tendo nascido com uma síndrome que levasse a prejuízo no desenvolvimento, Tadeu poderia se desenvolver graças às interações que acontecem em sua vida e a riqueza do seu ambiente cultural.
	
	Para Vygotsky, nascer com uma síndrome é uma fatalidade que afeta totalmente o desenvolvimento e só com muita sorte pode ser modificada ao longo da vida de uma criança.
	 
	Para Vygotsky, o aprendizado somente se inicia quando a criança é capaz de imitar seus pares e, assim, progredir no desenvolvimento das habilidades cognitivas e relacionais.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201502664582)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	"Peixe fora d'água". A exemplo de muitos outros,Lindolfo mudou do campo para a cidade. Ao fazer onze anos, 'toda uma vida', segundo seu pai, Lindolfo emigrou com sua família porque as dívidas não lhe permitiam que seu pai prosseguisse trabalhando na terra herdada dos seus avós. Na cidade, Lindolfo foi matriculado na escola do bairro onde sua mãe conseguira trabalho de doméstica e juntos percorriam o mesmo caminho todos os dias... Para Lindolfo foi muito difícil a adaptação ao novo meio e à escola: seu jeito de falar com um sotaque diferente e termos próprios provocavam deboches e brincadeiras maliciosas. Embora Lindolfo tivesse uma relação cordial com o professor, ele se sentia como um "peixe fora d'água" em sua turma. Muitas das coisas tratadas na aula não lhe interessavam ou ele não as compreendia bem. Um dia o professor indicou o estudo de um animal nativo como trabalho de pesquisa. Lindolfo sentiu que toda a sua infância estava presente em sua memória, mas não dispunha de material para ilustrar o que desejava comunicar, mas, com entusiasmo, pôs-se a desenhar um tatu, animal que ele conhecia muito bem. Lindolfo conhecia o habitat natural do tatu e costumava vigiar suas saídas para procurar alimento; muitas vezes observou com emoção os passeios da mãe tatu com suas crias. Nesta aula, Lindolfo foi o primeiro voluntário para contar e explicar tudo o que sabia sobre o tatu. Todos ficaram impressionados com seu conhecimento e, a partir deste dia Lindolfo passou a ser visto e tratado como membro da turma. Você, sendo um professor "vygotskyano", analise as afirmativas abaixo:
I. Na visão vyotskyana, cabe ao educador o papel de interventor, desafiador e provocador de situações que levem os alunos a aprenderem a aprender, buscando articular a experiência cotidiana dos alunos.
II. O trabalho didático deve, portanto, propiciar a construção do conhecimento pelo aluno. Aprender é, de certa forma, descobrir com seus próprios instrumentos os pensamentos e conhecimentos institucionalizados socialmente.
III. A intervenção pedagógica é um processo de muita importância para o desenvolvimento e aprendizagem do aluno. Nesse processo, o educador não precisa provocar desempenhos avançados tampouco aproximar essas experiências da vivência cotidiana dos alunos.
IV. A escola e o educador que desejam alcançar sucesso de todos os alunos terão de se imbuir desta prática pedagógica vygotskyana. Mas isso só é possível se o professor nessa dinâmica transformar a sala de aula em um rico espaço de aceitação de vozes diferenciadas e discordantes.
Estão corretas:
		
	
	I, II e III.
	
	II, III e IV.
	 
	I, II e IV.
	
	Todas são verdadeiras.
	
	I, III e IV.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201502664629)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Numa turma de 1º ano do Ensino Fundamental, alguns alunos escrevem a mesma palavra com letras diferentes, como em casa / caza / kasa / kaza. A professora busca trabalhar na Zona de Desenvolvimento Proximal, por isso ela irá:
		
	
	Identificar o que o aluno ainda não faz sozinho e registrar na ficha de avaliação.
	 
	Identificar o que o aluno já sabe e propor conhecimentos mais complexos.
	
	Identificar o que o aluno já sabe e propor vários exercícios de fixação.
	 
	Identificar o que o aluno ainda não faz sozinho e mediar para que a resolução se efetive.
	
	Identificar o que o aluno já sabe e continuar o seu planejamento.
	1a Questão (Ref.: 201502664567)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Com base na imagem do quebra-cabeça sobre a Aprendizagem Significativa, analise as duas afirmativas:
I) a aprendizagem significativa é um processo cognitivo no qual o conceito de mediação está plenamente presente, pois para que ocorra a aprendizagem é necessário novos desafios, contextualizados e que possam ter algum sentido para o aluno, de modo que o ajude a compreender a relação entre o conteúdo que vai ser aprendido e aquilo que o aluno já sabe.
II)  Ausubel parte do pressuposto de que os indivíduos apresentam organizações cognitivas internas baseadas em conhecimentos de caráter conceitual, sendo sua complexidade determinada não pelo número de conceitos que contém, mas sim pelas relações que os conceitos existentes estabelecem entre si, dando ao sujeito a possibilidade de reconstruir o conhecimento.
Sobre essas duas afirmativas, é correto afirmar:
		
	
	a primeira é uma afirmativa falsa; e a segunda, verdadeira.
	 
	as duas são verdadeiras e estabelecem relação entre si.
	
	as duas são verdadeiras, mas não estabelecem relação entre si.
	
	a primeira é uma afirmativa verdadeira; e a segunda, falsa.
	
	as duas afirmativas são falsas.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201502664866)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Em se tratando do desenvolvimento da inteligência, temos duas teorias bastante importantes na área da Psicologia do Desenvolvimento que postulam premissas diferentes: Piaget e Vygotsky. Marque a alternativa que apresenta corretamente a concepção de inteligência de ambos os autores.
		
	 
	Piaget defendia que a inteligência é uma capacidade de planejar e executar tarefas cada vez mais sofisticadas até alcançar o pensamento abstrato. Já Vygotsky defendia que a inteligência tem relação com a riqueza cultural, material e econômica do povo.
	
	Tanto para Piaget como para Vygotsky, a inteligência tem base genética e é definida desde o dia do nascimento. Entretanto, Piaget concorda que o fato de uma criança possuir irmãos mais velhos diferenciará a sua cognição, pois ela aprenderá também pela imitação.
	 
	Para Piaget a inteligência acontece através de uma adaptação cada vez mais sofisticada ao meio e objetos que fazem parte do universo da criança. Para Vygotsky, a inteligência é uma construção social a partir das interações que a criança vivencia e seu desenvolvimento no sistema nervoso central.
	
	Para Piaget a inteligência tem base inata e é defina pelos genes herdados dos pais. Para Vygotsky, a inteligência é aprendida através de comportamentos que são reforçados e valorizados no ambiente sociocultural da criança.
	
	Piaget defendia a inteligência como sendo uma sucessão de modelagens bem-sucedidas pelo ambiente. Vygotsky defendia a primazia da genética e a definição da inteligência desde os primeiros dias de vida.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201503307367)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Em sua Teoria do Desenvolvimento Psicossocial, Erickson diferencia-se de Freud em função de:
		
	
	desconsiderar as premissas básicas da Psicanálise.
	 
	reduzir o número de fases de desenvolvimento do ser humano.
	
	enunciar a existência de apenas uma etapa de desenvolvimento humano.
	
	concentrar o estudo do desenvolvimento apenas na fase da vida adulta.
	 
	enfatizar que em cada fase, o sujeito lida com a chamada "crise de desenvolvimento" a ser resolvida.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201503215751)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Para Vygotsky, o conceito de zona de desenvolvimento proximal é a distância entre:
		
	
	O aprendizado e a maturação
	
	As idades mental e cronológica
	 
	O que o adulto ensina e o que a criança aprende
	 
	Os níveis de desenvolvimento real e potencial
	
	O pensamento e a linguagem
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201503215752)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	De acordo com Piaget, o fator fundamental que intervém no desenvolvimento intelectual é a:
		
	
	Disposição subjetiva.
	 
	Equilibração.
	
	Transmissão social.
	
	Hereditariedade.
	 
	Experiência física.
		
	1a Questão (Ref.: 201503271837)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A educação nos acompanha por toda a vida. A todo o momento estamos aprendendo, ensinando, nos educando e participando da educação de alguém. Assim, a educação é um processo que guarda múltiplas dimensões: pessoal, social, econômica, política, filosófica. Diz respeito a processos individuais e coletivos de aprendizagem,diz respeito as diversas culturas, e histórias de vida. Nesse sentido, responder sobre o conceito de aprendizagem não é tarefa fácil e considera-se que os alunos apresentem:
		
	
	uma aprendizagem específica que deve ser medida pelo instrumento prova, visando a competição no mercado de trabalho
	 
	dons naturais e herança genética, fatores determinantes no sucesso ou fracasso escolar
	
	capacidade intelectual dentro da faixa de normalidade proposta pelos estudos da psicologia
	 
	diversos saberes e ritmos cognitivos e que, portanto, devem ser respeitados seu tempo de aprendizagem
	
	conhecimento científico para corresponderem as demandas do currículo disciplinar
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201502891912)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Em qual estágio do desenvolvimento cognitivo é presente a incapacidade de ver as coisas do ponto de vista do outro?
		
	
	Sensório motor
	 
	pré-operatório
	
	operações concretas
	
	pensamento pós-formal
	 
	pensamento formal
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201503284197)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Com relação ao desenvolvimento físico do jovem adulto é feito as seguintes afirmações:
I. A maioria das funções corporais está desenvolvida.
 II. Alguns fatores externos têm influências comportamentais sobre a saúde e a boa forma, como por exemplo, a sexualidade, tabagismo, nutrição, entre outros.
III. No adulto percebemos que apenas as questões sociais exercem influencias no seu desenvolvimento.
 Com relação as afirmativas acima:
		
	
	Apenas a II está correta
	
	Apenas a I e III estão corretas
	
	Apenas a I está correta
	 
	Apenas a I e II estão corretas
	 
	Apenas a III está correta
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201502706638)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A escola Archê está promovendo uma seleção para a contratação de professores para atuarem junto às turmas do primeiro ano do ensino fundamental, como professores regentes. Como pré-requisito para a contratação, são exigidos formação em pedagogia e experiência com docência de pelo menos 2 anos e conhecimento sobre as práticas de alfabetização. Além disso, é necessário conhecimento da teoria de Lev Vygotsky, pois a escola está fundamentada no sociointeracionismo como concepção de conhecimento que fundamentará a atuação docente. Das respostas abaixo, qual é a única que faz parte dos pressupostos teórico-metodológicos da concepção sociointeracionista?
		
	 
	Há uma relação intrínseca entre desenvolvimento e aprendizagem, pois na concepção sociointeracionista, o desenvolvimento é impulsionado pela aprendizagem. Desta forma, as atividades escolares, mediadas pelo professor, devem colaborar para trazer novas informações que ressignifiquem os conhecimentos cotidianos que os alunos já trazem.
	
	A aprendizagem na concepção sociointeracionista acontece mediante o treino e a memorização dos conteúdos que são trabalhados na sala de aula, pois a aprendizagem exige a disciplina de estudo e de exercícios que ajudem ao aluno fixar o conteúdo.
	
	O aluno construirá seu conhecimento na interação com os objetos que fazem parte de sua cultura, sobretudo, os instrumentos da informática, pois esses são os mais importantes para serem utilizados na escola como material de nosso contexto sociocultural.
	
	O sociointeracionismo tem uma concepção de desenvolvimento muito específica: ele é resultado das pressões do meio sociocultural sobre a criança e acontece a partir dos conhecimentos que são transmitidos às crianças, pelos companheiros mais experientes, nas interações escolares.
	
	A criança é um sujeito passivo que terá seu comportamento moldado pelo meio em que vive, pois na teoria sociocultural há uma relevância dos aspectos ambientais na formação psíquica do aluno.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201502664628)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	De acordo com Vygotsky, aprendizagem e desenvolvimento são processos distintos, porém indissociáveis, não podem existir separadamente. A aprendizagem promove o desenvolvimento que, por sua vez, possibilita novas aprendizagens. Porém, essa relação dialética só é possível com a presença de:
		
	 
	uma prática pedagógica que tenha com base as próprias experiências do aluno, visto que o professor não ensina, apenas cria condições para que os alunos aprendam.
	
	uma prática pedagógica que se preocupe com o cumprimento do planejamento, mesmo que os alunos não estejam motivados e interessados em construir seu próprio desenvolvimento.
	 
	uma prática pedagógica que veja a escola como um espaço que precisa ser vivenciado, onde o processo de ensino-aprendizagem envolve diretamente a interação entre sujeitos.
	
	uma prática pedagógica que busque levar ao desenvolvimento de operações mecânicas para a formação de hábitos, que constituem a fixação e o reforço.
	
	uma prática pedagógica em que o professor seja o manipulador da informação, cabendo-lhe treinar o aluno para eliciar um comportamento significativo.

Continue navegando