Buscar

6. Uma Tipologia das Culturas Humanas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UMA TIPOLOGIA DAS CULTURAS HUMANAS NA HISTÓRIA
	TIPOS
	ÉPOCAS
	CARACTERÍSTICAS
	NÔMADE
	Antiguidade
	A população sem o domínio da agricultura é obrigada a migrar de um lugar para outro em busca de áreas férteis, com produção natural de alimento. Vive em cavernas, ou tendas. 
	SEDENTÁRIA
	Antiguidade
	A população consegue o domínio da agricultura (conseqüência econômica) e pode fixar-se geograficamente (conseqüência social); com isto, criam-se as primeiras cidades; e com elas a burocracia (conseqüência política e administrativa). 
	RURAL
	Antiguidade até a 
II Guerra Mundial
	A sociedade está estatisticamente mais nos campos do que nas regiões urbanas. É ainda uma sociedade de setor primário (extração e agricultura).
	URBANA
	Pós-II Guerra Mundial
	A sociedade rural migra para as cidades (o êxodo rural). As cidades passam a ter uma população estatisticamente superior do que os campos, criando o comportamento característico do “homem urbano”. . 
	INDUSTRIAL
	Pós-Revolução Industrial
	A indústria supera progressivamente o artesanato (produção manual), que era a forma peculiar de produção da sociedade; sai do setor primário para o secundário.
	CIBERNÉTICA
	A partir do fim do século XX.
	O computador se torna parte dominante da interação social e a sociedade entra fortemente no setor terciário que passa a predominar.
	GLOBALIZADA
	Idem
	A sociedade se torna internacionalizada no sentido econômico (a economia de mercado e o neoliberalismo), político (a ONU, a UE, os Blocos Econômicos, a Queda do Muro de Berlin e a queda do comunismo tradicional), da comunicação (a informática, a Internet, as redes das multinacionais). 
Sugestão de leitura: FRIEDMAN, Thomas L. O Mundo é Plano – Uma Breve História do Século XXI. Tradução de Cristina Serra e S. Duarte. Rio de Janeiro: Objetiva, 2005, 471p. . 
E o capítulo do livro “As Revoluções Tecnológicas”, na xerox de Da. Nizinha.

Continue navegando