Buscar

Teoria Geral do Processo - Questionário I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Teoria Geral do Processo
Teoria Geral do Processo
Questionário I
O que se entender por autotutela? É licita a sua prática? Explique
A autotutela foi utilizada nas civilizações primitivas, e constituía no fato de que um conflito entre as partes, uma delas é se utiliza da força para impor sua vontade e resolver o caso. São características da autotutela: ausência de juízo distinto das partes e imposição da decisão de uma das partes à outra. Hoje, sua prática é ilícita, pois temos o Estado como interventor para a solução pacifica dos conflitos. 
 Por que se diz que o Estado no seu poder jurisdicional substitui a vontade da pessoa?
O Estado em seu poder jurisdicional deve julgar conforme a lei o caso apresentado, observando o relato dos fatos e das provas apresentadas, não podendo ser parcial a vontade de nenhuma das partes.
Conceitue Processo Civil.
É ramo do Direito que contém as regras e princípios que tratam da jurisdição civil, isto é, aplicação da lei aos casos concretos para a solução pacifica de conflitos pelo Estado-Juiz. 
Explique o vem a ser pacificação social.
A pacificação social é a resolução de conflitos sociais por intermédio do Estado, sem a utilização da autotutela pelos indivíduos, considerada crime (artigo 435 CP) ou de abuso de poder (350 do CP). É assim, função essencial do Estado, para a manutenção da ordem jurídica e bem estar social.
Diferencie a relação de Direito Material da relação de Direito Processual.
Na relação de Direito Material tem-se dois entes particulares e o direito material lesado. Já na relação de Direito Processual para se solucionar o caso do direito material lesado entre os particulares, entra uma terceira pessoa, sendo o Estado, na figura do Juiz. 
Diferencie Direito Material e Direito Processual.
Direito Material: são normas que indicam quais direitos cada um possui, atribuindo um interesse primário ao seu titular. 
Direito Processual: são normas que regulamentam o instrumento de que se vale o Estado para a prática do direito material não respeitado. 
Diferencie Direito Público de Direito Privado, identificando qual direito o processo pertence. 
Direito Público: é aquele que possui a intervenção do Estado. 
Direito Privado: é aquele que possui somente a relação dos particulares.
O Processo é Direito Público devido a intervenção do Estado na solução dos conflitos. 
 
Demonstre pelo menos duas relações do Direito Processual com outros ramos do Direito.
Processo Civil e o Direito Civil: o processo é o próprio direito civil instrumentalizado.
Processo Civil e Processo Penal: quando a lei especifica do processo penal for omissa, poderá se valer da lei processual civil. 
Qual o objetivo do Processo Civil. Explique-o.
O objetivo do processo civil é a solução pacifica dos conflitos para a manutenção da ordem jurídica e do convívio harmônico. Para isso se utiliza de alguns meios, sendo eles:
Facilitação do acesso à justiça: formas criadas para permitir a todos o acesso ao sistema judiciário para fazer valer a tutela do Estado;
Duração Razoável do processo: o processo tem que tem de durar um tempo aceitável, que permita o indivíduo ter uma reposta em vida, para que no caso de sucesso possa usufruir desse direito material tutelado; 
Instrumento jurídico: Estado como interventor. 
Precisa tutelar tanto os direitos coletivos como os difusos. 
No que consiste a efetividade do processo.
Quando o Estado consegue fornecer a resposta em um prazo razoável para o autor, de forma clara e objetivo ao seu direito correspondido. 
O Estado não pode garantir a eficácia, ou seja, que a parte condenada realmente arcar com, sua responsabilidade. 
Quais as características da norma jurídica processual. 
A norma jurídica é genérica, uma vez que atinge a todas; imperativa, exige acatamento e tem poder coercitivo, ou seja, de sanções ao seu eventual descumprindo e permanente, ou seja, é válida até que uma nova lei sobre a mesma matéria a revogue. 
Diferencie normas cogentes de normas não cogentes exemplificando.
As normas cogentes não permitem a alteração pela vontade das partes. Exemplo: CPC – Prazo para contestar uma ação – Respeita a Segurança Jurídica.
Já as normas não cogentes são aquelas as quais estamos submetidos, porém permitem uma flexibilidade de escolha. Exemplo: Regime de Bens – Comunhão Parcial, Total. 
Explique as fontes da norma processual.
As fontes da normal processual são divididas em: formais (lei, analogias, costumes e princípios) e as não formais (doutrinas e jurisprudências). 
O que vem a ser a interpretação da lei.
Conhecida como hermenêutica jurídica consiste na ciência de estudar as leis, de forma que em um primeiro momento haja uma interpretação da mesma e posteriormente sua aplicação.
Quais os métodos de interpretação da lei processual? Explique-os.
A lei processual têm dois métodos de interpretação, sendo eles:
Fontes: autêntica (lei expressa, sendo que deve sofrer uma nova edição se for identificado dificuldades de interpretação), jurisprudencial (tribunais) e doutrinárias (juristas e pesquisadores dos mais diversos ramos do direito). 
Meios: gramatical (texto literal); sistemático (hierarquia da lei); teológico (finalidade de criação); histórica (evolução da sociedade);
Resultados: extensiva (ultrapassa a lei expressa); restritiva ( utilização menor que a lei permite) e declarativa (literalidade). 
Explique a lei processual civil no espaço.
A norma de processo civil tem validade e eficácia em todo território nacional, conforme artigo 1º do CPC, e apesar de ser unificada, pode ocorrer entendimentos divergentes entre os tribunais estaduais. 
Explique a vigência da lei processual civil. 
A lei processual possui vigência permanente até que uma lei nova aparece e a revogue. Exemplo: CPC 2015 (novo) x CPC 1973 (vigente até março de 2016)
O que acontece com os processos em curso quando da vigência de nova lei processual civil.
Nos processos em curso, quando da vigência de uma nova lei processual, serão divididos nos atos, validos da lei anterior e com o seguimento pela nova lei. 
Explique o vem a ser o isolamento dos atos processuais. 
Refere-se à validade dos atos processuais, mesmo quando há alteração da lei processual. Temos o exemplo atual, do CPC de 2015, que entrará em vigor em 16/03/2016, neste caso os atos processuais realizados até 15/03/2016 serão pelo CPC 1973 (atualmente em vigor) e não sofrerão alterações, sendo validos e isolados. Já os atos realizados a partir de 16/03/2016 deverão seguir o Novo CPC. O ato deve ser consumado para ser valido e isolado. 
O que se entende por princípio. 
São premissas sobre as quais as ciências se utilizam para aplicação e orientação do direito. 
1 de setembro de 2015

Outros materiais