Buscar

Exame Fundamentos Filosoficos Discurssiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/3
Leia o fragmento de texto a seguir:
A tese spenceriana de que os conhecimentos a ser adquiridos devem ser avaliados a partir de sua possibilidade de contribuição para a “vida completa” do homem, permite formular um critério para a seleção desses conhecimentos. No estanto, essa avaliação exige, ainda, o reconhecimento prévio de que a vida humana é composta de diferentes gêneros de atividades, ordenadas por ordem de prioridade, da mais para a menos importante. [...]
 A partir do texto e de acordo com os conteúdos e livro-base da disciplina, responda: Quais são as disciplinas escolares que Spencer considera como imprescindíveis? Por quais motivos essas disciplinas são imprescindíveis?
Nota: 26.7
	Desse modo, segundo o autor, disciplinas escolares como Matemática, Química, Física e Biologia são imprescindíveis, pois fornecem um conhecimento sobre a natureza, que, por sua vez, permite o avanço da ciência e consequentemente o progresso da humanidade. [...] (p. 78)
Resposta:Elas são disciplinas imprescindíveis porque fornecem conhecimento sobre a natureza, fazendo com que o haja um avanço da ciência e um progresso da humanidade. 
A auto preservação, o desempenho de ocupações, o cuidado com filhos. a participação política e social;a recreação e o lazer. As disciplinas são
Também segundo ele as disciplinas escolares imprescindíveis como Matemática, Química, Física e Biologia Pois permite o avanço da ciência, e consequente o progresso da humanidade. Assim ficando para Spencer como de menor importância a Educação Artística e a Literatura, e as disciplinas como grego e latim são para ele dispensáveis.
Questão 2/3
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
Dewey relaciona esse falibilismo, numa maneira um tanto peirciana, ao que pode ser chamado de uma teoria probabilística da verdade. Não podemos jamais estar certos de que algo é verdadeiro, mas, dadas as condições apropriadas, podemos estar garantidos em sustentar sua verdade. Embora Dewey hesitasse em igualar verdade com assertividade garantida, ele mantinha não haver diferença prática alguma entre as duas coisas.
 
WAAL, Cornelis de. Sobre pragmatismo. São Paulo: Loyola, 2007. (p. 172)
 
A partir do texto e conforme os conteúdos e livro da disciplina, pode-se dizer, então, que a “verdade” como tal, é inatingível para os pragmatistas. Nesse sentido, disserte sobre os motivos pelos quais os pragmatistas afirmam que a verdade não é algo fixo, imutável:
Nota: 33.3
	De modo geral, os pragmatistas concordam que a verdade não é imutável, isto é, a concepção daquilo que consideramos verdade hoje pode mudar em função de fatores práticos que alterem nosso ponto de vista. William James é mais radical, acreditando que a verdade pode mudar de uma época a outra ou de uma  pessoa a outra. Mas Peirce, que foi professor de James e sua principal fonte de inspiração filosófica, evita essa posição extrema. Para Peirce, o conhecimento teórico deve ser testado na prática, como forma de demonstrar sua validade, o que não significa que a ideia de cada verdade deva se conformar a cada situação ou problema em particular (Peirce, 1990). John Dewey, nesse sentido, aproxima-se mais de Peirce. Segundo o filósofo, afirmar que algo é verdadeiro significa afirmar que algo é confiável em cada situação concebível (Dewey, 1980). (p. 147-148)
Resposta:Para os pragmatista CHARLES Sanders Peice, William James e John , a VERDADE em si mesma é inatingível pelo intelecto humano, pois não há como nos situamos "fora da realidade"para avaliá-la objetivamente, pois sempre interpretamos nossas experiências a partir de conhecimentos, valores, crenças e preconceitos que variam de pessoa para pessoa, fazendo assim que em cada situação nos comportemos diferentes ou seja de formas distintas e podendo mesmo ser por conflitos.Por essa razão a verdade é imutável.Além disso os pragmatistas concordam que a verdade não é imutável a concepção daquilo que consideramos verdade hoje pode mudar em função de fatores práticos que alteram o nosso ponto de vista, pois segundo Willian James e mais radical a verdade mudar de uma época para outra ou de uma pessoa para outra.
Questão 3/3
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
Voltaire foi um ardente e destemido defensor da liberdade de culto, de pensamento e de expressão, sobre a primeira publicando o seu Tratado Sobre a Tolerância (1763). O romance Cândido ou o Otimismo, escrito em três dias é, para muitos, a sua obra-prima, uma amostra de seu talento como escritor, marcado pela mordacidade e a ironia. Em uma época de confiante otimismo – e o Iluminismo foi extremamente otimista quanto aos poderes emancipadores da razão -, esse livro foi uma crítica áspera sobre a ingenuidade muitas vezes subjacente ao otimismo. [...]
 
WINK, Otto Leopoldo, et al. Fundamentos filosóficos da educação. Curitiba: IESDE, 2009. (p. 120)
 
De acordo com o texto e com os conteúdos e livro da disciplina percebe-se que Voltaire é defensor da valorização da ração e dos ideais burgueses. Além dos seus ideais filosóficos, em sua obra “Cândido, ou o Otimismo”, é possível perceber suas concepções de educação, por quais motivos?
Nota: 33.3
	No livro Cândido (2001), Voltaire retoma os mesmos tema – valorização da razão e do ideal burguês, crítica à Igreja e à monarquia absolutista -, mas dois aspectos devem ser ressaltados. Em primeiro lugar, trata-se daquilo que seu próprio autor chamou de romance filosófico. Em vez de escrever um tratado, Voltaire nos conta uma história na qual o personagem principal, um jovem chamado Cândido, vive uma série de desventuras. Em segundo lugar, a obra nos dá uma oportunidade de discutirmos a concepção iluminista de educação, uma vez que Cândido tem aulas com um preceptor, uma espécie de professor particular em tempo integral, algo muito comum entre a nobreza da época. (p. 50-51)
Resposta:Com base em suas palavras perante o iluminismo. Em primeiro lugar trata-se daquilo que seu próprio autor chamou de romance filosófico, pois em vez dele escrever um tratado ele escreveu Cândido, vive muitas aventuras.Em segundo essa obra nos da uma oportunidade de discutimos a concepção iluminista de educação uma vez que Cândido tem aulas com um preceptor uma espécie de professor particular em tempo integral, algo que é comum entre nobreza da época.. Voltaire insinua uma aprendizagem que enfatiza as questões de ordem pratica , além de da critica de Voltaire ao modelo de educação praticado pela NOBREZA DA ÉPOCA.

Outros materiais