Buscar

INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO - 1 período.docx

Prévia do material em texto

INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO
- AS ORGANIZAÇÕES
	São grupos estruturados de pessoas que se juntam para alcançar objetivos comuns.
- TIPOS DE ORGANIZAÇÕES
• Governo: As organizações do serviço público, que administram o Estado e prestam serviços aos cidadãos. 
• Empresas: É uma organização de negócios, cujo objetivo é vender produtos ou serviços e obter lucro. 
• Terceiro Setor: São as organizações de utilidade pública, que tem origem na sociedade e não no governo. ONGs.
- AS EMPRESAS: CLASSIFICAÇÃO
Quanto à propriedade 
Empresas públicas: de propriedade do Estado ou com participação majoritária do Estado. Seu objetivo é prestar serviços públicos à sociedade, como previdência social, saúde pública etc;
Empresas privadas: de propriedade particular, seu objetivo é produzir bens ou prestar serviços a fim de obter lucro.
Quanto ao tipo de produção 
Primárias ou extrativas: seu objetivo é a extração de matérias-primas da natureza (ex: empresas agrícolas, de mineração etc.);
Secundárias ou de transformação: seu objetivo é o processamento e a transformação de matérias-primas em produtos acabados;
Terciárias ou prestadoras de serviços: seu objetivo é prestação de serviços especializados (como comércio, bancos, imobiliárias etc.).
Quanto ao tamanho 
Grandes: quando têm muitos empregados e grandes recursos e instalações físicas;
Médias: quando o número de empregados é médio, assim como os recursos e as instalações físicas;
Pequenas/Micro/MEI: quando têm poucos empregados, poucos recursos e poucas instalações físicas. A diferença está no enquadramento das atividades que exerce e no faturamento, de acordo com a lei (Lei Complementar nº 128/2008).
- OS RECURSOS DAS EMPRESAS
 Os recursos são os meios que as empresas utilizam para realizar suas tarefas e alcançar seus objetivos. É preciso considerar:
Valor: o recurso proporciona vantagem competitiva? 
Raridade: comparação com os concorrentes. 
Imitabilidade: qual é o curso para os concorrentes imitarem?
Organização: a empresa está organizada para explorar o recurso?
Podem ser classificados em: 
Recursos físicos ou materiais: garantem as operações básicas da empresa (prédio, instalações, máquinas, equipamentos); 
Recursos financeiros: estão relacionados com o dinheiro (fluxo de caixa, capital, empréstimos); 
Recursos humanos: formados pelas pessoas, sua capacitação, habilidades, experiências profissionais;
Recursos mercadológicos: são os meios pelos quais a empresa localiza, faz contato e influencia seus clientes; 
Recursos administrativos: são os meios com os quais as atividades empresariais são planejadas, organizadas, dirigidas e controladas.
A distribuição dos recursos deve ser feita com eficiência - diz respeito à utilização dos recursos (meios) - e eficácia - diz respeito ao alcance de resultados (fins). 
Eficiência e eficácia não necessariamente andam juntas: uma empresa pode ser eficiente em suas operações e não ser eficaz nos resultados.
- DIFERENÇA ENTRE EMPRESA E ORGANIZAÇÃO
Organização: Uma organização é um conjunto de pessoas que tem como finalidade agir para um bem maior. Pode ser um grupo de ambos os sexos e idades, que se unam com ou sem fins lucrativos para realizar uma atividade. Esta atividade pode ser remunerada ou não. Pode ser por uma causa, por uma empresa ou por um investimento. Quando não é uma organização do governo dizemos que é uma ONG, ou Organização Não Governamental. O exemplo mais conhecido é o Greenpeace, uma ONG voltada para preservação do meio ambiente, de áreas verdes e animais em extinção.
Empresa: Uma empresa é o conjunto de pessoas, investimento e espaço para fins lucrativos. Uma empresa precisa ter um espaço para funcionar e ser devidamente registrado no Brasil e obedecer as regras de mercados. Uma empresa não deixa de ser uma organização, pois há um grupo de pessoas reunidas com uma finalidade maior. 
As empresas podem ser de diversos tipos dependendo do capital investido e da quantidade de pessoas que fazem parte da diretoria da mesma. Se há apenas uma pessoa dizemos que é uma empresa individual, mas há ainda as microempresas, empresas de pequeno porte, sociedade limitada, entre outras. As empresas de sociedade têm o Contrato Social para garantir a clareza de suas atividades.
- ADMINISTRAÇÃO
A administração representa o gerenciamento e a condução de uma organização ou empresa por meio de atividades relacionadas a planejamento, organização, direção e controle da ação empresarial.
- ADMINISTRAR É:
Um processo dinâmico de tomar decisões e realizar ações que compreende cinco processos principais interligados: Planejamento, Organização, Liderança, Execução e Controle.
- PRINCIPAIS FUNÇÕES DO PROCESSO DE GESTÃO
Planejamento: é a ferramenta para administrar as relações com o futuro (definir os caminhos a serem seguidos para alcançar os objetivos);
Organização: é o processo de dispor os recursos em uma estrutura que facilite a realização dos objetivos (Alocação de recursos para exercitar o planejamento);
Liderança: é o processo de trabalhar com as pessoas para possibilitar a realização de objetivos (coordenar as atividades conforme planejado, liderar);
Execução: consiste em realizar atividades planejadas, por meio de aplicação de energia física e intelectual;
Controle: procura assegurar a realização dos objetivos, comparar as atividades realizadas com as atividades planejadas (avaliação permanente das ações realizadas).
As pessoas que administram qualquer conjunto de recursos são chamadas de: administradores, gerentes ou gestores. 
O processo de administrar é importante em qualquer escala de utilização de recursos: pessoal, familiar, organizacional e social.
Os administradores têm como função guiar as organizações de forma a alcançar seu propósito. Decidem onde e como aplicar os recursos da organização de forma a assegurar que esta atinja seus objetivos.
- NÍVEIS ORGANIZACIONAIS
Nível Estratégico: É o mais alto, constituído pelo presidente e diretores e onde são tomadas as principais decisões. Recebe também o nome de nível institucional, e é responsável pela definição do futuro do negócio.
Nível Tático: Articula internamente o nível estratégico e o operacional. É constituído pelos gerentes. Recebe as decisões globais e as transforma em programas de ação para o nível operacional. Também chamado de nível intermediário.
Nível Operacional: É o mais baixo de todos, administra a execução e realização das tarefas e atividades cotidianas. Recebe o nome de nível técnico ou nível operacional.
- HABILIDADES DO ADMINISTRADOR
Habilidades Conceituais: Envolvem a visão da organização como um todo, facilidade de trabalhar com idéias, conceitos, teorias e abstrações. Estão relacionados com o pensamento, o raciocínio, o diagnóstico da situação e a formulação de alternativa para a solução dos problemas. (Capacidade de exercer atividades que envolvam raciocínio crítico, lógico e analítico);
Habilidades Humanas: Estão relacionadas com o trabalho com as pessoas, referem-se à facilidade de relacionamento interpessoal e grupal. Envolvem a capacidade de motivar, comunicar, comunicar, liderar e resolver conflitos individuais ou coletivos. (Relações interpessoais);
Habilidades Técnicas: Estão relacionadas com o conhecimento especializado e com a execução das tarefas. Ligadas à capacidade de usar ferramentas, procedimentos, técnicas e conhecimentos especializados. (Ferramentas, métodos, instrumentos).
 
- COMPETÊNCIA DO ADMINISTRADOR
Competências é o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes relacionadas com o desempenho eficaz. 
O Conhecimento é todo acervo de informações, conceitos, ideias, experiências e aprendizado que o administrador adquiriu. Precisa ser atualizado. Deve ser aplicado em benefício da organização. 
A Habilidade é a capacidade de utilizar o conhecimento, saber transformar a teoria em prática, aplicar o conhecimento na análise das situações, na solução dos problemas e na condução do negócio. Refere-seà capacidade de colocar os conceitos e ideias abstratas em ação. 
A Atitude significa o comportamento pessoal do administrador frente às situações com se defronta no seu trabalho. Representa o estilo pessoal, a maneira de liderar, motivar, comunicar.
- OS PAPEIS DO ADMINISTRADOR
São as atividades conduzidas por ele para cumprir as funções de planejar, dirigir e controlas os recursos para atingir objetivos. 
- Interpessoais: relacionados com a forma como o administrador interage e influencia os outros. 
Símbolo: representa a organização, acompanha visitantes, assina documentos. 
Líder: dirige e motiva as pessoas, treina, aconselha, orienta. 
Elemento de ligação: mantém redes de comunicação dentro e fora da empresa.
- Informacionais: coleta, processamento e comunicação de informações.
Monitor: manda e recebe as informações, mantém contatos pessoais. (Monitora informações internas e externas). 
Disseminador: envia informações internamente e para outras organizações. (Transmite as informações).
Porta-voz: transmite informações para as pessoas de fora da empresa.
- Decisórios: forma como o administrador utiliza a informação em suas decisões.
Empreendedor: inicia projetos, assume riscos, delega responsabilidades. (Melhora processos, inova, visionário).
Solucionador de conflitos: toma ação corretiva, resolve conflitos, adapta o grupo a crises e mudanças. (Trabalha informações para solucionar conflitos).
 Administrador de recursos: programa, orça, estabelece prioridades. (Garante que os recursos sejam suficientes e estejam sempre disponíveis).
Negociador: representa os interesses da empresa em negociações com sindicatos, vendas, compras ou financiamentos.
- O ADMINISTRADOR E AS COMPETÊNCIAS
Competências Gerenciais: Desenvolvem-se por meio de experiência profissional, educação formal e informal e convivência familiar e social.
Competências Intelectuais: São todas as formas de raciocinar, usadas para elaborar conceitos, fazer análises, planejar, definir estratégias e tomar decisões.
Competências Interpessoais: são as que os gerentes usam para liderar sua equipe, trabalhar com seus colegas e relacionar-se com todas as outras pessoas.
Competências Técnicas: Abrange todos os conhecimentos sobre a atividade específica do gerente, da equipe e de sua organização.

Continue navegando