Buscar

CLÍNICA COM adolescentes _ AULA 1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CLÍNICA COM adolescentes – AULA 1 
Professora: Eliane de Augustinis
E-mail: augustinispsi@hotmail.com
BIBLIOGRAFIA
Texto básico:
 ADOLESCÊNCIA E EVOLUÇÃO SOCIOCULTURAL - Michèle Emmanuelli: Fonte: Emmanuelli, Michèle. A clínica da adolescência. In CARDOSO, Marta Resende e MARTY, François (orgs). Destinos da adolescência. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2008. pág. 29-32.
 
Texto complementar:
A Adolescência como Ideal Cultura Contemporâneo - Ana Paula Rongel Rocha & Cláudia Amorim Garcia - PSICOLOGIA CIÊNCIA E PROFISSÃO, 2008, 28 (3), 622-631.
O PONTO DE PARTIDA DO PROCESSO DE ADOLESCÊNCIA:
 Entrada na puberdade – mudanças biológicas. 
O estatuto do jovem varia conforma a cultura e a época.
Realidade psíquica.
MUDANÇAS BIOLÓGICAS NA ADOLESCÊNCIA
Os caracteres sexuais primários - são os órgãos necessários para a reprodução.
Os caracteres sexuais secundários - são sinais fisiológicos de maturação sexual que não envolvem diretamente os órgãos sexuais: 
os seios das mulheres e os ombros largos dos homens. 
alterações na voz.
alterações na textura da pele.
 desenvolvimento muscular.
 crescimento de pelos pubianos, faciais, axilares e corporais.
DISTÚRBIOS DE NUTRIÇÃO E DE ALIMENTAÇÃO
Os adolescentes devem evitar comer "porcarias", como batatas fritas, refrigerantes, sorvete, salgadinhos e molhos, os quais são ricos em colesterol, gordura e calorias, e pobres em nutrientes.
OBESIDADE
Algumas causas da obesidade:
 muito pouca atividade física e maus hábitos de alimentação.
ANOREXIA NERVOSA E BULIMIA NERVOSA
padrões anormais de ingestão de alimentos, juntamente com a preocupação excessiva com a imagem corporal.
Visitem o “Diário de Ana &
 Mia” .
ANOREXIA – QUESTÕES PSÍQUICAS
distúrbio psicológico relacionado:
com o medo de crescer;
ou com o medo da sexualidade;
ou com uma família de funcionamento ruim que parece harmoniosa, mas na qual seus membros são excessivamente dependentes e envolvidos nas vidas uns dos outros
 membros da família incapazes de enfrentar os conflitos.
BULIMIA
A bulimia é pelo menos duas ou três vezes mais comum do que a anorexia.
 Elas não se tornam anormalmente magras, mas são dominadas pela vergonha, pelo desprezo por si mesmas e pela depressão por causa de seus hábitos alimentares. 
as pessoas com bulimia utilizam a comida para satisfazer sua necessidade de amor e de atenção. Essa interpretação baseia-se nos relatos de alguns pacientes bulímicos de que se sentiram agredidos, negligenciados e privados dos cuidados dos pais.
MORTE NA ADOLESCÊNCIA 
Quando adolescentes morrem, geralmente é devido à violência. 
As principais causas de morte entre jovens de 15 a 24 anos de idade nos Estados Unidos - acidentes, homicídio e suicídio - refletem pressões culturais e a inexperiência e a imaturidade dos adolescentes, as quais costumam levá-los a correr riscos e a agir com imprudência.
ERIKSON: IDENTIDADE VERSUS CONFUSÃO DE IDENTIDADE 
Certo grau de confusão de identidade é normal. 
As "panelinhas" e a intolerância com as diferenças - ambas marcos do ambiente social da adolescência - são defesas contra a confusão de identidade. 
Os adolescentes também podem demonstrar confusão regredindo à infantilidade para não ter que resolver conflitos ou entregando-se impulsivamente a ações irrefletidas.
RESOLUÇÃO DA IDENTIDADE SEGUNDO ERIKSON
a escolha de uma ocupação, 
a adoção de valores nos quais acreditar e segundo os quais viver, 
o desenvolvimento de uma identidade sexual satisfatória.
MORATÓRIA PSICOSSOCIAL 
O período de adiamento que a adolescência oferece - muitos jovens procuram formas de se comprometer com fidelidade.
Os adolescentes que resolvem essa crise de maneira satisfatória desenvolvem a "virtude" da fidelidade: lealdade, fé ou um sentimento de pertencer a alguém a quem se ama ou a amigos e a companheiros. 
ORIENTAÇÃO SEXUAL 
Muitos jovens têm uma ou diversas experiências homossexuais enquanto estão crescendo, geralmente antes dos 15 anos. Entretanto, experiências isoladas (ou inclusive atrações ou fantasias homossexuais) não determinam a orientação sexual. 
Maior liberdade sexual nas últimas décadas -Um motivo para essa mudança é a tendência secular de amadurecimento sexual precoce aliada à tendência da sociedade para o casamento mais tardio. 
ATIVIDADE SEXUAL PRECOCE
 
Vários fatores influenciam a atividade sexual precoce- incluindo:
 o ingresso precoce na puberdade, 
a pobreza, 
o mau desempenho escolar, 
a ausência de metas acadêmicas e profissionais, 
história de abuso sexual 
negligência parental 
padrões culturais ou familiares de experiência sexual precoce.
RELACIONAMENTOS COM A FAMÍLIA, COM OS PARES E COM A SOCIEDADE ADULTA
Os adolescentes passam mais tempo com os amigos e menos com a família. 
Entretanto, os valores fundamentais da maioria dos adolescentes permanecem mais parecidos com os de seus pais do que geralmente se percebe. 
procuram nos pais uma "base segura" da qual possam experimentar suas asas.
REBELDIA ADOLESCENTE: UM MITO?
turbulência emocional,
 conflito com a família, 
alienação da sociedade adulta,
 comportamento imprudente, 
rejeição dos valores dos adultos. 
pesquisas realizadas com adolescentes nos Estados Unidos e em outros países em todo o mundo sugerem que menos de 20% dos adolescentes se encaixa nesse padrão.
SITUAÇÕES COMUNS ENTRE OS ADOLESCENTES
estados de humor negativos e depressão,
sentem-se tímidos, 
envergonhados, 
desajeitados, 
solitários, 
Nervosos, 
ignorados. 
COMO OS ADOLESCENTES USAM SEU TEMPO - E COM QUEM
Os adolescentes e seus pais podem passar menos tempo do que antes assistindo à televisão juntos, mas passam o mesmo tempo - e no caso das moças, mais - em conversas a sós. 
A medida que amadurecem, os adolescentes veem-se cada vez mais na liderança dessas discussões, e seus sentimentos em relação ao contato com os pais tornam-se mais positivos.
ADOLESCENTES E PAIS
Assim como os adolescentes sentem tensão entre a dependência dos pais e a necessidade de se libertar, os pais também têm sentimentos confusos. Querem que os filhos sejam independentes, mas têm dificuldade de "soltá-los". 
AMIZADES
	As amizades são fundamentalmente diferentes dos relacionamentos familiares. Elas são mais igualitárias do que os relacionamentos com os pais, que detêm mais poder, ou com irmãos, que geralmente são mais velhos ou mais jovens. As amizades baseiam-se em escolha e comprometimento. Pelo mesmo motivo, são mais instáveis do que os relacionamentos familiares. 
O ADOLESCENTE NO CONTEXTO SÓCIO-HISTÓRICO
Philippe Ariès - a noção de adolescência só apareceu no Ocidente por volta do final do século XVIII.
O Émile de J. J. Rousseau - ilustra o aparecimento de uma concepção nova da adolescência no século XVIII na Europa. Essa concepção comporta a noção nova de “momento crítico”, de “crise”, que vai passar a ter um lugar importante ao longo dos séculos seguintes. Propõe os 18 anos como final para as moças e 20 anos para os rapazes. 
O ADOLESCENTE NO CONTEXTO SÓCIO-HISTÓRICO
Blos (1962) - A noção de pós-adolescência tem sido retomada em trabalhos recentes que enfatizam a dimensão “interminável” da adolescência atual;
Foucault (1997) - adolescência foi objeto de estudo da Pedagogia e da Psicologia, e passou a ser considerada uma etapa evolutiva, trouxe como consequência a segregação da infância e da adolescência do mundo dos adultos, que passou a confiná-las a espaços adequados aos seus graus de maturidade e a vigiá-las contra desvios.
QUAIS AS MUDANÇAS CULTURAIS QUE AFETAM A PATOLOGIA DOS ADOLESCENTES ATUAIS?
A DÉCADA DE 50
Marcou um período de intervenções estatais sobre a juventude e a adolescência nos EUA, muitas vezes baseadas no debate que aproximava adolescência e delinquência e apenas num segundo momento o teenager pôde aparecer como representante de uma subcultura adolescente independente “...foi adotada para os adolescentes uma terminologia que acentuava a sua estranheza em relação à sociedade existente: ‘casta’, ‘tribo’”.
Tribos
 Rockeiros,funkeiros,metaleiros,punk's,góticos,
playsons,emos, surfistas, skatistas,
Hip hoppers, Patricinhas e Mauricinhos, Clubbers, Hippie, Coloridos (Rockeiros).
Cosplay: é originariamente de personagens de quadrinhos, hoje em dia de desenhos, animes e mangás. São pessoas que se vestem do seus persongens predileto.
Tribos
Plocs: Como ainda não foi inventado um meio de voltar à infância, eles usam acessórios, roupas e obviamente brinquedos infantis. Os ídolos líderes entre eles são Hello Kitty, Meninas Superpoderosas, Piu piu, e por aí vai.
Jiu-jiteiros: Pick-up preta, Pit bull na janela, orelha toda ralada (de esfregar no chão durante as lutas) e uma "Maria Tatame" (namorada) ao lado. Esse é o estilo dos jiu-jiteiros.
 Cocotas: Minas da responsa que ficam batendo foto.
Peguétis
Indies -Não passam de adolescentes pseudo-intelectuais que leem 1 ou 2 livros, assistem filmes iranianos de 3 horas e conversam por monossílabos.
Freaks - Os freaks mandam drogas e são uma mistura de Hip-Hopers/Hippies, ou Hippies/Drogados.
Nerds - Os nerds são a turminha de espertos, que são zoados por todos, ouvem música pesada para aparecer, mas na verdade ouvem Fresno.
Agro - São grupos que ouvem sertanejo, frequentam rodeios e festa do peão e fazem churrasco 
O CINEMA DA DÉCADA DE 50
O cinema também contribuiu bastante para a produção de discursos sobre a juventude. Nessa época, algumas produções cinematográficas americanas apresentaram histórias e dramas protagonizados por adolescentes como James Dean e Elvis Presley.
OS RITOS DE PASSAGEM
A evolução cultural também se marca pelo abandono dos ritos, cujas consequências sobre o psiquismo são incontestáveis.
Nas sociedades tradicionais - as mudanças ficavam sob a égide dos ritos de iniciação, constituindo uma etapa simbólica carregada de significações múltiplas:
 representação codificada da separação em relação à mãe e ao mundo da infância, 
do abandono da bissexualidade, 
do abandono da rivalidade com os adultos, etc.
OS RITOS
Os ritos propõem uma encenação atuada que serve de preparação e de apoio para o trabalho de representação psíquica individual. A primeira menstruação da mulher, conhecida por menarca, é também um ritual de passagem. Muitos povos indígenas preparam grandes festas para as garotas que estão na idade de menstruar e, naturalmente, terem filhos.
 
OS RITOS NAS SOCIEDADES INDUSTRIALIZADAS
Ritos religiosos, o serviço militar, a consulta média com vistas à contracepção, festa de quinze anos, podem adquirir o valor de ritual iniciático por causa de seu alcance simbólico.
Seu caráter individual e sua heterogeneidade, entretanto, não permitem a inscrição num simbolismo do corpo social, o que dá à família e sua rede de interações com o adolescente, uma importância adicional.
ALGUMAS DAS LIGAÇÕES ENTRE AS MUDANÇAS QUE AFETAM A PATOLOGIA DOS ADOLESCENTES
O enfraquecimento do consenso social acerca das regras educativas, 
A atenuação da valorização do pai,
O retraimento na vida familiar com o encolhimento que exclui a família extensa dos avós e tios,
O apagamento das barreiras entre as gerações servem de contexto à inflação das patologias atuais, situadas fora dos registros clássicos da neurose e da psicose.
O APAGAMENTO DAS BARREIRAS ENTRE AS GERAÇÕES
Nessa evolução, a relação de pais e filhos é marcada por uma busca de cumplicidade que exclui o jogo da autoridade paterna, escamoteia os interditos e visa ao apagamento de qualquer conflito. A expectativa parental, marcada no extremo pelo desejo de gratificações narcísicas, é de uma relação idealizada. O adolescente é encarregado de devolver aos pais uma imagem deles mesmo perfeita, que exclui toda a agressividade. Isso torna a elaboração da passagem à idade adulta tanto mais difícil talvez impossível.
PAIS-COLEGAS: 
com quem se pode falar tudo, 
a mesma moda de vestuário, para negar a distância das idades e, por aí, o envelhecimento. 
O filho fica encarregado, mais do que nunca, de satisfazer as expectativas narcísicas dos pais, alcançando bons resultados escolares e sociais, o que num sistema em que o sucesso é cada vez mais valorizado, pesa muito cedo e muito intensamente no desenvolvimento psíquico do adolescente. 
PAIS-COLEGAS: 
A expectativa dos pais, substituída pela da escola, tende a apagar a tomada em consideração das necessidades afetivas e interfere com o desenvolvimento dos auto-erotismos. 
Estabelece-se uma dificuldade de experiência como seus os seus próprios desejos, que se equiparam a representações mal diferenciadas das imagos parentais. 
A perda dos valores entrava a instauração de um superego que se assente sobre a integração de tais valores, transmitidos de geração em geração.
ADULTESCENTE
Designa um adulto que não abriu mão da adolescência, ou melhor, condensa as palavras adulto e adolescente, caracterizando uma pessoa que reuniu em si o melhor dos dois mundos.
Geralmente entre os 35 e os 45 anos, os adultecentes não conseguem aceitar o fato de estarem deixando de ser jovens.
 
GRUPS
Neologismo que condensa a expressão grown up, que, em inglês, quer dizer crescidos ou adultos. Esse termo designar o fenômeno da unificação das gerações no estilo, no comportamento e no “gosto pela vida”. 
colocando Os grups, que vestem as mesmas roupas e fazem os mesmos programas, são objetos de análise nos EUA por formarem um único segmento de mercado, que vai dos 20 a0s 70 anos, diferente apenas das crianças e dos idosos. 
Segundo a reportagem de O Globo, que apresenta uma visão positiva desse fenômeno, os grups não são mais um sintoma daquilo que os psicanalistas apontam como a recusa de amadurecer, mas representam uma nova forma de viver essa etapa da vida. Gostam de crianças e prezam a juventude, são pais responsáveis e cuidadosos, mas afirmam que não vão se aniquilar para criar os filhos, como fizeram seus pais e avós, defendendo, portanto, seu direito de levar vidas independentes e livres das exigências que a função parental tradicionalmente têm acarretado. 
Vigorexia
Uma das observações psicológicas desses pacientes é que têm vergonha do próprio corpo, recorrendo assim aos exercícios excessivos e à fórmulas mágicas para acelerar o fortalecimento, como por exemplo os esteróides anabolizantes.
CULTURA ATUAL
Presenciamos a idealização de uma juventude adolescente, de modo que a adolescência hoje ocupa o lugar de ideal cultural;
Assim, imagens e insígnias adolescentes
são objetos mercadológicos vendidos como aquilo que é desejado por todos e são elevados à categoria de modelo identificatório para pessoas pertencentes a diferentes faixas etárias, configurando um estilo que influencia modos de vida e alternativas existenciais.
REPORTAGENS DO “O GLOBO”
Esse fato é corroborado pela reportagem do jornal O Globo citada acima, em que várias personalidades relatam suas experiências enquanto grupies, principalmente no que se refere à amizade entre mãe e filhas: elas frequentam as mesmas festas, viajam juntas, têm os mesmos amigos e, fundamentalmente, cultivam uma relação de amizade que ultrapassa a relação mãe e filha. Outra reportagem (Soler, 2006, O Globo) mostra mães e pais solteiros frequentando os mesmos ambientes quem os filhos, sejam boates ou raves, em busca de diversão ou mesmo de relacionamentos afetivos.
Mãe gasta R$ 32 mil em cirurgias plásticas para ficar igual à filha
Janet, 50, e Jane, 22, poderiam se passar por gêmeas, diz jornal. 
Mãe emagreceu, fez cirurgia e alongou cabelos para a transformação.
Emagreceu, mas ainda não estava feliz com o rosto de mulher mais velha. “Eu tinha inveja dos olhos sem ruga de Jane, seus lábios e seu cabelo. Estava desesperada para ficar mais parecida com minha filha, mas sabia que meus cremes para rugas não poderia voltar o relógio de uma forma tão radical.” Foi aí que ela partiu para a cirurgia plástica.
 
Quando a mãe contou à filha que queria se parecer com ela, a jovem desaprovou. “Ela ficou furiosa e me implorou para não fazer isso. Não que ela não quisesse ser parecida comigo, mas tinha medo da operação”, explicou. A mãe insistiu e, em setembro do ano passado, foi para a Croácia fazer a cirurgia facial.
ADOLESCÊNCIA HOJE: ESTETIZAÇÃO E CONSUMO
Rocha & Garcia lançam a hipótese de que - essa idealização da adolescência na experiência subjetiva contemporânea estaria sendo facilitada por um cenário cultural pós-moderno, regido pela lógica do consumo e pelo culto à liberdade.
UMA CRISE DE IDENTIDADE PARA ALÉM DA FASE DA ADOLESCÊNCIA
A transitoriedade da identidade, em conjunto com a mobilidade, parece estar de acordo com o ideal de liberdade propagado como um de nossos valores mais preciosos, uma vez que manter o fluxo de identidades múltiplas significa liberdade de escolha para mover-se, decidir com quem se relacionar e adotar diferentes estilos concernentes às diversas possibilidades de consumo.
A ADOLESCÊNCIA E O MARKETING
os estilos e looks que caracterizam os grupos adolescentes, suas marcas identitárias (dark, punk, clubber, etc.), são rapidamente transformadas em mercadorias e comercializados. Há um interesse de marketing em definir e cristalizar tais grupos em tribos de forma que “cada grupo, e a adolescência em geral, se transformam em uma espécie de franchising que pode ser proposta à idealização e ao investimento de todo o mundo, em qualquer faixa etária”

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando