Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Curso (FISIOTERAPIA FLC 89569) – Experiência Profissional –Práticas Integrativas e Complementares
Arteterapia: Efeitos positivos no tratamento de doenças mentais ou físicas.
Autor (es): Geovanna Ramos Castilho¹
Nicolly Floriano sacramento¹
Andressa Kelly Silva de Azevedo¹
Bárbara Bruna Araújo Gonçalves¹
Francelma Tiburtino Longrina¹
Tutor externo: Maria Carolina Lopes Ferreira Gomes²
RESUMO
O presente estudo, com abordagem qualitativa, insere-se no contexto das investigações científicas sobre a Arteterapia e suas aplicações no cenário da Saúde Mental com vista aprofundar o conhecimento sobre Arteterapia e seu campo de atuação havendo várias possibilidades de atuação na prevenção, recuperação e tratamento da Saúde Mental contribuindo para uma melhoria na qualidade de vida.
PALAVRAS- CHAVES: Arte, Terapia, Arteterapia, mental, saúde, criatividade.
MOTIVO DA ESCOLHA DO OBJETO DE ESTUDO
A qualidade de vida de uma pessoa pode ser significativamente reduzida devido aos transtornos mentais, causados por fatores hereditários, dificuldade de lidar com emoções, vivência de traumas e um cotidiano atribulado com várias obrigações e compromissos, eles afetam a auto-estima confiança e esperança. Dependendo da criação familiar e das experiências percorridas ao longo da vida, podemos ter dificuldade em falar sobre os próprios sentimentos e por meio dos trabalhos manuais o paciente passa a se observar maisdesenvolvendo o autoconhecimento, o que facilita a expressão dos seus sentimentos.
As atividades de Arteterapia cobrem um amplo espectro de experiência humana, incluindo experiências perceptuais, motoras, simbólicas e afetivas. Por está razão, tem potencialidades de aplicação no tratamento dos mais diversos problemas que afetam o ser humano, em todas as faixas etárias e estratos das populações, sendo, portanto, de grande relevância para a assistência em saúde coletiva, podendo ser incluídas no bojo das atividades de equipes multidisciplinares.
 Portanto, investigar e refletir sobre esse tema contribui para um caminho que o indivíduo possa descobrir possibilidades de expressão, para configurar e reconfigurar, através das técnicas e materiais artísticos.
ESTRATÉGIAS DE ANÁLISE DO OBJETO
Nesse tema foi realizados estudos com base em artigos, o objetivo do estudo é compreender como a arte auxilia no tratamento e promoção da saúde mental, emocional e comportamental. 
O Arteterapeuta tem sido cada vez mais requisitado para auxiliar pessoas em situação de instabilidade emocional, tendo como base de sua atuação as teorias da psicanálise o profissional utiliza diferentes recursos e expressões artísticas para auxiliar o paciente. No teatro a paciente fala dele por meio de personagens, na produção de barro se estabelece um diálogo com a matéria e um percurso que vai do barro até a si mesmo, na pintura se dá o primeiro passo de desbloqueio deixando se levar pelas imagens e na dança existe um início, com um momento de conscientização do próprio movimento no sentido de escutar e ser escutado. 
Na Arteterapia não há preocupação com as questões estéticas da criação, mais como as formas e formatos podem revelar sentimentos ou comportamentos de forma consciente ou inconsciente do paciente.
CONSIDERAÇÕES CRÍTICAS E CRIATIVAS
A Arteterapia é um instrumento para auxiliar no processo criativo dos pacientes na busca do estado mental, físico e emocional equilibrados. Segundo Oliver, a Arteterapia é uma ciência fundamentada em medicina e artes em geral, que através de fundamentação teórica, se propõe a aliviar ou curar os indivíduos através da expressão artística, priorizando o processo criativo. 
Quando o indivíduo se conhece melhor por meio da arte ele passa a reconhecer seus próprios sentimentos sejam eles positivos ou negativos, medos e inseguranças que antes eram ignorados são trazidos a luz para serem trabalhados. a Arteterapia
· Promove a diminuição do estresse
· Melhora o relacionamento
· Em escolas trabalha o desenvolvimento da criatividade indo contra a ansiedade, medo da expressão e do julgamento, resultando no melhor desempenho escolar
· Na saúde trabalha a prevenção e a reabilitação de maneira rápida e efetiva sendo uma forma de lidar com a dor, frustração e as mudanças no corpo devida lesão.
A especialidade arte terapia passou a ser oferecida no Sistema Único de Saúde (SUS) e também integra planos de saúde particulares vinculados a Agência nacional de saúde suplementar (ANS).
Entretanto existem também desafios enfrentados na implementação da Arteterapia como:
· Necessidade de recursos materiais e financeiros
· Falta de oportunidade para ampliar a formação
· Desvalorização profissional 
REFLEXÕES FINAIS
 É possível perceber a profunda relevância da abordagem terapêutica no contexto atual. A arte, enquanto forma de expressão humana, tem se mostrado um recurso poderoso no processo de cura, autoconhecimento e desenvolvimento emocional. Ao permitir que os indivíduos externalizem sentimentos e experiências por meio de formas, cores e símbolos, a arte terapia possibilita uma comunicação além das palavras, acessando camadas mais profundas do inconsciente. 
Esse trabalho proporcionou a equipe diversos aprendizados e um conhecimento de que Arteterapia não deve ser encarada como uma solução isolada, mas sim como uma parte de um tratamento conjunto, que pode envolver outros profissionais e metodologias diferentes. A Arteterapia revela-se como uma prática terapêutica inovadora e potente, que se alinha cada vez mais com as necessidades emocionais e psicológicas da sociedade atual.
REFERÊNCIAS 	Comment by Carlos Rodrigo De Oliveira: Siga as Normas da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas (NBR 10520), como nos exemplos dados.
USCS Pós Graduação. O que é Arteterapia: conheça a história da prática terapêutica. Postado em 23/02/2024 Disponível em: 
OLIVEIRA, Monalisa solidade.
Arteterapia como promoção de saúde mental no trabalho do psicólogo. Disponível em: https://monografias.brasilescola.uol.com.br/psicologia/arterapia-como-promocao-de-saude-mental-no-trabalho-do-psicologo.htm 
Acesso em: 28 de novembro de 2024
VASQUES, Marcia Santiago Penteado Corrêa Fernandes. A Arteterapia como instrumento de Promoção Humana na saúde mental. – 2009 Disponível em 
Acesso em 28 de novembro de 2024

Mais conteúdos dessa disciplina