Buscar

Simulado PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201507068838)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Alguns autores definiram a psicologia da educação como uma disciplina ponte entre a educação e a psicologia, nesse sentido sua finalidade é:
		
	 
	estudar o comportamento e os processos psicológicos gerados nos alunos como resultado da sua participação em atividades educativas.
	
	aplicar conceitos da psicologia para todos os alunos que apresentem problemas de comportamento.
	
	educar os alunos através dos pressupostos decorrentes da psicanálise.
	
	definir um conceito definitivo sobre aluno através da psicologia
	
	explicar o comportamento dos alunos e educar apenas os que tiverem problemas.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201507064404)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Psicologia é uma ciência bastante recente, tendo o seu início datado no final do século XIX. Para se constituir como área de conhecimento científico, a Psicologia precisou eleger objetos de estudo e construir explicações teóricas que se diferenciassem das explicações encontradas no senso comum. Marque a alternativa que apresenta uma diferença entre o conhecimento científico e o conhecimento advindo do senso comum.
		
	 
	O conhecimento científico é verificado, transmitido e passível de refutação por outras teorias. Já o senso comum é uma tradição que faz parte da nossa cultura e nem sempre é questionado quanto a sua veracidade.
	
	O conhecimento científico é informal escolarizado e o senso comum é formalmente escolarizado.
	
	Partindo da premissa que o senso comum é um conhecimento desorganizado sobre a realidade, é possível afirmar que o conhecimento científico é originado das camadas superiores da população.
	
	A diferença consiste na qualidade dos conhecimentos, pois o senso comum não apresenta valor no que se refere às explicações sobre o psiquismo.
	
	O conhecimento científico sempre é verdadeiro e o senso comum pode se tratar de uma ilusão, na medida em que é elaborado a partir da livre observação da realidade.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201507064482)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A escola contemporânea democrática está sempre em defesa do humanizar, assegurando a aprendizagem. Nessa perspectiva de atender aos desafios, a escola se organiza internamente reconhecendo, admitindo e respeitando as(os):
		
	
	qualidades, desigualdade social, fisiologias.
	 
	diversidades, diferenças sociais, potencialidades.
	
	fisiologias, preconceito, analfabetismos.
	
	diversidades, fisiologias, articulações políticas partidárias.
	
	convênios, discriminação, individualismo.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201507215355)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Paulo, aluno da Escola X, foi reprovado no 3º ano de escolaridade do Ensino Fundamental pela 4ª vez. O fracasso escolar de Paulo analisado a partir de uma questão institucional, parte do princípio que:
 A)O fracasso de Paulo acontece porque a cultura vivenciada pelo aluno em sua família não está sendo respeitada na escola.
 B)A escola X reproduz as relações de poder e dominação que há na sociedade.
Assinale a alternativa correta:
		
	
	A afirmativa B é a única correta.
	 
	As afirmativas A e B estão corretas.
	
	A afirmativa A é a única correta
	
	A afirmativa A é contrária a afirmativa B.
	
	As afirmativas A e B estão erradas.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201507659854)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	"Estamos novamente em meio a um turbilhão de escândalos públicos, o que tem sido uma situação constante desde a época em que éramos uma simples colônia. Como diz o adágio popular vivemos na "casa da mãe Joana". No entanto, a questão da corrupção no Brasil é muito mais profunda. Acredito que apenas uma pequena parte dos casos seja descoberta e venha a público. Imagino que grande parcela fique escondida nas entranhas públicas. Temos a corrupção política, a corrupção de servidores e de cidadãos desonestos."
 (http://www.portaltributario.com.br/artigos/corrupcaonobrasil.htm)
 No artigo acima "A CORRUPÇÃO NO BRASIL TAMBÉM É BANCADA POR NÓS!" de Mauricio Alvarez da Silva, está sendo discutido um grave problema que atinge a todos em nosso país. Das afirmativas abaixo, qual das opções explica esse assunto a partir da concepção ambientalista?
		
	 
	No Brasil nas famílias, nas escolas, em diferentes grupos sociais, desde pequenas as crianças crescem assistindo e aprendendo comportamentos corruptivos dos adultos, e assim aprendem a corrupção.
	
	A sociedade brasileira tem sido passiva em relação ao aumento da corrupção.
	
	A corrupção brasileira tem uma origem genética, relacionada as questões climáticas.
	
	Na história brasileira sempre existiu modelos corruptivos ocasionados por heranças genéticas.
	
	O clima quente úmido dos trópicos tem proporcionado o aumento da corrupção no Brasil.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201507659838)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	"A carnavalização da realidade brasileira já foi usada e repetida em ensaios, teses e principalmente em argumentos falaciosos: as fantasias teriam subido à cabeça de muitos acadêmicos, não só brasileiros. Como a festa é forte e a permissividade invade as telas de TV, com a exposição de moças nuas, pintalgadas de cores em pontos estratégicos ( de modo a fingir que a nudez, no Brasil, não é castigada), o mais seria uma decorrência. Vinícius de Moraes demonizou o sábado o dia em que, segundo a Bíblia, Deus fez o homem. Se tivesse amaldiçoado o carnaval, o poeta certamente estaria de cambulhada explicitando algumas de nossas mazelas, mas só algumas. Até onde seríamos o País do Futebol, os resultados das últimas copas dizem que já não é bem assim. Mas o carnaval continua incólume."
(http://cartamaior.com.br/?/Coluna/Ser-o-Pais-do-Carnaval-parece-pouco-explicar-o-Brasil/22322).
A partir do comentário acima do colunista Enio Squeff, a respeito do carnaval no Brasil, como você explicaria esse fato a partir da concepção inatista de desenvolvimento?
 
		
	
	O carnaval é uma festa tradicional e popular, por isso o povo brasileiro gosta tanto.
	 
	Existe uma carga genética em todos os brasileiros que em virtude de questões hereditárias  são todos apaixonados pelo carnaval.
	
	A maioria das famílias no Brasil ensinam seus filhos a gostarem de carnaval.
	
	A cultura brasileira proporciona a simpatia e apresso pelo carnaval desde cedo.
	
	As escolas brasileiras realizam bailinhos de carnaval ensinando as crianças a gostarem dessa festa.
		
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201507646815)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	No Centro Infantil Madre Tereza de Calcutá ocorrem diariamente a interação das atividades dos diversos profissionais de ensino com momentos reflexivos relacionados a rotina e à cultura dos alunos. Essa prática está baseada na Psicologia Sócio Histórica de Lev Vygotsky, bem como a colaboração na confecção, organização e utilização de materiais de uso social, o que pode ser ilustrado pela seleção de jornais, folhetos, revistas e livros infantis levados às salas de aulas, por entenderem que contribuem para que:
		
	
	os conteúdos deixem os alunos à margem do saber científico e voltem-se para o que acontece no mundo a sua volta, principalmente se a cultura de onde são provenientes for popular
	
	o aluno desinteressado sentir-se excluído da aprendizagem escolar e levar os pais a procurarem participar mais das propostas da escola.
	 
	os conteúdos sejam transformados em dinâmicas de grupo para fomentar a competitividade tão importante nesta perspectiva teórica.
	
	os conteúdos curriculares não sejam trabalhados por meio de conceitos científicos, mas por conceitos cotidianos que são os mais importantes a serem refletidos na escola.
	 
	o aluno estabeleça o vínculo entre o que éaprendido na escola e o conhecimento sobre o que acontece no seu cotidiano, assim como o gosto pelas leituras.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201507064483)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Tendo por referência a teoria vygotskiana assinale a alternativa que indica os elementos condutores da prática da construção do conhecimento em uma escola, na qual o conteúdo possui uma finalidade desencadeadora da curiosidade e do raciocínio autônomo.
		
	
	Espírito de competição, diálogo.
	
	Entre ajuda, solidariedade, imperativo metodológico.
	
	Autossuficiência, individualismo, solidariedade, diálogo.
	 
	Entre ajuda, solidariedade, diálogo.
	
	Espírito de competição, individualismo, imperativo metodológico.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201507646831)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Watson, Pavlov e Skinner são três grandes expoentes da teoria comportamental, assinale a alternativa que apresenta as suas principais contribuições:
		
	
	Watson (condicionamento clássico ou respondente), Pavlov (o homem é produto do meio), Skinner (condicionamento subjetivo).
	
	Watson (condicionamento clássico ou respondente), Pavlov (o homem é produto do meio), Skinner (condicionamento operante).
	
	Watson (o homem é produto do meio), Pavlov (condicionamento operante), Skinner (condicionamento clássico ou respondente)
	
	Watson (condicionamento operante), Pavlov (condicionamento clássico ou respondente, Skinner (o homem é produto do meio)
	 
	Watson (o homem é produto do meio), Pavlov (condicionamento clássico ou respondente), Skinner (condicionamento operante).
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201507064412)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Uma professora de educação infantil fez um contrato com sua turma de alunos de 4 anos que precisavam estar mais concentrados no momento da rodinha, pois todos queriam falar ao mesmo tempo e não estavam conseguindo ouvir os colegas. Depois de conversar sobre essa necessidade da escuta e da participação mais organizada no momento da rodinha, ela resolveu utilizar a seguinte estratégia: Cada vez que uma criança ouvia seu colega e esperava a sua vez de falar, a professora fazia um elogio público, balançava a cabeça positivamente e sorria. Qual tipo de condicionamento que a professora estava utilizando para ensinar uma habilidade social para as suas crianças? Marque a resposta correta.
		
	
	Reforço negativo para desencorajar a fala em conjunto
	
	Extinção de comportamento por punição
	
	Reflexos respondentes, pois eram feitos apenas com o corpo humano.
	 
	Reforço positivo para aumentar a incidência de comportamentos adequados
	
	Reforço de comportamento por punição, pois as crianças falavam ao mesmo tempo por não terem educação.
		 Gabarito Comentado.

Continue navegando

Outros materiais