Buscar

2013925_212511_Padronização+de+solução

Prévia do material em texto

Aula Prática 2 
Preparo e padronização de Soluções
1 Introdução
Sempre que for preparar uma solução é preciso realizar os cálculos com atenção. Após os cuidados com a limpeza das vidrarias e balança, leia atentamente o rótulo do composto químico para o manuseio adequado desse reagente. É importante salientar que nem sempre a solução preparada possui a concentração desejada. Para verificar a concentração real das soluções utiliza-se uma comparação contra um padrão primário com alto peso molecular, estoquiometria conhecida, estabilidade química, de fácil obtenção e conservação e purificação.
2 Procedimento experimental – Preparo da solução de NaOH 0,1M
	A partir da massa Molar, pesa-se a quantidade necessária de hidróxido de sódio em um béquer, dissolve-se com cerca de 50 mL de água destilada, com a ajuda de um funil ou um bastão de vidro, transfira todo o líquido para um balão de 250mL, lave o béquer por 3 vezes com cerca de 20 mL de água destilada, transferindo sempre toda solução para o balão, sempre com muita atenção para não perder nada do volume da solução (Figura 1).
Figura 1 : Procedimento para diluição de reagente sólido.
	OBSERVAÇÕES: 
	- O armazenamento da solução de NaOH deve ser executado em um frasco plástico (o NaOH reagem com os silicatos que constituem o vidro)
	- A água deve ser fervida para eliminar o CO2 dissolvido. Esse composto pode comprometer o resultado em análises mais sensíveis.
3 Procedimento Experimental 
Use o biftalato de potássio previamente seco em estufa (1 hora-105°C), pese 0,20g a 0,25g de biftalato de potássio dentro de um erlenmayer de 250 mL em uma balança, anotando o valor de todas as casas decimais. (repita esta operação 3 vezes)
Após a pesagem do biftalato ao erlenmeyer, adicione cerca de 30 mL de água destilada e agite até completa dissolução do sal.
Verifique o conjunto da bureta quanto a sua limpeza e montagem (se está bem presa ao suporte universal, se a torneira está na posição fechada). Preencha a bureta com a solução de NaOH recém preparada, ajustando o volume pela torneira, retirando todas as bolhas de ar.
Coloque 3 gotas de fenolftaleína dentro dos erlenmeyer e comece a titular (gotejar a solução de NaOH dentro do erlenmeyer).
O aparecimento de uma leve coloração rosada na solução dentro do erlenmeyer, que persista por mais de 30 segundos, indica o final da titulação. Anote o volume da solução de NaOH consumido. Esse volume será utilizado no cálculo da concentração real da solução de hidróxido de sódio.(Figura 2)
Figura 2: Procedimento de titulação
Utilizando a equação química da reação de neutralização faça os cálculos da concentração da solução (essa concentração deverá estar próxima de o,1Mol.L-1
Reação química (Figura 3)
Figura 3: Estequimetria da reação de neutralização.

Continue navegando