Buscar

RESPOSTA DA PROVA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão	Resposta
1	A
2	B
3	B
4	A
5	C
6	B
7	D
8	A
9	A
10	C
11	
Enunciado -
"Diferentemente de outras religiões da Antiguidade, que eram nacionais e políticas, o cristianismo nasce como religião de indivíduos que não se definem por seu pertencimento a uma nação ou a um Estado, mas por sua fé num mesmo e único Deus. Em outras palavras, enquanto nas demais religiões antigas a divindade se relacionava com a comunidade social e politicamente organizada, o Deus cristão relaciona-se diretamente com os indivíduos que nele creem. Isso significa, antes de qualquer coisa, que a vida ética do cristão não será definida por sua relação com a sociedade, mas por sua relação espiritual e interior com Deus. Dessa maneira, o cristianismo introduz duas diferenças primordiais na antiga concepção ética".
(Fonte: Chauí, Marilena. Convite à filosofia.2000, p.440).
Discorra sobre as diferenças na concepção ética do cristianismo em relação à concepção de ética na antiguidade grega.
Resposta Esperada -
O cristianismo instaura a subjetividade, a intencionalidade, o dever e o respeito às normas como princípios que conduzem ao comportamento ético. Ao contrário dos gregos, que afirmavam que os homens seriam bons por natureza e o conhecimento e a racionalidade como o caminho para a atuação ética, que visava o bem comum, o cristianismo prega que os homens são seres imperfeitos e pecadores e que devem agir de modo ético para buscarem a salvação divina.
12	
Enunciado -P
Erroneamente, as pessoas referem-se à ética como um sinônimo de moral ou acham que moral é a mesma coisa que ética. Partindo desse princípio, diferencie a ética da moral?
Resposta Esperada -
A ética é perene e a moral é mutável. A ideia de ética é que ela não muda, a ética faz reflexões acerca dos costumes, que é o campo da moral. A ética é universal porque as suas reflexões independem da cultura, sociedade ou tempo histórico, as suas reflexões cabem em qualquer lugar e em qualquer tempo, porque se referem ao comportamento humano. A moral é cultural porque em cada sociedade, em cada lugar, os costumes e valores serão diferentes.
A ética é regra, porque não existe mutabilidade em suas reflexões, as suas reflexões é que podem ser realizadas perante as mudanças. A moral é conduta de regra, porque é preciso relacionar os valores para que a moral possa instituir a sua conduta. A ética é teoria porque está situada no campo das reflexões, enquanto a moral se refere às práticas do comportamento humano, seus costumes, seus hábitos e seus valores.

Continue navegando

Outros materiais