Buscar

DIREITO B..

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

DIREITO BRASILEIRO
 A HISTÓRIA DO DIREITO BRASILEIRO
DIREITO BRASILEIRO
Trabalho sobre o DIREITO BRASILEIRO, apresentado para a avaliação da E1 da Unidade II, da disciplina de Historia do Direito, ministrada pela professora Ana Rocha.
Grupo Iana Araujo
 Eunice Franco
 Rafaela 
 Maria das Dores
Direito Brasileiro
῝Que Direito levaram os Portugueses para o Brasil? Naturalmente, o seu Direito, cuja História tem, como termo a quo, a independência de Portugal que ocorreu cerca do ano 1140. Porém, os seus antecedentes remontam à longa noite dos tempos: aos primitivos povos (Iberos, Celtas, Celtiberos, Lusitanos); e aos invasores (Gregos, Fenícios, Cartagineses, Romanos, Germanos e Árabes).
De todos herdamos institutos jurídicos que enriqueceram o nosso Direito. ῝
 ANTÓNIO DOS SANTOS JUSTO
PROFESSOR DOUTOR DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA
DIREITO BRASILEIRO
O Período Colonial
		Os primeiros atos de Direito no Brasil foram atos internacionais, sendo eles a Bula Intercoetera de 1943 e o Tratado de Tordesilhas de 1494.
		Ao longo das três décadas que seguiram o ano do descobrimento não existiu Direito Brasileiro, apenas alguns “atos legislativos”, sendo estes, eclesiásticos e civis.
DIREITO BRASILEIRO
O Período Colonial
 		Após 1530, os portugueses iniciaram um projeto para colonizar a Terra de Santa Cruz, o Brasil. Nelas foi adotado o Sistema de Capitanias Hereditárias e os donatários recebiam dois documentos comumente denominados de Carta de Doação e Carta Foral ou Carta de Foro.
DIREITO BRASILEIRO
O Período Colonial
		Com o fracasso das capitanias hereditarias a Metrópole resolve criar o sistema de Governos Gerais, que foi o primeiro diploma constitucional do pais, com a missão de restabelecer o domínio português sobre toda a extensão da colônia, com uma administração centralizada e defender os estabelecimentos lusitanos.
DIREITO BRASILEIRO
Domínio Hispano-holandês 
		O domínio espanhol, através da União Ibérica, foi marcado pela Ordenação das Filipinas, sem haver alteração do direito vigente, enquanto o domínio holandês trouxe inúmeras mudanças ao aplicar suas leis nas regiões por si ocupadas, alem de criar uma assembléia de câmaras e tribunais e órgãos com funções políticas e administrativas.
DIREITO BRASILEIRO
Brasil - Reino
		Em 1807 há a transferência da família real portuguesa para o Brasil e em 1808 e instituída a Carta – Regia, que concede ao pais diversos benefícios de face econômica.
		Em 1815 o Brasil é elevado a Reino Unido de Portugal e Algarve através da Carta de Lei de 1815.
		Após a partida de D. João, seu filho, o Pricipe-Regente, decreta que TODA e QUALQUER lei procedente de Lisboa só vigorara no pais com sua autorização. 
DIREITO BRASILEIRO
Brasil Independente – Império
		Proclamada a independência em 7 de setembro de 1822, o Brasil passaria a enfrentar outros graves problemas, o da sua estruturação jurídica.
		
		A Constituição de 1824, foi a primeira Carta Magna do Brasil independente, criada pela Comissão dos dez e outorgada por D. Pedro.
DIREITO BRASILEIRO
Brasil Independente – Império
1830 – Código Criminal 
1832 - Código do Processo Criminal
1834 – Ato Adicional
1850 – Código Comercial
Regulamentos 737 e 738
DIREITO BRASILEIRO
Brasil Independente – República
Constituições de 1891,1934,1937,1946,1967,1969 e 1988
Dos Códigos penais de 1890 e 1940 
Código de Processo Penal diversificado
Código Civil de 1916
Código de Processo Civil de 1939
DIREITO BRASILEIRO
Administração da Justiça
		A organização judiciária envolvia um duplo grau de jurisdição(primeira e segunda instancia) e um órgão jurisdicional superior(tribunal de cúpula). 
		Existiam os juízes SINGULARES, que pertenciam a primeira instancia e os juízes COLEGIADOS, que pertenciam a segunda instancia.
		Já o Tribunal de Cúpula abrigava os julgamentos de matérias cíveis e criminais. Mas, após a chegada da corte passou a ser o Tribunal de Justiça. 
DIREITO BRASILEIRO
Administração da Justiça – Ministério Publico
		Em 1876, com o regime da Consolidação de Ribas, os incapazes são defendidos por procuradores da lide. Em 1609, com a criação do Tribunal da Relação da Bahia, os interesses do soberano português eram defendidos pelo Procurador da Coroa.
		Através das constituições de 1934 e de 1946 o Ministério Publico passa a adquirir mais poder e valorização.
DIREITO BRASILEIRO
CONSIDERAÇÕES FINAIS
 Tendo em vista tudo que foi visto sobre o Direito brasileiro, percebe-se que, apesar dele ter sido marcado por várias fases políticas distintas na história desse Estado e nem sempre ter alcançado resultado satisfatório perante a sociedade, devemos levar em consideração que houve avanços significativos ao longo da história. É claro que o Direito considerado ideal pela sociedade ainda está longe de ser alcançado, mas esperamos que a justiça esperada como satisfatória em alguns casos, como edição de sentenças rápidas, reforma do Código Penal, reforma do Código Tributário, entre outros, possam acontecer num futuro não muito distante.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais