Questionário de Histologia
14 pág.

Questionário de Histologia


DisciplinaCitologia e Histologia807 materiais11.497 seguidores
Pré-visualização3 páginas
Questionário de Histologia. 
Odontogenese.
Quando começa e termina o processo de odontogenese? 
Tem inicio na 6º semana do desenvolvimento embrionário e só termina durante a erupção.
O que é a odontogenese?
A odontogenese é o resultado da interação entre o epitélio oral e o exctomesênquima subjacente, originando a bainha epitelial primária e a seguir a lâmina dentária.
Como ocorre a odontogênese?
Ocorre a partir de um espessamento de células do epitélio oral chamado de lâmina dentária epitelial.
O que é lâmina dentária?
É um espassamento do epitélio bucal em direção ao ectomesênquima, sofrendo indução deste. Tem a forma de um arco, sendo chamado por vezes de arco dentário.
Em qual semana observa-se uma invaginação do epitélio oral primitivo?
Na 7ª semana, observa-se uma invaginação do epitélio oral primitivo em direção ao mesenquima (tec.conjuntivo embrionário), formando a \u201cbanda epitelial primária\u201d em forma de arco.
Disserte sobre a banda epitelial primária.
Tem um crescimento rápido e logo subdivide em uma lâmina dentária e uma lâmina vestibular.
Defina lâmina dentária e lâmina vestibular.
Lâmina dentária: Local onde ocorre a odontogenese
Lâmina vestibular: Originará o vestíbulo.
Quais são as fases da odontogênese?
Fase de botão
Fase de capuz
Fase de sino
Fase de coroa
Fase de raiz
O que é a fase de botão? O que ocorre nessa fase?
*Lamina invade o conjuntio germinando o dente*
Esta fase representa o verdadeiro inicio da formação de cada dente. A partir da 8ª semana, em cada arco dentário surgem 10 pequenas esferas, representado os botões germinativos de cada dente decíduo. As células do tecido epitelial sofrem espessamento e invadem o tecido conjuntivo, rodeadas por células conjuntivo embrionátio, formando embaixo de cada broto um condensado de células ectomesenquimais e se conduzem passando para a fase de capuz.
O que é a fase de capuz? O que ocorre nessa fase?
Esta fase é caracterizada por intensa proliferação das células epiteliais com o continuação da proliferação epitelial, o botão, não continua a crescer uniformemente.
Fase de crescimento epitelial desigual, que leva o botão a apresentar uma forma semelhante a um boné ou capuz. 
Apresenta uma concavidade no centro do capuz, sob a qual é observada maior concentração de células ectomesenquimais.
Nesta fase de capuz observa-se no germe dentário a formação de vários componentes: Orgão do esmalte, polpa dentária, saco dentário.
Estabelecida a fase de capuz, observa-se no germe dentário a formação de vários componentes. Quais são eles?
Órgão do esmalte: Éo nome dado ao capuz no final desta 2ª fase. O órgão do esmalte é porção epitelial do germe dentário responsável pela formação do esmalte dentário.
Papila dentária: É responsável pela formação da dentina e da polpa dental. A papila dentária formada com o aumento da concentração de células ectomesenquimais; (Dentina-> odontoblastos)
Folículo ou saco dentário: É uma capsula formada por uma condensação do extomesênquima rodeando tanto o órgão do esmalte quanto a papila dentáriam, separado do extomesênquima da maxila e da mandíbula. (cemento, ligamento periodontal e osso alveolar).
Fale sobre a fase do sino ou campânula.
Nesta fase, ocorre mudança de forma e diferenciação das células para formar os tecidos do dente. Nesta fase, a proliferação celular do órgão do esmalte e da papila dentária diminui, iniciando a diferenciação celular.
O germe dentário muda de uma forma de capuz para uma forma de sino. No inicio desta fase, observa-se grande modificação na forma do órgão do esmalte, a partir da entrada de água e liquido intersticial do mesênquima.
No órgão do esmalte, as células que estavam justapostas tornam-se afastadas e ficam estreladas. A estrutura do órgão do esmalte que fica com tais células com aspecto estrelado passa a ser chamado de \u201cretículo estrelado\u201d.
 A formação do \u201creticulo estrelado\u201d, separa o órgão do esmalte em 2 camadas de células epiteliais. O que essas camadas vão revestir?
Uma camada de células irá revestir externamente o órgão do esmalte, e a outra camada vai revestir internamente o órgão do esmalte, sendo chamadas de:
-Epitelio externo do órgão do esmalte (E.E.O.E.)
- Epitélio interno do órgão do esmalte. (E.I.O.E.)
Nesse momento como o órgão do esmalte passa a paresentar?
Passa a apresentar o Epiletio externo do órgão do esmalte (E.E.O.E), o reticulo estrelado, o estrelado intermediário e o epitélio interno do órgão do esmalte (E.I.O.E).
Como é a histodiferenciação da fase do sino?
Células do E.I.O.E sofrem inversão de polaridade e se diferem em pré amelobrastos -> Se diferem e mameloblasros e induzem a diferenciação das células ectomesenquimais da papula dentária em pré-odontoblastos. Os pre-odontoblastos se diferenciam em odontoblastos( (em diferenciação). Os odontoblastos (em diferenciação) sintetizam a dentina do manto que induz pre ameloblastos -> Se diferenciam em ameloblastos.
Dentinogenese \u2013 Formação da dentina
Amelogenese- Formação de esmalte
Cementogenese- Formação de cemento
Osteogenese- Formação do osso
Fale sobre a fase da coroa.
Ocorre a dentinogenese e a amlogênese (desenvolvimento do esmalte) propriamente ditas. Estes processos se inciaim em determinados locais denomiados de DOBRAS INICIAIS, que representam as futuras cúspides.
Ocorre apoptose do restante do órgão do emaslte, diminuindo a distância entre estas estruturas e o saco dentário, levando á formação do epitélio reduzindo (para proteção do esmalte na hora da erupção), e quando o dente erupciona passa a se chamar epitélio funcional da gengiva.
Fase de raiz.
Na fase do sino o aprofundamento da concavidade do órgão do esmalte forma uma bainha epitelial de Hertwig que formam a alça cervical. Esse processo induz algumas células do ectomesenquima a se diferenciar em odontoblastos para construir a dentina radicular e assim começa a dentinogênese radicular.
Após a bainha fazer indução dos odontoblastos ela sofre apoptose levando a exposição dentinaria radicular e as células do saco dentário que fazem contato com essa dentina se diferenciam em cementoblastos, fibroblastos e osteoblastos, formando, respectivamente, o cemento, ligamento periodontal e osso alveolar.
 Qual a diferença entre formação da bainha epitelial de Herwig para a fase do sino?
Indução da diferenciação das células ectomesenquimais da papila dentária.
Cementoblastos \u2013 cemento \u2013 Reveste por fora as células produtoras de ligamentos periodontais que liga a raiz do dente. Colageno I.
Fibroblastos, sintetizam ligamento, fabricam as fibras de ligamento periodontais.
Osteoblastos, sintetizam osso alveolar, que produz o osso alveolar.
Glândulas Salivares 
 Qual a origem das glândulas salivares?
Todas as glândulas salivares se originam de cordões do epitélio oral primitivo.
Como podemos definir a organização geral das glândulas exócrinas?
Sistema de ductos: São estruturas que ligam a porção secretora ao meio externo, transportando ou modificando a secreção elaborada na porção secretora.
Porção secretora: Formada por um conjunto de células especializadas que elaboram e liberam seus produtos ou secreção.
Quais são as diferenças entre as glândulas exócrinas das endrócrinas?
As glândulas exócrinas sempre possuem ducto de porção secretora (Ex: Glândulas salivares) e as endócrinas possuem apenas porção secretora, não tem ducto, produz hormônio e bastante vascularizado (ex: tireoride e paratireoide).
De acordo com a estrutura básica de uma glândula exócrina, como é o sistema de ducto de uma glândula salivar?
Possuem 3 ductos, o primeiro ductos excretores, segundo ductos estriados e terceiro ductos intercalares.
Defina ductos escretores:
Após a passagem pelos ductos estriados, estes confluem formando ductos cada vez mais calibrosos que abrem na cavidade oral
Defina ductos estriados:
São contínuos aos ductos intercalados e revestidos por células cilíndricas e núcleo central. As estriações são resultado das interdigitações entre as membranas