Buscar

Roteiro para estudos 3bim

Prévia do material em texto

ROTEIRO PARA ESTUDOS – PSICOLOGIA SOCIAL – 3º Bimestre
Defina categorização social.
R: Tem a função de poupar energia cognitiva ao processar estímulos externos, facilitando a orientação da pessoa no mundo. 
O processo de categorização acontece pela assimilação de valores e normas sociais da cultura. 
Defina estereótipos.
R: Quando a categorização acontece pela assimilação a valores, padrões, normas e modelos pré-estabelecidos. Define e limita indivíduos e situações na sociedade. 
Defina comparação social.
R: A comparação social baseia-se em categorias utilizadas previamente e busca estabelecer uma comparação no sentido EU → OUTROS e NÓS → ELES, com o objetivo sinal de sempre preservar a identidade positiva. 
Defina ingroup e outgroup (ou endogrupo e exogrupo)
R: Entendendo grupo social como um conjunto de pessoas que se identificam como membros dele, ou como membros de uma mesma categoria social, dessa forma, Ingroup é o grupo próprio ou de pertença, e Outgroup como o grupo dos outros. Essa “classificação” constitui um processo organizador e simplificador da realidade social que, provoca uma diferenciação entre as categorias sociais que se traduz numa avaliação positiva da categoria de presença (Endogrupo) em detrimento das outras (Exogrupo).
Quais são as principais funções da identidade social?
Seleção: Permite definir quais conteúdos relevantes para um determinado contexto da relação intergrupos tornando-se estes conteúdos centrais face a outros conteúdos.
Justificação: As representações servem de justificativa aos comportamentos face ao outgroup.
Antecipação: As representações permitem definir os comportamentos esperados no outgroup. 
O que é pertença psicológica?
R: Não é apenas o resultado de pertencer a determinados grupos sociais, mas, principalmente, da comparação que a pessoa estabelece entre os grupos aos quais pertence e aqueles que considera alheios. Cognição, Emoção e Ação. 
Se o seu grupo de pertença é socialmente negativado, quais são as duas principais possibilidades?
* Abandonar o grupo
* Mudar a avaliação do grupo (Positivando ingroup e negativando outgroup), agindo para a mudança do grupo. 
Quais são as diferenças entre gênero e sexo?
Gênero: Termo utilizado para todas as referências de ordem social ou cultural. Podemos entender gênero como um sistema de práticas sociais que constituem as pessoas como diferentes e que organiza as relações de desigualdade, devendo desta forma ser compreendido tanto do ponto de vista individual, como através das práticas sociais que produzem o gênero da pessoa. 
Sexo: Utilizado para referências de ordem biológica. 
O quê são estudos feministas?
R: Os primeiros ensaios e estudos sobre as desigualdades entre mulheres e homens buscavam se situar sobre o aspecto feminino, sobre seu corpo e sexualidade. As características biológicas, entre elas a pouca força física e até mesmo o menor peso do cérebro, estavam no centro desta concepção. Na tentativa de explicar que é da “natureza” feminina ser frágil e da “natureza” masculina ser forte. Que o lugar “natural” da mulher é a casa, e o lugar “natural” do homem é a rua. Esta naturalização da condição humana nada mais é do que uma resposta para legitimação das desigualdades sociais. A explicação biológica para a condição naturalmente subalterna da mulher sustenta-se até o avançar do capitalismo industrial. Neste momento, as condições históricas se transformam. O movimento feminista, organizado coletivamente, surge com o objetivo de opor-se a situação subordinada das mulheres “pegando carona” nas mudanças que marcaram a história ocidental europeia a partir do século XVIII, vinculado ao desenvolvimento da democracia através das Revoluções Francesa e Americana. Estudos feministas procuravam expor e questionar a subalternidade feminina em vários aspectos sociais. 
Por quê estudar gênero?
R: O uso do termo gênero destaca que tanto mulheres quanto os homens são produtos do meio social e, desta forma, suas condições de vida são variáveis e históricas. Portanto, o estudo acerca do gênero se justifica pela veemente compreensão dos respectivos papéis e representações destes social e culturalmente. 
Os estudos de gênero são exclusivamente femininos?
R: Não. 
Quais são os estudos de gênero relacionados ao homem?
R: Pioneiramente falando, os estudos de gênero tratavam apenas do feminino, com seus estudos denominados feministas. Atualmente, os estudos de gênero já não são exclusividade do gênero feminino e estudos voltados ao homem é uma realidade que busca compreender a também nova realidade desse homem na sociedade. Um exemplo disso, seria o estudo de Vieira e Souza acerca da paternidade e representações sociais da paternidade e maternidade, no qual os autores retratam a realidade de pais que, em casos de separação conjugal, optam por ficar com a guarda dos filhos e criá-los. Esse é um exemplo de estudo de gênero.
Qual é o papel das representações sociais nos estudos de gênero?
R: O significado de masculinidade e feminilidade varia entre as culturas, através do tempo histórico, entre os homens em qualquer cultura. 
Não se pode falar em masculinidade e feminilidade como essência constante, singular e universal. 
As representações sociais nos estudos de gênero são importantes para uma busca pela compreensão desses papéis e de como são compreendidos pela sociedade. Desde o nascimento de um bebê já há especulações, afirmações e projeções, como por exemplo: “É menino ou menina?”, “De que cor será a roupa, o quarto?” “Azul é cor de menino e rosa de menina”, “Mulher é o sexo frágil”, “A obrigação do comportamento viril para o homem, e sensível para a mulher”... São exemplos de representações sociais ao se tratar de gênero. 
Como a Psicologia Social participa nos estudos de gênero?
R: Pode-se considerar que gênero é tanto propriedade de instituições como de identidades individuais. As instituições criam padrões normativos de gênero e são uns dos principais fatores de reprodução da desigualdade de gênero. Nesse sentido, a Psicologia Social desempenha um importante papel nos estudos de gênero no que trata dessas constituições, formação e representações sociais do gênero a fim de proporcionar a constituição de gênero minimizando a possibilidade de desigualdade, respeitando suas individualidades. 
Como a Psicologia Social encara a adolescência? Qual é a diferença entre a psi social e as outras abordagens teóricas sobre o tema?
R: (Gravidez na adolescência) Como um acontecimento marcante que repercute inevitável e negativamente na vida da jovem mãe. 
O principal diferencial da psicologia social é relacionado à afirmação supracitada, pois, para a psicologia, em abordagens diversas, encara a gravidez na adolescência como sendo unicamente esse evento negativamente marcante, ao passo que a Social encara esse acontecimento com outro olhar, voltado a buscar conhecer a realidade da mulher ao passa por isso na adolescência, ou seja, quais os fatores sociais, econômicos, emocionais e psicológicos que influenciaram e agiram sobre essa pessoa, que acabaram culminando em um acontecimento como uma gravidez na adolescência, sendo que essa, não necessariamente e por via de regra seja uma vivência negativa. 
 Como a Psicologia Social compreende a maternidade?
Maternidade: Inicialmente, foi delegada às mães a responsabilidade de educação e cuidado com o filho. É atribuída à maternidade os ASPECTOS BIOLÓGICOS, O ESTAR PRESENTE, AFETIVIDADE, COMPANHEIRISMO, É IGUAL OU SUPERIOR A MATERNIDADE, O NÃO ABANDONAR O FILHO, EQUILÍBRIO ---- Todas essas características podem ser vistas como RS da maternidade. 
Como a Psicologia Social compreende a paternidade?
Paternidade: Inicialmente foram delegadas ao homem, as responsabilidades de sustento da família e exemplo moral. Atualmente surge uma nova paternidade, pautada numa maior aproximação afetiva entre pai e filho, uma relação afetiva exteriorizada e o envolvimento do pai com cuidados de saúde, higiene e alimentação dos filhos, envolvimento durante a gestação, parto e nascimento, porém,a paternidade ainda é colocada como secundária. RS da paternidade: AUTORIDADE MORAL E FINANCEIRA, RESPONSABILIDADE, ACOMPANHAMENTO, AFETIVIDADE E COMPANHEIRISMO, ORIENTAÇÃO E CORREÇÃO, MANUTENÇÃO DA FAMÍLIA.
O que é preconceito?
O preconceito acontece de forma similar à comparação, onde existe a categorização acontece por meio da assimilação de conceitos, valores e modelos pré estabelecidos, porém, no preconceito há um sentido pejorativo nessa comparação, o que leva a formação de pré-conceitos que irão influir de forma negativa na vida de indivíduos que sofram essa assimilação
Como a Psicologia Social se posiciona frente ao preconceito?
A Psicologia Social intenciona agir para a evitação do preconceito, uma vez que esses “estereótipos negativos” nada mais são do que crenças negativas, que podem gerar raiva e hostilidade. A Social vem na busca da promoção de uma convivência como atitude comunitária, como uma maneira de se reduzir o preconceito e a influência negativa que este causa na sociedade.

Continue navegando