Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

OBRIGAÇÃO DA DAR COISA CERTA – Art. 233 a 237 CC/2002
1) Ao vender seu imóvel, Catarina de Assis e Souza retirou todas as portas internas, que eram de correr, com elevado valor. De igual forma, foram retirados do imóvel os televisores e o aparelho microondas. O adquirente do imóvel procurou você para análise da situação e esclarecimento sobre os direitos das partes:
2) José vendeu um sítio a Abelardo e, após a venda e antes da tradição, descobriu uma fonte de aguá natural que brotou no sítio, valorizando sobremaneira a terra. Quais os direitos de José?
3) Ramon vendeu sua Mercedes ao charmoso Flávio. Antes da data combinada para entrega, Ramon capotou na ladeira da FAESA, porque estava conversando ao telefone, com a coordenadora do Curso, enquanto dirigia. O carro vendido sofreu Perda total.
4) Ramon vendeu sua Mercedes ao charmoso Flávio. Antes da data combinada para entrega, Ramon causou um pequeno acidente no estacionamento da FAESA, porque estava conversando ao telefone, com a coordenadora do Curso, enquanto dirigia. O carro vendido sofreu danos leves.
Dê o parecer jurídico sobre os direitos de Flávio em relação ao fato narrado e analise a hipótese de Flávio aceitar o carro e ser cobrado por IPVA em atraso, débito anterior à aquisição e não concordar com a cobrança. (1,0 ponto)
OBRIGAÇÃO DE RESTITUIR - Art. 237 a 242 CC/2002
1) Caio, alugou um veículo para promover transporte de personalidades convidadas para evento da Atlética. Apaixonado por uma palestrante, Dra. Carmen Lúcia, resolveu nao devolver o carro na data acordada, para passear pela bela ilha de Vitória. Durante o atraso, foi furtado, na Ilha do Boi, local em que estacionou para tentar um “romance” com a senhora. 
São os fatos. 
Isto posto, responda:
a) Qual a obrigação contratada e quais as consequências do inadimplemento?
	b) 
2) Pedro Paulo Mendes e Rafaela Rodrigues Mendes alugaram um animal para auxílio em colheita; um dia antes da data da entrega, Pedro deixou a porta do sítio aberta, e o animal foi furtado. Dê o parecer jurídico sobre a responsabilidade dos co-devedores perante o locador: 
OBRIGAÇÃO DE DAR COISA INCERTA - Art. 243 a 246 CC/2002
1)Leia a reportagem abaixo e analise o caso:
A maioria das pessoas não devem ter a menos ideia do que é se plantar, cuidar, e na hora de colher o fruto de muito trabalho não conseguir colher, alguns produtores a 15 dias não conseguem colher um pé de soja ao menos.
A soja de Mato Grosso foi assolada por uma colheita chuvosa que tem ocasionado perdas de 10% a 50%, seja por não colher, seja por umidade, grãos ardidos e perda de peso. Alguns produtores já abandonaram a colheita por considerar perda total de talhões inteiros e estão semeando o milho sobre a lavoura de soja.
Para agravar o quadro, a soja mais tardia pegou um janeiro onde todos os dias foram nublados e na fase de enchimento de grãos a falta de luminosidade e chuvas em excesso, causam perdas de nutrientes e menor realização de fotossíntese, o que resulta na precária formação de grãos e consequente quebra de produtividade. (Canal Rural)
Marcos, produtor rural do Mato Grosso, vendeu 500 sacas de soja. Diante dos eventos narrados na reportagem, Marcos pretende resolver a obrigação e consulta você para emissão de parecer jurídico sobre sua intenção.
2) (UFRJ) Ana firmou com Pedro a obrigação de entregar três sacas de café Conilon que estavam armazenadas em seu galpão ao final do mês de abril. Para tanto, Pedro adiantou a quantia de R$10.000,00 (dez mil reais). Ocorre que antes do termo fixado, uma chuva torrencial destruiu o galpão com as sacas destinadas ao credor. Dê o parecer jurídico sobre o direito das partes:
3 - Leia a reportagem abaixo:
“Após chuvas, levantamento aponta perda na safra de arroz no Rio Grande do Sul:
O granizo atingiu mais de 1,1 mil hectares no estado, sendo que 11 mil sofreram acamamento e outros 14 foram tomados pela enchente”
Julio, produtor rural do Rio Grande do Sul, vendeu 1000 sacas de café de seu sítio.
Diante dos eventos narrados na reportagem, Julio pretende resolver a obrigação e consulta você para emissão de parecer jurídico sobre sua intenção.(1,0 ponto)
4 - A Atlética do Curso de Direito da FAESA está organizando uma festa e pretende fazer uma gincana com jogo sobre Princípios do Direito Obrigacional. Explique o significado da expressão “O Gênero não perece”, para que conste do gabarito do jogo: 
OBRIGAÇÃO DE FAZER - Art. 247 a 249 CC/2002
1) Marta e Esther, após sucesso na Paródias de Direito Penal, lançaram-se como dupla sertaneja; assim, considerando seu absoluto sucesso, foram contratadas pela FAESA para abertura do semestre 2018/2, no pátio central, evento “Radar de Talentos”. Não obstante o combinado, no dia agendado para apresentação, a dupla não compareceu. 
Isto posto, responda:
a) Quais os direitos da FAESA, considerando a situação exposta?
b) A FAESA poderia mandar outra dupla executar o serviço contratado? Justifique: 
2) (UFRJ) Diego foi contratado para prestar serviços de animação em uma festa infantil. No dia da festa, foi sequestrado, ficando impossibilitado de cumprir a obrigação. A contratante buscou as vias judiciais pleiteando danos materiais e morais, alegando que os convidados ficaram frustrados e a dona da festa, ela própria, ficou envergonhada. Há chances de o pleito ser procedente? Justifique:
3) O aluno Ítalo, do 7o período, é um poeta brilhante. Nessa qualidade, foi convidado para fazer um poema alusivo ao 15 anos do Curso de Direito da FAESA, curso de reconhecida qualidade, que obteve a nota máxima no ENADE. Ítalo aceitou o convite mas não cumpriu o prazo, por ter sido acometido de Dengue hemorrágica. Qual a consequência jurídica a que Ítalo está sujeito perante o contratante?
4) (UFRJ - adaptada) Diego foi contratado para prestar serviços de animação em uma festa infantil. No dia da festa, Diego não compareceu porque tinha também agendado com a turma da Faculdade. A contratante buscou as vias judiciais pleiteando danos materiais e morais, alegando que os convidados ficaram frustrados e a dona da festa, ela própria, ficou envergonhada. Há chances de o pleito ser procedente? Justifique:
5) Marco Antônio e Amanda, após sucesso na Paródias de Direito Penal, lançaram-se como dupla sertaneja; assim, considerando seu absoluto sucesso, foram contratadas pela FAESA para abertura do semestre 2018/2, no pátio central, evento “Radar de Talentos”. Não obstante o combinado, no dia agendado para apresentação, Amanda não compareceu. 
Isto posto, responda:
5.1 Quais os direitos da FAESA, considerando a situação exposta?
5.2 Se Marco estivesse presente para executar o serviço, e fosse tornado inexequível por culpa exclusiva de Amanda, a quem caberia pagar pelos prejuízos?? 
6) Magali contratou uma renomada costureira para preparar seu vestido de casamento, para o tão sonhado matrimônio com Jairo, grande amor de sua vida. Ocorre que o destino nem sempre ajuda e a costureira não entregou o vestido no prazo. Após o casamento, contudo, Magali foi procurada pela costureira, que alegou o disposto no art. 393 do CCB, para o atraso, uma vez que, atipicamente, no mês de novembro, recebeu excesso de demanda por vestidos. Assim, a costureira entende que, por ter confeccionado o vestido, Magali tem a obrigação de pagar o preço. Dê o parecer jurídico sobre o assunto:
7) Jairo contratou um renomado alfaiate para preparar seu terno de casamento, para o tão sonhado matrimônio com Magali, grande amor de sua vida. Ocorre que o destino nem sempre ajuda e o alfaiate faleceu, antes da entrega do terno, que foi pago no ato da contratação do serviço. Após o casamento, Jairo foi procurado pelo filho do alfaiate, que alegou o disposto no art. 393 do CCB, para a resolução do contrato sem devolução dos valores pagos. Dê o parecer jurídico sobre o assunto, esclarecendo se a alegação do filho do alfaiate está correta:
OBRIGAÇÃO DE NÃO FAZER – Art. 250 e 251 CC/2002
1 - “Um imóvel que havia sido construído dentro darea institucional doresidencial João Bosco, bairro de Flores, Zona Centro-Oeste de Manaus, foi demolido pelo Instituto Municipal de Ordem Social e Planejamento Urbano (Implurb), nesta terça-feira (16). A demolição teve apoio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) e da Guarda Civil/Grupo de Operações Especiais (GOE).
Segundo a Prefeitura, a invasão era composta de "apartamentos erguidos em área pública, não passível de regularização segundo o Plano Diretor". De acordo com a Prefeitura, no térreo do imóvel - que tinha dois andares - funcionava um comércio, e no andar superior foram construídas quitinetes.
A Prefeitura informou que a proprietária do imóvel foi notificada a fazer a demolição voluntária. O prazo teria vencido, o que resultou na demolição administrativa do local.” (Fonte: G1)
Qual a obrigação contratada por todo e qualquer cidadão no sentido de se abster de construir residência ou estabelecimento comercial em área pública? (0,5 pontos)
Qual a penalidade civil aplicável por tal construção em área pública (conduta proibida? (0,5 pontos)
2 - O Shooping Vitória tem vagas reservadas a pessoas com deficiência. Julio Alberto, que não tem deficiência, afrontando a legislação, estacionou numa de tais vagas. No âmbito civil, quais as consequências jurídica a que está sujeito?
3 O estacionamento do aeroporto de Vitória tem vagas reservadas a pessoas com deficiência. Julio Alberto, que não tem deficiência, afrontando a legislação, estacionou numa de tais vagas. No âmbito civil, quais as consequências jurídicas a que está sujeito?
4 - Leia a decisão do TJ/SP e responda às perguntas:
Data de publicação: 02/12/2015
Ementa: AGRAVO DE INSTRUMENTO – Ação mandamental contra ato que determinou a remoção de quiosque mantido pela agravante em orla marítima (Balneário Araçá – Ilha Comprida) – Área de preservação permanente – Competência da Câmara Reservada ao Meio Ambiente – Aplicação da Resolução nº 240/2005, com nova redação dada pela Resolução nº 512/2010. Recurso não conhecido, com determinação.
Qual a obrigação contratada por todo e qualquer cidadão no sentido de se abster de construir residência ou estabelecimento comercial em área de preservação permanente? (0,5 pontos)
Qual a penalidade civil aplicável pela instalação de quiosque (conduta proibida) em área de preservação ambiental? (0,5 pontos)
OBRIGAÇÕES ALTERNATIVAS – Art. 252 a 256 CC/2002
1) Antônio e Felipe firmaram uma obrigação em que o primeiro se comprometeu a pagar o valor de R$35.000,00 (trinta e cinco mil reais) em troca do segundo dar a ele uma moto XPTO ou uma moto PWZ, ambas da propriedade de Felipe. 
 Antes da tradição, Felipe, que dirige sempre em velocidade superior à permitida, brigou com o namorado e, descontrolado, bateu uma das motos em poste na avenida Dante Michelini. O objeto atingiu o poste e caiu no chão destruído. Quais as consequências jurídicas de tal fato em relação à obrigação contratada?
- E se a moto tivesse sido furtada por um assaltante, quando Felipe se dirigia para fazer a entrega do aparelho? 
- Responda ainda: se Felipe tivesse entregado a moto XPTO e Antônio fosse evicto do bem, qual seria a consequência jurídica?
2) Marcos e Antônia firmaram uma obrigação em que o primeiro se comprometeu a pagar o valor de R$1.900,00 (um mil e novecentos reais) em troca de a segunda dar a ele seu celular ou sua câmera. 
a) Antes da tradição, Antônia, que tem um temperamento muito difícil, brigou com o namorado e jogou seu celular na direção dele. O objeto atingiu a parede e caiu no chão destruído. Quais as consequências jurídicas de tal fato em relação à obrigação contratada? 
b) E se o celular tivesse sido furtado por um assaltante, quando Antônia se dirigia para fazer a entrega do aparelho qual a consequência jurídica?
c) Responda ainda: se Antônia estivesse em mora para proceder a entrega do aparelho celular, e a aparelho fosse furtado, qual seria a consequência jurídica?
3)A construtora Abreu contratou a entrega de um imóvel que teria no material de acabamento o piso de Mármore The Best ou o piso de Mármore The Super; Claudio adquiriu o imóvel e, diante da opção que aparece no contrato, entendeu que pode optar pela escolha de um dos tipos de piso para o interior do imóvel e outro para a área de varanda. Analise o caso e dê o parecer jurídico pertinente:
4)A construtora Abreu contratou a entrega de um imóvel que teria no material de acabamento o piso de Mármore The Best ou o piso de Mármore The Super; Claudio adquiriu o imóvel e, ao receber o bem, ficou insatisfeito porque a Construtora escolheu o piso Super. Claudio deseja desfazer o negócio caso a construtora não concorde em assentar o piso The Best, primeiro a ser mencionado no contrato. 
Analise o caso e dê o parecer jurídico pertinente:
5) Em Belo Horizonte, existe várias empresas de confecção que produzem peças para marcas famosas; uma delas é a Adidas que pactuou, com a confecção XPTO, a feitura de 1200 peças, por mês, a serem entregues, conforme escolha da credora. Ao final do primeiro mês, a Adidas exigiu a entrega de 600 calças e 600 casacos. 
A confecção discorda e procura você para os esclarecimentos jurídicos pertinentes quanto à exigência da Adidas:
-Caso o responsável pela escolha não tivesse sido previsto no contrato, a quem competiria a escolha? Uma vez realizada a escolha, o produto escolhido deveria ser mantido em todos os meses? (0,5 ponto)
6) O Restaurante Madeira realizou uma promoção de Happy Hour na qual forneceria, para cada pedido de bebida alcoólica destilada, uma outra dose gratuita, que poderia ser do mesmo tipo da pedida solicitada pelo cliente ou a edição especial Margueritas. Thiago foi ao Restaurante, no dia da promoção e não gostou da opção do restaurante que fez a entrega da edição especial Margueritas, gratuitamente, quando ele fez o pedido de uma bebida destilada, porque preferia outra dose da mesma bebida que escolheu. Esclareça, justificadamente, se Thiago poderia ter exigido a entrega da bebida de sua preferência:
7) Em Belo Horizonte, existe várias empresas de confecção que produzem peças para marcas famosas; uma delas é a Adidas que pactuou, com a confecção XPTO, a feitura de 1200 peças, por mês, a serem entregues, conforme escolha da devedora. Ao final do primeiro mês, a Adidas não concordou com a escolha feita pela confecção e exigiu a entrega de 1200 calças. 
7.1) A confecção discorda e procura você para os esclarecimentos jurídicos pertinentes quanto à exigência da Adidas:(0,5 ponto)
Se a confecção entregasse metade da encomenda em um produto e metade em outro, a Adidas era obrigada a aceitar? Justifique: (0,5 ponto)
6) O Restaurante Madeira realizou uma promoção de Happy Hour na qual forneceria, para cada pedido de sanduiche, um outro lanche gratuito, que poderia ser do mesmo tipo do pedido realizado pelo cliente ou a edição especial de seu palmito assado. Os cavaleiros do apocalipse foram ao Restaurante, no dia da promoção e não gostaram da opção do restaurante que fez a entrega da edição especial do palmito, gratuitamente, quando fizeram o pedido dos sanduiches, porque já contavam com a dose dupla do delicioso sanduiche, que, por sinal, é preparado com pão assado na hora. Esclareça, justificadamente, se os cavaleiros poderiam ter exigido a entrega do prato gratuito de sua preferência:
OBRIGAÇÕES DIVISÍVEIS E INDIVISIVEIS – Art. 257 a 263 CC/2002
1) O show que a dupla Bruno e Marrone fez em Patos de Minas gerou repercussão negativa para o responsável pela primeira voz. O cantor se apresentou bêbado e deixou Marrone sozinho no palco em determinado momento.
Diante dos fatos, classifique a obrigação contratada e indique de quem será a reponsabilidade caso a obrigação se resolva em perdas e danos:
2) A Atlética do Curso de Direito da FAESA está organizando uma festa e pretende dividir as despesas com base no “Concurso Partes Fiunt”. Explique o significado da expressão(0,5 pontos)
3) Pedro e João assumiram solidariamente a obrigação de realizar uma reforma na área interna de um bara ser inaugurado. Na metade da obra, abandonaram o serviço, causando um prejuízo de R$ 6.000,00 por perda de material. A inauguração do bar foi atrasada em duas semanas, em virtude do evento, e a perda do faturamento possível foi estimada em R$ 10.000,00; Considerando que Pedro foi o culpado pelo abandono da obra, responda (1,5 ponto):
- Qual o valor da indenização, com detalhamento por tipo de dano, e quem responderá pelo dano causado?
- Qual o procedimento a ser adotado pelo credor para que o serviço seja concluído?
OBRIGAÇÕES SOLIDÁRIAS – Art. 264 a 285 CC/2002
1) Sayury, Fábio Bonomo e Dalton assumiram perante a Caixa Econômica Federal, de forma solidária, uma dívida de R$180.000,00 para montagem de escritório de advocacia.
A partir dessas informações, responda às questões abaixo: 
a) Caso Dalton venha a falecer, antes da quitação da dívida, e deixe uma herança de R$ 30.000,00 para seus três filhos, qual a responsabilidade, em termos de valor da dívida, dos herdeiros dele perante o credor?
b) Se Sayury pagar a dívida integralmente, quanto poderá exigir de qualquer dos herdeiros de Dalton, que receberam herança conforme item b? E de Fabio?
2) Pedro Paulo Mendes e Rafaela Rodrigues Mendes alugaram um cavalo, por contrato escrito, assumindo cláusula de solidariedade. Na noite anterior à devolução, o cavalo foi vitimado pela queda de raio, porque foi deixado fora do estábulo por Pedro Paulo Mendes, e morreu. 
São os fatos.
Analise a situação e dê o parecer jurídico, estabelecendo quem deve responder pela perda do animal e pelas perdas e danos:(1,0 ponto)
3 - Sayury, Fábio Bonomo e Dalton assumiram perante a Caixa Econômica Federal, de forma solidária, uma dívida de R$120.000,00 para montagem de escritório de advocacia. 
A partir dessas informações, responda às questões abaixo: 
A) Caso Dalton venha a falecer, antes da quitação da dívida, e deixe uma herança de R$ 300.000,00 para seus dois filhos, qual a responsabilidade, em termos de valor da dívida, dos herdeiros dele perante o credor?
B) Se Sayury pagar a dívida integralmente, quanto poderá exigir de qualquer dos herdeiros de Dalton, que receberam herança conforme item b? E de Fabio?
4 - Sayury, Paulo Vitor e Magali assumiram perante a Caixa Econômica Federal, de forma solidária, uma dívida de R$ 150.000,00 para montagem de escritório de advocacia. 
A partir dessas informações, responda às questões abaixo:(1,5 pontos)
a) Caso Magali venha a falecer, antes da quitação da dívida, e deixe uma herança de R$ 30.000,00 para seus dois filhos, qual a responsabilidade dos herdeiros dela perante o credor?
5 - Sayury, Paulo Vitor e Magali assumiram perante a Caixa Econômica Federal, de forma solidária, uma dívida de R$ 600.000,00 para montagem de escritório de advocacia. 
A partir dessas informações, responda às questões abaixo:(1,5 pontos)
a) Caso Magali venha a falecer, antes da quitação da dívida, e deixe uma herança de R$ 30.000,00 para seus dois filhos, qual a responsabilidade dos herdeiros dela perante o credor?
b) Caso a herança deixada por Magali seja de R$ 100.000,00, se Sayury pagar a dívida integralmente, quanto poderá exigir de qualquer dos herdeiros?
c) Se Magali romper a sociedade, sair do escritório de advocacia e deixar o negócio exclusivamente para Sayury e Paulo Vitor, qual a consequência jurídica de eventual pagamento que Magali venha a fazer ao banco após sua saída da sociedade, uma vez que seja cobrada diante do inadimplemento dos demais?
2) Maria Carolina, após conclusão do Curso de Direito em Centro Universitário de reconhecida excelência, e aprovação na OAB, foi contratada por escritório de advocacia com expressivo salário. Após seis meses de trabalho, adquiriu um belo veículo, no valor de R$ 110.000,00. A Concessionária, no entanto, atrasou a entrega em 30 dias. 
Analise e caso e indique os direitos de Maria Carolina, caso resolva aceitar o veículo, ainda que em atraso. 
	
2.1) Se, devido ao atraso, o objeto não mais interessar a Maria Carolina, qual direito poderá ela exercer?
CESSÃO DE CRÉDITO (art. 286 a 298 CC/2002)
Analise a veracidade da frase:
- O cedente sempre responde pela solvência do devedor.
ASSUNÇÃO DA DÍVIDA (art. 299 a 303 CC/2002)
1) Analise a veracidade da frase:
- No silêncio do credor, presume-se aceita a assunção de dívida.
2 - Ramon foi procurado por Paulo Vitor, na data de vencimento da dívida, que havia contraído com Ramon e havia se comprometido a pagar. A dívida era de R$ 2000,00 e deveria ser paga em uma parcela, no prazo de 30 dias; na oportunidade, Paulo Vitor alegou que pagaria em três parcelas, uma delas consistindo na entrega de uma bicicleta como parte do pagamento. Flávio é fiador de Paulo Vitor.
Quais as condições para que Fernanda assuma a dívida de Paulo Vitor, e, assim acontecendo qual a consequência jurídica em relação ao fiador? E se a assunção for anulada?
DO OBJETO DO PAGAMENTO – Art. 313 a 326 CC/2002
1) Ramon foi procurado por Paulo Vitor, na data de vencimento da dívida, que havia contraído com Ramon e havia se comprometido a pagar. A dívida era de R$ 2000,00 e deveria ser paga em uma parcela, no prazo de 30 dias; na oportunidade, Paulo Vitor alegou que pagaria em três parcelas, uma delas consistindo na entrega de uma bicicleta como parte do pagamento. Flávio é fiador de Paulo Vitor.
Analise a situação e dê o parecer jurídico sobre os direitos de Ramon (1,0 ponto).
2 – Ramon foi procurado por Aloísio, na data de vencimento da dívida, que havia contraído com Ramon e havia se comprometido a pagar. A dívida era de R$ 2000,00 e deveria ser paga em uma parcela, no prazo de 30 dias; na oportunidade, Aloísio quis impor a Ramon o recebimento parcelado da dívida ou a aceitação de um computador para quitação do negócio. Flávio é fiador de Aloísio.
Analise a situação e dê o parecer jurídico sobre os direitos de Ramon (1,0 ponto).
DAÇÃO EM PAGAMENTO (art. 356 a 359 CC/2002)
1) Ramon foi procurado por Paulo Vitor, na data de vencimento da dívida, que havia contraído com Ramon e havia se comprometido a pagar. A dívida era de R$ 2000,00 e deveria ser paga em uma parcela, no prazo de 30 dias; na oportunidade, Paulo Vitor alegou que pagaria em três parcelas, uma delas consistindo na entrega de uma bicicleta como parte do pagamento. Flávio é fiador de Paulo Vitor.
Se Ramon aceitasse a bicicleta e fosse evicto do bem, qual seria a consequência jurídica?
INADIMPLEMENTO DAS OBRIGAÇÕES 
MORA – Art. 394 a 401 CC/2002 
1) Breno, excelente advogado, após dois anos de trabalho adquiriu um imóvel na região da Mata da Praia. Ao realizar sua mudança, percebeu que o piso do apartamento começou a soltar. Por tratar-se de garantia contratual, Breno demandou o conserto à construtora. Foi configurada a mora da construtora. O piso solto acabou causando danos a um armário já instalado, no valor de R$ 5.000,00. O armário ficou completamente empenado, não sendo possível reparo. 
A ação proposta por Breno em face da construtora logrou êxito. Quais os direitos de Breno? (especifique detalhadamente).
2) Antônia, excelente advogada, após dois anos de trabalho adquiriu um imóvel na região da Mata da Praia. Ao realizar sua mudança, percebeu que a bancada da pia da cozinha começou a rachar. Por tratar-se de garantia contratual, Antônia demandou o conserto à construtora. A construtora, sem motivação, recusou-se a reparar o dano. A bancada rachou e acabou causando danos a um armário já instalado, no valor de R$ 10.000,00. O armário ficou completamente empenado, não sendo possível reparo. 
Quais as providências a serem adotadas por Antônia e qual o montante a ser requerido à construtora?
PERDAS E DANOS – Art. 402 a 405
1) Ana Flávia dirigia seu carro em direção à sua casa de praia, quando, no caminho, envolveu-se me acidente grave diante da imprudência de outro veículo, dirigido por Sávio, que realizou ultrapassagem proibida. Como consequência do acidente, ela permaneceu no hospital por três dias, ausentando-se do seu consultório médico, deixando de perceber faturamentodiário de R$ 1.000,00; Como apenas o hospital particular da cidade oferecia o tratamento adequado, arcou com as despesas hospitalares no valor de R$ 5.000,00. Beatriz estava no carro de Ana Flávia e viajava como carona.
Isto posto, responda:
a) Quais os direitos de Ana Flávia?
2) (OAB XXV Exame - adaptada) Mikael dirigia seu carro em direção à sua casa de praia, quando, no caminho, envolveu-se em acidente grave diante da imprudência de outro veículo, dirigido por Tayná, que realizou manobra proibida, porque estava distraída com suas asas de borboleta. Como consequência do acidente, ele permaneceu no hospital por três dias, ausentando-se do seu renomado escritório de advocacia, deixando de perceber faturamento diário de R$ 2.000,00; Como apenas o hospital particular da cidade oferecia o tratamento adequado, arcou com as despesas hospitalares no valor de R$ 15.000,00. Manoel estava no carro de Mikael e viajava como carona.
Isto posto, responda:
2.1 Quais os direitos de Mikael? (responda, com os valores apurados)
3 - Pedro e João assumiram a obrigação de realizar uma reforma na área interna de um bar a ser inaugurado. Na metade da obra, abandonaram o serviço, causando um prejuízo de R$ 6.000,00 por perda de material. A inauguração do bar foi atrasada em duas semanas, em virtude do evento, e a perda do faturamento possível foi estimada em R$ 5.000,00; Considerando que Pedro foi o culpado pelo abandono da obra, responda (1,5 ponto):
- Qual o valor da indenização, com detalhamento por tipo de dano, e quem responderá pelo dano causado?
- Se a obrigação fosse solidária, quem responderia pelos danos?
OBRIGAÇÃO PROPTER REM
1) Alana, brilhante jurista, adquiriu uma propriedade rural, na qual houve dano ambiental. Ao receber demanda judicial imputando-lhe responsabilidade civil pelo dano citado, Alana entendeu pertinente a demanda e providenciou imediatamente o pagamento.
Justifique a atitude de Alana:
2) Marina, brilhante jurista, adquiriu um veículo em 2018. Ao receber cobrança imputando-lhe dívida de IPVA vencida em 2017, Marina entendeu pertinente a demanda e providenciou imediatamente o pagamento.
Justifique a atitude de Marina e indique, com fundamento, quais os direitos decorrentes do pagamento por ela efetivado em relação ao vendedor do bem:
3) O Condomínio Bela Paisagem está cobrando cotas condominiais não pagas, do período de 2016, ao novo proprietário da unidade 204; a ação de cobrança foi fundamentada no artigo 1345 do CCB, e na natureza da obrigação referente à cota condominial. O réu, insatisfeito, pede a você a explicação que fundamente a cobrança e que justifique o disposto no artigo citado:
4) O Condomínio Bela Paisagem está cobrando cotas condominiais não pagas, do período de 2016, ao novo proprietário da unidade 204; a ação de cobrança foi fundamentada no artigo 1345 do CCB, e na natureza da obrigação referente à cota condominial. O réu, insatisfeito, pede a você a explicação que fundamente a cobrança e que justifique o disposto no artigo citado:
5) (OAB -adaptada ) João, militante ambientalista, adquire chácara em área rural já degradada, com o objetivo de cultivar alimentos orgânicos para consumo próprio. Alguns meses depois, ele é notificado pela autoridade ambiental, que informa que a área é de preservação permanente e ele tem obrigação de regenerar a área. Dê o parecer jurídico sobre o caso, especificamente quanto à procedência da notificação recebida por João: (1,0 ponto)
6 - José de Abreu adquiriu um sítio no valor de R$ 800.000,00, entregando R$ 100.000,00 a título de sinal; o restante do valor deverá ser pago no prazo de 60 dias; o sítio adquirido foi autuado, quando ainda estava na posse do antigo proprietário, por degradação ambiental, ocasião em que foi lavrada uma multa de R$ 130.000,00; José, para dar conta da 1ª colheita após a aquisição, alugou 03 (três) tratores do antigo proprietário. 
São os fatos.
Isto posto, responda (2,0 pontos):
a) Ao receber a notificação para pagamento da multa pelo dano ambiental, José poderá eximir-se de cumprir tal obrigação? Justifique: 
7 - De acordo com o STJ:
“descabe falar em culpa ou nexo causal, como fatores determinantes do dever de recuperar a vegetação nativa e averbar a Reserva Legal por parte do proprietário ou possuidor, antigo ou novo, mesmo se o imóvel já estava desmatado quando de sua aquisição. Sendo a hipótese de obrigação _________, desarrazoado perquirir quem causou o dano ambiental in casu, se o atual proprietário ou os anteriores, ou a culpabilidade de quem o fez ou deixou de fazer. Precedentes do STJ” (RESp n.º 948.921, 2ª Turma, rel. Min. Herman Benjamin, DJe 11/11/2009). (1,0 ponto)
Qual o fundamento para que o STJ possa incumbir o novo proprietário de arcar com danos ambientais em terreno já adquirido com prejuízo à Reserva Legal, não sendo o novo proprietário culpado?
CLÁUSULA PENAL – Art. 408 a 416 CC/2002
1) Isabela, jurista talentosa e belíssima, foi contratada pela FAESA, pelo período de 02 anos, para realizar depoimentos sobre sua vida acadêmica, como forma de incrementar a captação de novos alunos. O contrato previa remuneração mensal de R$ 3.000,00. No contrato, havia cláusula no sentido de que Isabela deveria se abster de frequentar qualquer outra instituição de ensino, sob pena de multa no percentual de 10% da remuneração contratada. O contrato previa cláusula penal compensatória no valor de R$ 6.000,00. A multa pelo atraso no pagamento da remuneração ajustada é de 10% sobre a remuneração.
Isto posto, analise os fatos e responda as questões abaixo:
a) Caso Isabella seja vista frequentando Curso de Pós Graduação em outra instituição de Ensino, qual a penalidade a que está sujeita e qual a obrigação não cumprida?
2 - Jairo Maia, jurista charmoso, foi contratado pela FAESA, pelo período de 03 anos, para realizar depoimentos sobre a beleza da vida acadêmica e da leitura contínua, como forma de incrementar a captação de novos bons alunos. O contrato previa remuneração mensal de R$ 2.000,00. No contrato, havia cláusula no sentido de que Jairo Maia deveria se abster de participar de qualquer outra atividade em outra instituição de ensino, sob pena de multa no percentual de 10% da remuneração contratada. O contrato previa cláusula penal compensatória no valor de R$ 6.000,00. A multa pelo atraso no pagamento da remuneração ajustada também é de 10% sobre a remuneração.
Isto posto, analise os fatos e responda as questões abaixo:
a) Caso jairo Maia seja visto ministrando aulas em Curso de Pós Graduação em outra instituição de Ensino, qual a penalidade a que está sujeita e qual a obrigação não cumprida?
3 - O professor Fábio foi contratado como consultor de uma Multinacional pelo prazo de 04 anos, com salário mensal de R$ 25.000,00 e cláusula penal compensatória no valor de R$ 10.000,00; a cláusula penal moratória justada por atraso no pagamento de honorários foi de 10% sobre o valor do salário. Na metade do contrato, Fábio deseja romper o acordo, porque a proposta salarial da FAESA é muito melhor. A empresa está devendo dois meses de salário. Analise o caso e dê o parecer jurídico sobre o direito das partes, esclarecendo ainda, justificadamente, se poderá haver pagamento indireto envolvendo as partes contratantes (1,5 pontos):
4 - O professor Paulo Vitor foi contratado como cantor de pagode de uma churrascaria pelo prazo de 04 meses, salário mensal de R$ 500,00 e cláusula penal compensatória no valor de R$ 1.000,00; a cláusula penal moratória ajustada por atraso no pagamento foi de 10% sobre o valor do salário. Na metade do contrato, Paulo deseja romper o acordo, porque a proposta salarial da FAESA é muito melhor e a coordenação entende que não tem cabimento ele ficar exposto, cantando em churrascarias. A empresa está devendo dois meses de salário. Analise o caso e dê o parecer jurídico sobre o direito das partes, esclarecendo ainda, justificadamente, se poderá haver pagamento indireto envolvendo as partes contratantes (1,5 pontos):
ARRAS OU SINAL - Art. 417 a 420 CC/20021) Arthur, após formatura no Curso de Direito e estréia em carreira internacional com sua Banda Musical, adquiriu uma casa, na qual pretende instalar seu escritório de advocacia e seu estúdio. Para fechamento do negócio, Arthur deu R$ 40.000,00 a título de sinal. O contrato não prevê cláusula de arrependimento. O vendedor, após a conclusão do negócio, desistiu. Arthur, com a desistência teve 60.000,00 de prejuízo. 
Dê o parecer jurídico sobre o caso, ressaltando os direitos de Arthur:
2) Paulo Vitor, após consolidar carreira como professor do Curso de Direito da FAESA e estreiar em carreira internacional com sua Banda Musical, adquiriu uma casa, na qual pretende instalar seu escritório de advocacia e seu estúdio. Para fechamento do negócio, Paulo Vitor deu R$ 60.000,00 a título de sinal. O contrato prevê cláusula de arrependimento. Paulo Vitor, após a conclusão do negócio, desistiu, porque resolver morar com Magali, amor eterno, no apartamento da diva. O vendedor, com a desistência, teve 60.000,00 de prejuízo. 
Dê o parecer jurídico sobre o caso, ressaltando os direitos do vendedor:
4 José de Abreu adquiriu um sítio no valor de R$ 800.000,00, entregando R$ 100.000,00 a título de sinal; o restante do valor deverá ser pago no prazo de 60 dias; o sítio adquirido foi autuado, quando ainda estava na posse do antigo proprietário, por degradação ambiental, ocasião em que foi lavrada uma multa de R$ 130.000,00; José, para dar conta da 1ª colheita após a aquisição, alugou 03 (três) tratores do antigo proprietário. 
São os fatos.
Isto posto, responda 
A) Caso José desista do negócio jurídico, qual a consequência jurídica, com a menção de valores, a que estará sujeito? 
C) Caso José não devolva os bens móveis no prazo contratado e, em decorrência de queda de energia, os bens sofram perda total, qual a consequência jurídica a que José estará sujeito?
D) Ao receber a notificação para pagamento do débito condominial, José poderá eximir-se de cumprir tal obrigação? Justifique:

Mais conteúdos dessa disciplina