Buscar

Aula 1 Aluno

Prévia do material em texto

Aula 1
Tema: Introdução à disciplina Ciência Política
Objetivos:
O aluno deverá ser capaz de:
1 – compreender de forma geral o Plano de Ensino da Disciplina “Ciência Política”, quais os seus objetivos e a maneira como a disciplina será ministrada no decorrer do período;
2 – perceber que o conteúdo ministrado na disciplina “Ciência Política” conecta-se com os conteúdos das demais disciplinas de fundamentos, bem como com o conteúdo das disciplinas de Direito Constitucional, mantendo com todas elas diálogo permanente, que o auxiliarão na formação de uma visão plural e crítica dos fenômenos sociais e jurídicos;
3 – diferenciar os conceitos de “política” e “politicagem”, associando este último a fenômenos como corrupção e nepotismo;
4 – relacionar o fenômeno político com exercício do poder e com a busca do bem- comum.
Estrutura do Conteúdo
A matéria desta Aula 1 será apresentada com base nos conteúdos estabelecidos pelo Livro Didático de Ciência Política até o item 1.1 (inclusive) do Capítulo I, da Unidade I. Como já deve ter percebido no decorrer do primeiro período, é importante que você estude com anterioridade os conteúdos que lhe serão ministrados antes mesmo que ele venha a ser apresentado pelo seu professor. Isso propiciará um melhor desempenho nas aulas e, principalmente, garantirá seu bom rendimento nas aulas e nas avaliações.
Tópicos:
A política e seus pontos essenciais – Mesmo que “política” seja um conceito difícil de expressar, como veremos, é possível se estabelecer alguns pontos que a delineiam. Trata-se de uma atividade pela qual interesses divergentes podem ser reconciliados em prol do bem-estar e da sobrevivência de toda comunidade. Nos dias de hoje, costumamos relacionar o desenvolvimento político de um determinado grupo com o grau de participação que os cidadãos têm nas decisões que afetam a vida comunitária.
A “politicagem” como degradação da “política” - Embora a política seja o meio por excelência pelo qual o grupo social atinge seus interesses, uma forma equivocada de se entender o conceito vem sendo utilizada com o intuito de neutralizar os poderes da cidadania e atender os interesses privados de poucos. Por esta razão, faz-se importante definir o conceito de política em detrimento de suas formas degradadas, posicionando a vontade do cidadão no centro da vida comunitária.
Relação entre política e poder – Se a política não pode ser compreendida sem que entendamos o conceito de poder, é possível afirmar que este consiste na habilidade dos indivíduos ou grupos fazerem valer os próprios interesses ou as próprias preocupações, mesmo diante da resistência de outras pessoas. Sabemos que por vezes, o exercício do poder envolve o emprego direto da força, mas a força daí emanada costuma-se considerar ilegítima. O “poder legítimo” é aquele exercido sob o consentimento daqueles a quem cumpre seguir as prescrições estabelecidas. Este tipo de poder, costuma-se denominar de “autoridade”.
Recursos Físicos
Quadro, Pincel, Datashow, internet para pesquisas.
Aplicação: Articulação teoria e prática:
Em reportagem constante em http://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2012/06/20/201cdesinteresse-por-
politica-ameaca-a-democracia201d, o filósofo francês Francis Wolff, um ardoroso defensor da democracia, afirmou que um de seus alvos no estudo da política é exatamente o “apolitismo”. Em sua opinião, o desinteresse dos cidadãos pela política ameaça a democracia, ao fomentar entre outros males a ação do que chama de “políticos profissionais”. Livre de cobranças, esse grupo teria o hábito de aprovar ou impor medidas descoladas das verdadeiras necessidades e desejos dos cidadãos. Por isso, para o filósofo, o apolitismo, seria a recusa dos cidadãos, explícita ou implícita, em participar da vida da comunidade política e das escolhas que essa comunidade faz, ou seja, seria o desinteresse pela coisa pública.
Diante do texto acima e, de acordo com o que você apreendeu da leitura referente à
Aula 1, responda:
a) A verdadeira concepção de “política” se coaduna com o desinteresse da coisa
pública pela cidadania?
Temos governantes que só prometem e não atendem a necessidade da população, Embora a política seja o meio por excelência pelo qual o grupo social atinge seus interesses, uma forma equivocada de se entender o conceito vem sendo utilizada com o intuito de neutralizar os poderes da cidadania e atender os interesses privados de poucos. Por esta razão, faz-se importante definir o conceito de política em detrimento de suas formas degradadas, posicionando a vontade do cidadão no centro da vida comunitária.
b) Estaria correta a afirmação do filósofo Francis Wolff quando afirma que “o desinteresse dos cidadãos pela política ameaça a democracia”? Justifique sua resposta.
Sim, É possível que o cidadão nem perceba que, quando ele procura "viver em paz", sem intrometer-se nos temas públicos, a política acaba se tornando um campo exclusivo dos "políticos profissionais". E ACONTECENDO A CRISE POLITICA EM NOSS SOCIEDADE, Como estão distantes do povo, esses políticos tendem a tomar medidas tecnicistas, orientadas por critérios técnicos, sem levar em consideração as opiniões, os interesses e as vontades da população. No dia a dia, o cidadão não se dá conta disso. Só percebe quando os políticos baixam alguma medida que realmente o prejudica.
Considerações adicionais:
Para enriquecer seus conhecimentos acerca dos temas estudados, sugerimos, como leitura complementar, as seguintes obras:
BONAVIDES, Paulo. Curso de direito constitucional. São Paulo: Ed. Malheiros,
1997.
STRECK, Lenio Luiz; MORAIS, José Luis Bolzan de. Ciência Política e Teoria Geral do Estado. 3ª ed. Porto Alegre: Editora Livraria do Advogado, 2003.

Continue navegando