Buscar

Palestra_Cibele_Figueiredo_-_Registro_de_candidaturas_

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Clique para adicionar texto
*
*
*
TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE PERNAMBUCO
SECRETARIA JUDICIÁRIA
REGISTRO DE CANDIDATOS
ELEIÇÕES 2012 
*
*
*
1. DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
DATA DA ELEIÇÃO: dia 7 de outubro de 2012. 
CARGOS: Prefeito, Vice - Prefeito e Vereador
REGRAS APLICADAS AO PROCESSO ELEITORAL MUNICIPAL
1.	A eleição do Prefeito importará a do candidato a Vice-Prefeito com ele registrado (AUTUAÇÃO EM SEPARADO, JULGAMENTO CONJUNTO – A INELEGIBILIDADE DE UM DOS CANDIDATOS NÃO ATINGE O OUTRO, MAS INDEFERE A CHAPA).
2.	 Será considerado eleito Prefeito o candidato que obtiver a maioria dos votos, não computados os em branco e os nulos 
( POSSIBILIDADE DE 2º TURNO NOS MUNICIÍPIOS COM MAIS DE 200 MIL ELEITORES).
3.	PODEM PARTICIPAR: Poderá participar das eleições o partido político que, até 7 de outubro de 2011, tenha registrado seu estatuto no Tribunal Superior Eleitoral e tenha, até a data da convenção, órgão de direção constituído no Município, devidamente anotado no Tribunal Regional Eleitoral competente.
	
*
*
*
2. DAS CONVENÇÕES PARTIDÁRIAS SOBRE ESCOLHA DE CANDIDATOS
PERÍODO: de 10 a 30 de junho de 2012, obedecidas as normas estabelecidas no estatuto partidário, encaminhando-se a respectiva ata digitada, devidamente assinada, ao juízo eleitoral competente (A ATA DEVE SER REGISTRADA EM LIVRO PRÓPRIO, ABERTO E RUBRICADO PELA JUSTIÇA ELEITORAL). 
IMPUGNAÇÃO A CONVENÇÃO: A CONVENÇÃO É REALIZADA RESPEITANDO AS REGRAS DO ESTATUTO DO PARTIDO, SENDO PASSÍVEL DE IMPUGNAÇÃO PELOS PRÓPRIOS FILIADOS.
*
*
*
OMISSÃO DO ESTATUTO SOBRE ESCOLHA DE CANDIDATOS E FORMAÇÃO DE COLIGAÇÕES: Em caso de omissão do estatuto sobre normas para escolha e substituição dos candidatos e para a formação de coligações, caberá ao órgão de direção nacional do partido político estabelecê-las, publicando-as no Diário Oficial da União até 10 de abril de 2012 e encaminhando-as ao Tribunal Superior Eleitoral antes da realização das convenções. 
PARTIDOS QUE PUBLICARAM NORMAS SUPLEMENTARES: 
PSL, DEM, PC do B, PDT, PR, PSC, PSDB, PPS.
*
*
*
LOCAL DA CONVENÇÃO: poderão usar gratuitamente prédios públicos, responsabilizando-se por danos causados com a realização do evento (COMUNICAR POR ESCRITO AO RESPONSÁVEL PELO LOCAL, COM ANTECEDÊNCIA MÍNIMA DE 72 HORAS)
DO NÚMERO DOS CANDIDATOS E DAS LEGENDAS PARTIDÁRIAS: Aos partidos políticos fica assegurado o direito de manter os números atribuídos à sua legenda na eleição anterior, e aos candidatos, nesta hipótese, o direito de manter os números que lhes foram atribuídos na eleição anterior, para o mesmo cargo.( OS DETENTORES DE MANDATO DE VEREADOR, QUE NÃO QUEIRAM FAZER USO DA PRERROGATIVA, PODERÃO REQUERER NOVO NÚMERO AO ÓRGÃO DE DIREÇÃO DE SEU PARTIDO, INDEPENDENTEMENTE DO SORTEIO).
*
*
*
AOS CANDIDATOS DE PARTIDOS POLÍTICOS RESULTANTES DE FUSÃO, SERÁ PERMITIDO:
I – manter os números que lhes foram atribuídos na eleição anterior, para o mesmo cargo, desde que o número do novo partido político coincida com aquele ao qual pertenciam;
II – manter, para o mesmo cargo, os 3 dígitos finais dos números que lhes foram atribuídos na eleição anterior, quando o número do novo partido político não coincidir com aquele ao qual pertenciam e desde que outro candidato não tenha preferência sobre o número que vier a ser composto. 
*
*
*
IDENTIFICAÇÃO NUMÉRICA: A identificação numérica dos candidatos será feita mediante a observação dos seguintes critérios: 
PARTIDOS ISOLADOS 
I – os candidatos ao cargo de Prefeito concorrerão com o número identificador do partido político ao qual estiverem filiados; 
II – os candidatos ao cargo de Vereador concorrerão com o número do partido ao qual estiverem filiados, acrescido de 3 algarismos à direita. 
*
*
*
COLIGAÇÕES
 Na eleição de Prefeito, serão registrados com o número da legenda do respectivo partido e, na eleição para o cargo de Vereador, com o número da legenda do respectivo partido, acrescido do número que lhes couber. 
DELIBERAÇÕES CONTRÁRIAS AS NORMAS PARTIDÁRIAS: Se, na deliberação sobre coligações, A CONVENÇÃO PARTIDÁRIA DE NÍVEL INFERIOR SE OPUSER ÀS DIRETRIZES LEGITIMAMENTE ESTABELECIDAS PELO ÓRGÃO DE DIREÇÃO NACIONAL, NOS TERMOS DO RESPECTIVO ESTATUTO, PODERÁ ESSE ÓRGÃO ANULAR A DELIBERAÇÃO E OS ATOS DELA DECORRENTES.
*
*
*
COMUNICAÇÃO AO JUIZ: As anulações de deliberações dos atos decorrentes de convenção partidária, na condição acima estabelecida, deverão ser comunicadas aos juízos eleitorais. 
ESCOLHA DE NOVOS CANDIDATOS: Se da anulação decorrer a necessidade de escolha de novos candidatos, o pedido de registro deverá ser apresentado à Justiça Eleitoral nos 10 dias seguintes à deliberação sobre a anulação (VIDE REGRAS SUBSTITUIÇÕES).
*
*
*
3. COLIGAÇÃO PARTIDÁRIA
COLIGAÇÕES POSSÍVEIS: É facultado aos partidos políticos, dentro da mesma circunscrição, celebrar coligações para eleição majoritária, proporcional, ou para ambas, podendo, neste último caso, formar-se mais de uma coligação para a eleição proporcional dentre os partidos que integram a coligação para o pleito majoritário. 
EXEMPLO:
PARA PREFEITO E VICE-PREFEITO: unem-se os partidos A+B+C+D+E. 
PARA VEREADOR: unem-se os partidos A+B+C+D+E (chapão) ou concorrem ISOLADOS A / B / C / D / E; ou, ainda, formam PEQUENAS COLIGAÇÕES (AB), (CD) e E (isolado). 
*
*
*
COLIGAÇÃO ELEIÇÃO PROPORCIONAL: OS PARTIDOS SE UNEM PARA VEREADOR E NÃO LANÇAM CANDIDATO AO CARGO DE PREFEITO OU VICE-PREFEITO.
INSCRIÇÃO DE CANDIDATOS: Na chapa da coligação para as eleições proporcionais, podem inscrever-se candidatos filiados a qualquer partido político dela integrante. 
*
*
*
DENOMINAÇÃO: A coligação terá denominação própria, que poderá ser a junção de todas as siglas dos partidos políticos que a integram. A denominação da coligação não poderá coincidir, incluir ou fazer referência a nome ou a número de candidato, nem conter pedido de voto para partido político. O juiz eleitoral decidirá sobre denominações idênticas de coligações, observadas, no que couber, as regras constantes desta resolução relativas à homonímia de candidatos. 
 
PRERROGATIVAS: as mesmas prerrogativas e obrigações de partido político no que se refere ao processo eleitoral, devendo funcionar como um só partido político no relacionamento com a Justiça Eleitoral e no trato dos interesses interpartidários . 
*
*
*
Durante o período compreendido entre a data da convenção e o termo final do prazo para a impugnação do registro de candidatos, o partido político coligado somente possui legitimidade para atuar de forma isolada no processo eleitoral quando questionar a validade da própria coligação.
*
*
*
NORMAS NA FORMAÇÃO DAS COLIGAÇÕES:
I – os partidos políticos integrantes da coligação devem designar um representante, que terá atribuições equivalentes às de Presidente de partido político, no trato dos interesses e na representação da coligação, no que se refere ao processo eleitoral; II – a coligação será representada, perante a Justiça Eleitoral, pela pessoa designada na forma do inciso anterior ou por até 3 delegados indicados ao Juízo Eleitoral pelos partidos políticos que a compõem. 
*
*
*
4. REGISTRO DE CANDIDATURA
DO NÚMERO DE CANDIDATOS A SEREM REGISTRADOS: Não é permitido o registro de um mesmo candidato para mais de um cargo eletivo. Cada partido político ou coligação poderá requerer registro de um candidato a prefeito, com seu respectivo vice. 
ELEIÇÕES PROPORCIONAIS: 
PARTIDO ISOLADO - Cada partido político poderá requerer o registro de candidatos para a Câmara Municipal até 150% (cento e cinquenta por cento) do número de lugares a preencher. 
COLIGAÇÃO: No caso de coligação para as eleições proporcionais, independentemente do número de partidos políticos que a integrem, poderão ser registrados candidatos até o dobro do número de lugares a preencher.
*
*
*
QUOTAS:
PERCENTUAL:
Do número de vagas requeridas, cada partido ou coligação preencherá o mínimo de 30% (trinta por cento) e o máximo de 70% (setenta por cento) para candidaturas de cada sexo . 
PERCENTUAL MINIMO: Na reserva de vagas, qualquer fração resultante será igualada a 1, no cálculo do percentual mínimo estabelecido para um dos sexos, e desprezada, no cálculo das vagas restantes para o outro sexo. 
*
*
*
VAGAS REMANESCENTES E SUBSTITUIÇÕES: Os percentuais tratados acima, também deverão ser observados para o preenchimento das vagas remanescentes, na substituição de candidatos . 
DO PEDIDO: Os partidos políticos e as coligações solicitarão ao juízo eleitoral competente o registro de seus candidatos até as 19 horas do dia 05 de julho de 2012.
*
*
*
QUEM PEDE:
PARTIDO ISOLADO
 O pedido será subscrito pelo presidente do diretório nacional ou regional, ou da respectiva comissão diretora provisória, ou por delegado autorizado.
COLIGAÇÃO
 Na hipótese de coligação, o pedido de registro dos candidatos deverá ser subscrito pelos presidentes dos partidos políticos coligados, ou por seus delegados, ou pela maioria dos membros dos respectivos órgãos executivos de direção, ou por representante da coligação.
*
*
*
DO PEDIDO FEITO PELO CANDIDATO: deverá ser feito no prazo máximo de 48 horas seguintes à publicação do edital ou lista de candidatos.
MEIO MAGNÉTICO: apresentado em meio magnético (candex) acompanhado das vias impressas do DRAP
(DEMONSTRATIVO DE REGULARIDADE DE ATOS PARTIDÁRIOS) E DO RRC (REQUERIMENTO DE REGISTRO DE CANDIDATO).
DOCUMENTOS DO DRAP: cópia da ata, digitada e assinada prova de registro no TSE, prova órgão de direção na circunscrição do pleito.
*
*
*
FORMULÁRIO DRAP CASO NÃO TENHA A PRESENTADO: caso o partido político ou a coligação não tenha apresentado o formulário demonstrativo de regularidade de atos partidários (DRAP), o respectivo representante será intimado, para fazê-lo no prazo de 72 horas;
APRESENTADO O DRAP: APRESENTADO O DRAP, SERÁ FORMADO O PROCESSO PRINCIPAL.
NOVIDADE! O subscritor do pedido deverá informar no sistema candex o número do seu título de eleitor.
*
*
*
 informações que devem ser preenchidas: 
 
I– nome e sigla do partido político;
II – na hipótese de coligação, seu nome e siglas dos partidos políticos que a compõem;
III– data da(s) convenção(ões);
IV – cargos pleiteados;
V – na hipótese de coligação, nome de seu representante e de seus delegados;
VI – endereço completo e telefones, inclusive de fac-símile;
VII – lista dos nomes, números e cargos pleiteados pelos candidatos;
*
*
*
VIII– valores máximos de gastos que o partido político fará por cargo eletivo em cada eleição a que concorrer, observando-se que:
a) no caso de coligação, cada partido político que a integra fixará o seu valor máximo de gastos; 
art. 24. a via impressa do formulário demonstrativo de regularidade de atos partidários (DRAP) deve ser apresentada com a cópia da ata, digitada, da convenção. 
*
*
*
ATENÇÃO! texto lei 9.504/97- alterado pela lei 11.300/06)- 
 
 A cada eleição caberá à lei, observadas as peculiaridades locais, fixar até 10 de junho de cada ano eleitoral o limite dos gastos de campanha para os cargos em disputa; não sendo editada lei até a data estabelecida, caberá a cada partido político fixar o limite de gastos, comunicando à justiça eleitoral, que dará a essas informações ampla publicidade.
*
*
*
FORMULÁRIO RRC: 
 I – autorização do candidato ;
II - número de fac-símile no qual o candidato receberá intimações, notificações e comunicados da justiça eleitoral ;
III – dados pessoais: título de eleitor, nome completo, data de nascimento, unidade da federação e município de nascimento, nacionalidade, sexo, estado civil, número da carteira de identidade com órgão expedidor e unidade da federação, número de registro no cadastro de pessoa física (cpf) e números de telefone;
IV– dados do candidato: partido político, cargo pleiteado, número do candidato, nome para constar da urna eletrônica, se é candidato à reeleição, qual cargo eletivo ocupa e a quais eleições já concorreu.
*
*
*
DOCUMENTOS:
I – declaração atual de bens, preenchida no sistema candex e assinada pelo candidato na via impressa pelo sistema; 
II – certidões criminais fornecidas pela justiça federal e estadual de 1º e 2º graus onde o candidato tenha o seu domicílio eleitoral; Pelos tribunais competentes quando os candidatos gozarem de foro especial.
III– fotografia recente do candidato, obrigatoriamente digitalizada e anexada ao candex, preferencialmente em preto e branco, observado o seguinte; 
*
*
*
a) dimensões: 5 x 7cm, sem moldura;
b) papel fotográfico: fosco ou brilhante;
c) cor de fundo: uniforme, preferencialmente branca;
d) características: frontal (busto), trajes adequados para
fotografia oficial e sem adornos, especialmente aqueles que tenham conotação de propaganda eleitoral ou que induzam ou dificultem o reconhecimento pelo eleitor;
 se a fotografia não estiver nos moldes exigidos, o juiz determinará a apresentação de outra, e, caso não seja suprida a falha, o registro deverá ser indeferido.
*
*
*
IV– Comprovante de escolaridade; a ausência do comprovante de escolaridade poderá ser suprida por declaração de próprio punho, podendo a exigência de alfabetização do candidato ser aferida por outros meios, desde que individual e reservadamente.
VI– ( lei 12.034/09 ) As propostas defendidas pelos candidatos aos cargos majoritários, deverão ser entregues em uma via impressa e outra digitalizada e anexada ao candex.
VII - Cópia documento de identificação.
*
*
*
Prova da filiação partidária, à inexistência de crimes eleitorais quitação eleitoral e domicilio serão aferidas com base nas informações constantes dos bancos de dados da Justiça Eleitoral. 
certidões de objeto e pé: quando as certidões criminais forem positivas, o requerimento de registro de candidatura (RRC) também deverá ser instruído com as respectivas certidões de objeto e pé atualizadas de cada um dos processos indicados.
apresentação das certidões criminais e de objeto e pé: deverão ser apresentadas em uma via impressa e outra digitalizada e anexada ao candex
*
*
*
5. QUITAÇÃO ELEITORAL
(LEI 12.034/09 ) ABRANGÊNCIA DA QUITAÇÃO ELEITORAL: abrangerá exclusivamente a plenitude do gozo dos direitos políticos, o regular exercício do voto, o atendimento a convocações da justiça eleitoral para auxiliar os trabalhos relativos ao pleito, a inexistência de multas aplicadas, em caráter definitivo, pela justiça eleitoral e não remitidas, e a apresentação regular de contas de campanha eleitoral
para fins de expedição da certidão de quitação eleitoral, serão considerados quites aqueles que :
i – condenados ao pagamento de multa, tenham, até a data da formalização do seu pedido de registro de candidatura, comprovado o pagamento ou o parcelamento da dívida regularmente cumprido; 
*
*
*
II. – pagarem a multa que lhes couber individualmente, excluindo-se qualquer modalidade de responsabilidade solidária, mesmo quando imposta concomitantemente com outros candidatos e em razão do mesmo fato.
RELAÇÃO DOS DEVEDORES DE MULTA ELEITORAL: a justiça eleitoral enviará aos partidos políticos, na respectiva circunscrição, até 5 de junho de 2010, a relação de todos os devedores de multa eleitoral, a qual embasará a expedição das certidões de quitação eleitoral.
PARCELAMENTO DE DÍVIDA: a justiça eleitoral observará, no parcelamento da dívida, as regras de parcelamento previstas na legislação tributária federal.
*
*
*
 ( LEI 12.034/09 ) ACESSO AOS DOCUMENTOS DE REGISTRO DE CANDIDATURA - 
 Os formulários e todos os documentos que acompanham o pedido de registro são públicos e podem ser livremente consultados pelos interessados, que poderão obter cópia de suas peças, respondendo pelos respectivos custos e pela
utilização que derem aos documentos recebidos
*
*
*
DILIGÊNCIA:. havendo qualquer falha ou omissão no pedido de registro, que possa ser suprida pelo candidato, partido político ou coligação, o juiz converterá o julgamento em diligência para que o vício seja sanado, no prazo de 72 horas, contado da respectiva intimação por fac-símile.
*
*
*
6. SUBSTITUIÇÃO DE CANDIDATOS E 
CANCELAMENTO DO REGISTRO
CANCELAMENTO REGISTRO: O partido político poderá requerer, até a data da eleição, o cancelamento do registro do candidato que dele for expulso, em processo no qual seja assegurada ampla defesa, com observância das normas estatutárias. 
SUBSTITUIÇÃO: É facultado ao partido político ou à coligação substituir candidato que tiver seu registro indeferido, inclusive por inelegibilidade, cancelado, ou cassado, ou, ainda, que renunciar ou falecer após o termo final do prazo do registro.
 PRAZO: A escolha do substituto se fará na forma estabelecida no estatuto do partido político a que pertencer o substituído, devendo o pedido de registro ser requerido até 10 dias contados do fato ou da notificação do partido da decisão judicial que deu origem à substituição.
*
*
*
ESCLARECIMENTOS: na hipótese da substituição, caberá ao partido político e/ou coligação do substituto dar ampla divulgação ao fato para esclarecimento do eleitorado, sem prejuízo da divulgação também por outros candidatos, partidos políticos e/ou coligações e, ainda, pela Justiça Eleitoral, inclusive nas próprias seções eleitorais, quando determinado ou autorizado pela autoridade eleitoral competente. Nas eleições proporcionais, a substituição só se efetivará se o novo pedido for apresentado até o dia 8 de agosto de 2012.
RENÚNCIA: O ato de renúncia, datado e assinado, deverá ser expresso em documento com firma reconhecida por tabelião ou por duas testemunhas, e o prazo para substituição será contado da publicação da decisão que a homologar. 
*
*
*
ANULACAO DA CONVENÇÃO: Recebida a comunicação de que foi anulada a deliberação sobre coligações e os atos dela decorrentes, o juiz eleitoral deverá, de ofício, cancelar todos os pedidos de registro, para as eleições majoritárias e proporcionais, que tenham sido requeridos pela coligação integrada pelo respectivo partido político comunicante. Os juízes eleitorais deverão, de ofício, cancelar automaticamente o registro de candidato que venha a renunciar ou falecer, quando tiverem conhecimento do fato. 
*
*
*
FLUXOGRAMA DO PROCESSAMENTO DO PEDIDO DE REGISTRO DE CANDIDATURA NO TRE
1.PROTOCOLADO O PEDIDO DE REGISTRO ( DRAP e RRC ) 
Leitura dos arquivos magnéticos gerados pelo sistema CANDex
2.EMISSÃO DE RECIBO ( para o partido ou coligação )
3. ENCAMINHAMENTO DOS DADOS À RECEITA FEDERAL ( para fornecimento do CNPJ )
*
*
*
4. AUTUAÇÃO DOS PROCESSOS
AUTUAÇÃO DO DRAP + DOCUMENTOS (Processo principal – um só protocolo)
AUTUAÇÃO RRC + DOCUMENTOS ( vinculados ao processo principal – certificar o número do processo principal e, oportunamente o resultado do julgamento daquele processo) 
OBSERVAÇÃO:
AUTUAÇÃO DOS PROCESSOS DE PREFEITO E VICE-PREFEITO (apensados, analisados e julgados em conjunto – apensamento subsistirá ainda que exista eventual recurso ) 
*
*
*
5. PUBLICAÇÃO DO PRIMEIRO EDITAL ( ATÉ 8/7 )
no Diário da Justiça Eletrônico ou afixar no cartório;
abertura do prazo de 05 dias para impugnação. Da publicação, correrá o prazo de 48 horas para o candidato escolhido em convenção requerer individualmente o registro de sua candidatura 
6. PUBLICAÇÃO DO SEGUNDO EDITAL ( RRCI )
No Diário da Justiça Eletrônico ( após decorrido às 48 horas do primeiro edital )
publicação para impugnação aos pedidos individuais, caso exista pedido individual 
*
*
*
7. DECORRIDO O PRAZO DE IMPUGNAÇÃO
cartório deverá informar:
DRAP 
I – a comprovação da situação jurídica do partido político na
circunscrição;
II – a legitimidade do subscritor para representar o partido político ou coligação;
III – a indicação dos valores máximos de gastos fixados pelos partidos.
RRC
I – a regularidade do preenchimento do formulário Requerimento de Registro de Candidatura (RRC);
II – a regularidade da documentação do candidato.
*
*
*
8. HAVENDO IMPUGNAÇÃO
8.1.PARTES LEGÍTIMAS: qualquer candidato, a partido político, a coligação ou ao Ministério Público.
AÇÃO DO MPE: A impugnação por parte do candidato, do partido político ou da coligação não impede a ação do Ministério Público no mesmo sentido.
CIDADÃO – NOTÍCIA DE INELEGIBILIDADE. MESMO PRAZO DA IMPUGNAÇÃO
NÃO PODE IMPUGNAR
Não poderá impugnar o registro de candidato o representante do Ministério Público que, nos 2 anos anteriores, tenha disputado cargo eletivo, integrado diretório de partido político ou exercido atividade político – partidária. 
*
*
*
8.2. JUNTADA DA IMPUGNAÇÃO
O CARTÓRIO procederá a juntada da impugnação, aos auto do pedido de registro do candidato; em sendo notícia de inelegibilidade, O CARTÓRIO procederá a juntada ao autos do pedido de registro do candidato e remeterá a segunda via ao MPE. No que couber, será adotado na instrução da notícia de inelegibilidade o procedimento previsto para as impugnações.
8.3. PETIÇÃO DE IMPUGNAÇÃO APRESENTAR:
PROVAS E TESTEMUNHAS:especificar os meios de prova e arrolar testemunhas até o máximo de seis.
*
*
*
8.4.CONTESTAÇÃO
QUANDO: após o prazo de 05 dias da impugnação 
QUEM: o candidato, o partido político ou a coligação
COMO: notificação por fac-símile
PRAZO no prazo de 7 dias,
PARA: contestar a impugnação ou se manifestar sobre a notícia de inelegibilidade, juntar documentos, indicar rol de testemunhas ( seis ) e requerer a produção de outras provas, inclusive documentais, que se encontrarem em poder de terceiros, de repartições públicas ou em procedimentos judiciais ou administrativos, salvo os processos que estiverem tramitando em segredo de justiça
*
*
*
8.5.INQUIRIÇÃO DE TESTEMUNHAS:
MATÉRIA DE FATO: Decorrido o prazo para contestação, se não se tratar apenas de matéria de direito, e a prova protestada for relevante, o juiz designará os 4 dias seguintes para inquirição das testemunhas do impugnante e do impugnado, as quais comparecerão por iniciativa das partes que as tiverem arrolado, após notificação. As testemunhas do impugnante e do impugnado serão ouvidas em uma só assentada 
*
*
*
8.6.DILIGÊNCIAS:
 Nos 5 dias subsequentes, o juiz procederá a todas as diligências que determinar, de ofício ou a requerimento das partes. No mesmo prazo, o juiz poderá ouvir terceiros referidos pelas partes ou testemunhas, como conhecedores dos fatos e das circunstâncias que possam influir na decisão da causa.. Quando qualquer documento necessário à formação da prova se achar em poder de terceiro, o juiz poderá, ainda, no mesmo prazo de 5 dias, ordenar o respectivo depósito Se o terceiro, sem justa causa, não exibir o documento, ou não comparecer a juízo, poderá o juiz mandar prendê-lo e instaurar processo por crime de desobediência.
 
*
*
*
8.7. ALEGAÇÕES FINAIS:
 encerrado o prazo da dilação probatória, as partes, inclusive o Ministério Público, poderão apresentar alegações no prazo comum de 5 dias, sendo os autos conclusos ao juiz, no dia imediato, para julgamento 
9. HOMONÍMIAS
 as questões referentes a homonímias serão processadas nos próprios autos dos processos individuais dos candidatos.
10.DO JULGAMENTO DOS PEDIDOS DE REGISTRO PERANTE OS JUÍZES ELEITORAIS
PRAZO: O pedido de registro, com ou sem impugnação, será julgado no prazo de 3 dias após a conclusão dos autos ao juiz, independentemente de publicação de pauta . 
*
*
*
PROCESSO PRINCIPAL: 
O julgamento do processo principal (DRAP) precederá ao dos processos individuais de registro de candidatura, devendo o resultado daquele ser certificado nos autos destes.
PROCESSOS DOS CANDIDATOS:
CANDIDATOS MAJORITÁRIOS: Os processos dos candidatos às eleições majoritárias deverão ser julgados conjuntamente, com o exame individualizado de cada uma das candidaturas, e o registro da chapa somente será deferido se todos os candidatos forem considerados aptos, não podendo ser deferido o registro sob condição. 
*
*
*
INDEFERIMENTO DA CHAPA: Se o juiz indeferir o registro da chapa, deverá especificar qual dos candidatos não preenche as exigências legais e apontar o óbice existente, podendo o candidato, o partido político ou a coligação, por sua conta e risco, recorrer da decisão ou, desde logo, indicar substituto ao candidato que não for considerado apto.
INDEFERIMENTO DE OFÍCIO:
O pedido de registro será indeferido, ainda que não tenha havido impugnação, quando o candidato for inelegível ou não atender a qualquer das condições de elegibilidade.
*
*
*
JULGAMENTO EM UMA SÓ DECISÃO:
 O pedido de registro do candidato, a impugnação, a notícia de inelegibilidade e as questões relativas a homonímia serão julgados em uma só decisão.
PUBLICAÇÃO DA SENTENÇA: publicada a sentença, passará a correr dessa data o prazo para a interposição dos recursos cabíveis.
NOTIFICAÇÃO DO RECURSO: O recorrido será notificado por fac-símile, para apresentar contrarrazões, no prazo de 3 dias.
*
*
*
REMESSA DOS AUTOS AO TRE: Apresentadas as contrarrazões ou transcorrido o respectivo prazo, e dispensado o juízo prévio de admissibilidade do recurso, os autos serão remetidos ao Tribunal Regional Eleitoral imediatamente, inclusive por portador, correndo as despesas do transporte, nesse último caso, por conta do recorrente 
RECURSO E CONTRARAZÕES POR FAC-SIMILE: Os recursos e as respectivas contrarrazões poderão ser enviados por fac-símile, dispensado o envio dos originais.
11. PUBLICAÇÃO DA RELAÇÃO DE CANDIDATOS
*
*
*
DIÁRIO DE JUSTIÇA ELETRÔNICO OU AFIXAR NOCARTÓRIO: Após decidir os pedidos de registro, os Juízes Eleritorais publicarão no Diário de Justiça Eletrônico ou determinarão a afixação da relação dos nomes dos candidatos e respectivos números com os quais concorrerão nas eleições, inclusive daqueles cujos pedidos indeferidos se encontrem em grau de recurso.
 A publicação a que se refere o item acima, se dará por ocasião do fechamento do Sistema de Candidaturas.
*
*
*
12.DA AUDIÊNCIA DE VERIFICAÇÃO E VALIDAÇÃO DE DADOS E FOTOGRAFIA
NOTIFICAÇÃO:decididos todos os pedidos de registro, os partidos políticos, as coligações e os candidatos serão notificados, por edital, publicado no diário de justiça eletrônico ou afixado no cartório, para a audiência de verificação das fotografias e dos dados que constarão da urna eletrônica.
PROCURADOR: o candidato poderá nomear procurador para os fins desta verificação, devendo a procuração ser individual e conceder poderes específicos para a validação dos dados, dispensado o reconhecimento de firma.
*
*
*
DADOS A SEREM VALIDADOS: os dados sujeitos à validação são os seguintes: o nome para urna, o cargo, o número, o partido, o sexo e a fotografia.
REJEIÇÃO DE DADOS: na hipótese de rejeição de quaisquer dos dados o candidato ou seu procurador será intimado na audiência para apresentar, no prazo de 2 dias, os dados a serem alterados, em petição que será submetida à apreciação do juiz.
*
*
*
ALTERAÇÃO DA FOTO: a alteração da fotografia somente será requerida quando constatado que a definição da foto digitalizada poderá dificultar o reconhecimento do candidato, devendo ser substituída no prazo e nos moldes já anteriormente previstos. se o novo dado não atender aos requisitos previstos nesta resolução, o requerimento será indeferido, permanecendo o candidato com o anteriormente apresentado. o não comparecimento dos interessados ou de seus
representantes implicará aceite tácito, não podendo ser suscitada questão relativa a problemas de exibição em virtude da má qualidade da foto apresentada. da audiência de verificação será lavrada ata, consignando as ocorrências e manifestações dos interessados.
*
*
*
Observações importantes
MINISTÉRIO PÚBLICO ELEITORAL:
Vista dos processos de registro de candidaturas- TRE adotou que o prazo será de 48 horas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais