Buscar

AV2 - LOGÍSTICA E DISTRIBUIÇÃO

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: CCE0245_AV2_» LOGÍSTICA E DISTRIBUIÇÃO
	Tipo de Avaliação: AV2
	
	Professor:
	ALTAIR FONTES
	
	Nota da Prova: 5,5 de 8,0  
	
	 1a Questão (Ref.: 201301959449)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	De acordo com o autor Meindl (2006) a cadeia de suprimentos é uma seqüência de processos e fluxos que acontecem dentre e entre os diferentes estágios da cadeia, e que se combinam para atender à necessidade de um cliente por um produto Há duas maneiras de visualizar esses processos: visão cíclica e visão push/pull.Comente sobre essas duas visões mencionadas anteriormente:
		
	
Resposta: A visão cíclica correspondente exatamenta a um ciclo do produto consumido, onde a mercadoria passa dentre as diversas etapas: aquisição de matéria-prima, processo de fabricação, transporte do material para o mercado consumidor e consumo final da mercadoria e após este estágil, alguns produtos permitem que todo este ciclo recomesse novamente, ou seja, o produto podem ser reutilizado, passando novamente por todas ou parte das etapas mencionadas, seria basicamente uma reciclagem do material.
	
Gabarito: Visão Cíclica dos Processos de Cadeia de Suprimentos. Dados os cinco estágios de uma cadeia de suprimentos (clientes, varejistas, distribuidores, fabricantes e fornecedor), todos os processos de cadeia podem ser desmembrados nos seguintes ciclos de processos, segundo o autor Meindl (2006): a) ciclo de pedido do cliente; b) ciclo de reabastecimento; c) ciclo de fabricação; d) ciclo de suprimentos. Visão Push/Pull nos Processos da Cadeia de Suprimentos Nos processos Pull, a execução é iniciada em resposta aos pedidos do cliente. Os processos Push são aqueles executados em antecipação aos pedidos dos clientes. No período de execução do processo Pull, a demanda é conhecida com certeza. No período de execução do processo Push, a demanda não é conhecida e deve ser prevista.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301450207)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	Explique o conceito geral de Distribuição.
		
	
Resposta: Distribuição pode ser definido pela dispersão do produto pelo mercado, ou seja, a mercadoria após sua produção final e estando pronta para o consumo, irá atingir diversos mercados consumidores em diferentes regiões e a essa dispersão da-se o nome de Distribuição.
	
Gabarito: Responsabilidade de entregar em condições ideais os produtos acabados ou semiacabados a partir das fábricas ou das instalações logísticas para clientes intermediários (varejistas e outros distribuidores) ou ainda para os clientes finais.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301378109)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	É um fornecedor de serviços logísticos especializado em gerenciar e executar todas as fases das atividades logísticas nas várias fases da cadeia de abastecimento de seus clientes, agregando valor aos produtos dos mesmos, e que tenha competência para prestar simultaneamente serviços nas três atividades básicas de controle de estoques, armazenagem e gestão de transportes. Esta afirmativa refere-se ao:
		
	 
	Operador Logístico.
	
	Varejista.
	
	Atacadista.
	
	Distribuidor.
	
	Transportador.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301311382)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Qual das funções a seguir NÃO pode ser exercida por um profissional em Logística?
		
	
	Controlar a distribuição interna de materiais
	
	Coordenar a expedição de materiais
	
	Gerenciar o almoxarifado
	 
	Gestão de Recursos Humanos
	
	Gestão de Recusros Materiais
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201301450393)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	No que tange às diferentes classificações de Demanda, os produtos que apresentam este tipo de comportamento tornam a sua projeção de vendas bastante difícil.
		
	
	Demanda Derivada
	
	Demanda em Declínio
	 
	Demanda Irregular
	
	Demanda Negativa
	 
	Demanda Latente
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201301486305)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O processo de segmentação requer que sejam identificados os fatores que afetam as decisões de compras dos consumidores. Dentre os fatores abaixo, há uma única opção FALSA quanto aos atributos desses fatores. identifique-a.
		
	 
	Inacessível
	
	Estável
	
	Mensurável
	
	Identificável
	
	Rentável
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201301486739)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Em relação à técnica de armazenagem, considere as seguintes sentenças:
I    -  A armazenagem normalmente não gera  impacto direto nos custos do negócio como um todo, pois assimila pequena parcela dos custos logísticos considerados na cadeia de suprimentos
II   -  Dá-se o nome de movimentação de materiais a todo o fluxo de materiais para fora  da empresa
III  -  A movimentação pode ser horizontal, vertical  ou inclinada
IV  -  A definição pela armazenagem é uma decisão estratégica que passa por um amplo planejamento, considerando as necessidades e o nível de serviço que se deseja oferecer ao cliente.
Assinale as sentenças verdadeiras (V) e falsas (F)
		
	
	V, F, F, F
	
	V, V, V, V
	
	F, V, V, F
	 
	F, F, F, V
	
	V, F, F, V
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201301379543)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A flexibilidade operacional pode ser definida como a capacidade da empresa de lidar com solicitações extraordinárias de serviço dos clientes. Com isso, pode-se afirmar que a competência logística está diretamente relacionada com a maneira como são tratadas circunstâncias inesperadas. Assinale a única questão que NÃO representa um acontecimento típico que exige uma operação flexível:
		
	
	Apoio para programas específicos de marketing e vendas.
	 
	Atendimento dos pedidos programados dos clientes.
	
	Retirada de produtos do mercado.
	
	Introdução de novos produtos.
	
	Modificações em acordos de serviço básicos.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201301843353)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Um dos critérios de avaliação de estoque é o PEPS, que é o:
		
	
	Primeiro a entrar e último a sair
	
	Último a sair e último a sair
	
	Último a entrar último a sair
	
	Último a entrar e o primeiro a sair
	 
	Primeiro a entrar e o primeiro a sair
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201301952861)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	As aplicações de Tecnologia da Informação (TI) (Ex. Roteirizadores, EDI, GPS, CRM) permitem gerenciar de forma integrada e eficiente os diversos departamentos da logística, como
		
	
	estoques
	
	armazenagem
	
	compra
	 
	transporte
	
	processamento de pedidos

Continue navegando