Buscar

AV1 DIREITO AMBIENTAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: CCJ0012_AV1_201301484636 » DIREITO AMBIENTAL
	Tipo de Avaliação: AV1
	Aluno: 201301484636 - LUCAS BELTRAO DE ABREU
	Professor:
	ANDRE LUIS DA SILVA NASCIMENTO
	Turma: 9065/YJ
	Nota da Prova: 4,5 de 8,0  Nota do Trab.: 0    Nota de Partic.: 0  Data: 08/10/2015 16:30:19
	
	 1a Questão (Ref.: 201302245596)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Segundo o art. 225 da Constituição Federal, 'todos têm direito ao meio ambiente equilibrado, ...
		
	
	para o desenvolvimento urbano, inclusive habitação, saneamento básico urbanos e para promover a defesa permanente contra as calamidades públicas, especialmente as secas e as inundações'.
	
	destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social'.
	 
	bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações'.
	
	compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à universalidade da cobertura e do atendimento'.
	
	patrimônio cultural brasileiro os bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira'.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201302239480)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Assinale abaixo qual a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano que ocorreu de 05 a 16 de junho de 1972, com a participação de 113 Estados, que é considerada um marco do Direito Ambiental no âmbito internacional:
		
	
	Conferência de Londres
	
	Conferência de Bogotá
	
	Conferência de Paris
	 
	Conferência de Estocolmo
	
	Conferência de Palermo
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301762878)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A DECLARAÇÃO DE ESTOCOLMO SOBRE O AMBIENTE HUMANO (Estocolmo, junho/1972) que objetivou estabelecer uma visão global e princípios comuns, para servir de inspiração e orientação à humanidade, para a preservação e melhoria do ambiente humano, editou vinte e três princípios, dentre os quais esta questão destaca o enunciado dezessete, relativamente à intervenção estatal obrigatória: "Deve ser confiada às instituições nacionais competentes a tarefa de planificar, administrar e controlar a utilização dos recursos ambientais dos Estados, com o fim de melhorar a qualidade do meio ambiente". As opções de resposta reproduzem alguns incisos do art. 225 da Constituição Federal. Indique qual dos seguintes incisos do art. 225 da Constituição Federal se correlaciona diretamente com o referido verbete dezessete:
		
	
	Art. 225 da CF, Inciso VII - Proteger a fauna e a flora, vedadas, na forma da lei, as práticas que coloquem em risco sua função ecológica, provoque a extinção de espécies ou submetam os animais a crueldade.
	
	Art. 225 da CF, Inciso I - Preservar e restaurar os processos ecológicos essenciais e prover o manejo ecológico das espécies e ecossistemas.
	 
	Art. 225 da CF, Inciso IV - Exigir, na forma da lei, para instalação de obra ou atividade potencialmente causadora de significativa degradação do meio ambiente, estudo prévio de impacto ambiental, a que se dará publicidade.
	
	Art. 225 da CF, Inciso II - preservar a diversidade e a integridade do patrimônio genético do País e fiscalizar as entidades dedicadas à pesquisa e manipulação de material genético.
	
	Art. 225 da CF, Inciso VI - Promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização pública para a preservação do meio ambiente.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301720782)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Questão n. 35 X Exame de Ordem Unificado:
 Na perspectiva da tutela do direito difuso ao meio ambiente, o ordenamento constitucional exigiu o estudo de impacto ambiental para instalação e desenvolvimento de certas atividades. Nessa perspectiva, o estudo prévio de impacto ambiental está concretizado no princípio:
		
	 
	da precaução.
	
	da vedação ao retrocesso.
	
	do poluidor-pagador.
	
	da não-prevenção
	 
	da prevenção.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201301767797)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Para possibilitar a ampla proteção ambiental, a Constituição Federal previu diversas regras, dentre elas as regras de competência material ou administrativa e as regras de competência legislativa. Marque a resposta CORRETA sobre as regras de competência previstas nos seguintes artigos da Constituição Federal
I- CF, Art. 21, compete à União; IX - elaborar e executar planos nacionais e regionais de ordenação do território e de desenvolvimento econômico e social;
II- CF, Art. 23 - É competência comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios; III - proteger os documentos, as obras e outros bens de valor histórico, artístico e cultural, os monumentos, as paisagens naturais notáveis e os sítios arqueológicos;
III- CF, Art. 30 - Competência dos Municípios: Compete aos Municípios; II - suplementar a legislação federal e a estadual no que couber.
		
	
	somente é regra de competência material a alternativa III
	
	somente é regra de competência legislativa a alternativa II
	
	somente é regra de competência legislativa a alternativa I
	 
	somente é regra de competência legislativa a alternativa III
	
	somente é regra de competência material a alternativa II
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201301767836)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O parágrafo único do art. 23 da Magna Carta, regulamenta a Lei Complementar 140/2011, que fixa regras de cooperação entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, nas ações administrativas decorrentes do exercício da competência comum através do poder de polícia ambiental. Marque a resposta CORRETA sobre o poder de polícia ambiental em razão das afirmativas abaixo:
I- a fiscalização e o licenciamento, ambos decorrentes do poder de polícia ambiental, são atividades autônomas com metas diferentes, pois, enquanto a fiscalização atua no campo da repressão, o licenciamento atua no campo da prevenção.
II- o poder de polícia ambiental é exercido pelas autoridades integrantes do Sistema Nacional de Meio Ambiente - SISNAMA, conforme dispõe a Lei nº 6.938/81, que disciplina a Política Nacional do Meio Ambiente - PNMA.
III- o poder de polícia ambiental consiste em um conjunto de intervenções do poder público no sentido de disciplinar a ação de empresários, objetivando prevenir ou reprimir perturbações à ordem pública.
		
	
	somente a afirmativa II está correta
	 
	somente as afirmativas I e II estão corretas
	
	as afirmativas I, II e III estão corretas
	
	somente a afirmativa I está correta
	
	somente a afirmativa III está correta
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201302244917)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O art. 3º da Lei 6.938/81, apresenta definições fundamentais e orientadoras para a aplicação da norma, sendo, portanto imprescindível a compreensão e o alcance desses conceitos. Marque a definição CORRETA em razão dessas definições: I- meio ambiente, o conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas; II- poluição, a alteração adversa das características do meio ambiente; III- poluidor, a pessoa física ou jurídica, de direito público ou privado, responsável, direta ou indiretamente, por atividade causadora de degradação ambiental; IV - Meio Ambiente é o conjunto de condições, leis, influência e interações de ordem física, química, biológica, social, cultural e urbanística, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas¿ Marque a alternativaCorreta:
		
	
	II e IV estão corretas
	
	I, II e III estão corretas
	 
	I e III estão corretas
	
	II e III estão corretas
	 
	III e IV estão corretas
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201301692898)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O SISNAMA é formado pelo conjunto de órgãos e instituições dos diversos níveis do Poder Público, incumbidos da proteção do meio ambiente. Assim, fazem parte do Sistema Nacional do Meio Ambiente - SISNAMA - segundo a Política Nacional do Meio Ambiente:
		
	
	O Instituto Chico Mendes e o Ministério da Agricultura
	
	O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis e a Agência Nacional de Águas
	
	O Instituto Chico Mendes e o Ministério da Pesca
	 
	O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis e o Conselho Nacional do Meio Ambiente
	
	O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis e o Comitê de Bacias Hidrográficas
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201301709779)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Com relação às alternativas do projeto a ser licenciado, o EIA/RIMA deverá contemplar:
		
	 
	as tecnológicas e de localização
	
	somente as tecnológicas
	
	somente as de localização
	 
	somente as socioambientais
	
	as de custo e benefício
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201301709674)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Sendo o licenciamento ambiental um dos instrumentos da Política Nacional do Meio Ambiente, instituída pela Lei Federal 6.938/81, qual das licenças ambientais aprova o projeto da atividade poluidora?
		
	 
	Licença de Instalação
	 
	Licença Prévia
	
	Licença de Obra
	
	Licença de Operação
	
	Licenciamento Ambiental

Outros materiais