Buscar

discursiva Fund. His. da Ed. Brasileira


Continue navegando


Prévia do material em texto

Questão 1/3
O estudo da história da educação nos permite avaliar como foi entendida e praticada a educação em épocas e sociedades diferentes. Possibilita-nos ainda entender a educação como um processo dinâmico, histórico e por isso mutável.
PILETTI, Nelson. História da Educação no Brasil. São Paulo: Ática, 2010 (p. 8)
 
Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos abordados nas teleaulas e no livro da disciplina, discorra sobre as relações e pontos relevantes existentes entre a pesquisa, a história e a história da educação.
RESPOSTA CERTA:
	As diferentes versões sobre um mesmo acontecimento podem ser reconhecidas pelo historiador como possíveis, porém nem toda explicação é válida. A história na nova perspectiva questiona os fatos históricos e considera importante o tempo e o espaço para compreender a sociedade (p. 16 – 20)
Questão 2/3
Compreender por que a concepção de educação que dá base para as ações do cotidiano do espaço escolar e o entendimento a respeito da função da escola são questões primordiais e decisivas para o aprimoramento das práticas de organização da instituição escolar.
GROCHOSKA, Marcia Andreia. Organização Escolar: perspectivas e enfoques. Curitiba: Ibpex, 2011 P. 18)
 
O entendimento a respeito da educação e escolarização vem sofrendo alterações de acordo com o contexto que os cercam. Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos abordados nas teleaulas e no livro da disciplina, discorra sobre o conceito de educação e escolarização.
	Resposta: A educação abrange desde processos de socialização iniciais, como os do âmbito familiar, até aprendizagens mais formais. A escolarização trata das orientações normativas, práticas, culturas e instituições escolares, mais especificamente. A escolarização faz parte de um processo educativo, que por sua vez, pode ser desenvolvido sem a escola. (p 39 e 40).
Com a vinda da família Real Portuguesa para o Brasil, a preocupação fundamental do governo, no que se refere a educação, passou a ser a formação das elites dirigentes do pais.
PILETTI, Nelson. História da Educação no Brasil. São Paulo: Ática, 2010 (p. 41)
 
Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos abordados nas teleaulas e no livro da disciplina, discorra sobre a escolarização no Brasil no período imperial.
RESPOSTA:
	O ensino secundário tinha como finalidade principal e mais almejada pelos estudantes a preparação para o ingresso em cursos superiores. Os cursos técnicos profissionalizantes eram pouco valorizados, uma das razões para isso era a cultura discriminatória em relação a alguns trabalhos manuais. Em todos os níveis de ensino havia falta de professores com formação adequada (p. 95-97). Houve a criação de cátedras e instituições culturais e educacionais, com ênfase no ensino superior. A iniciativa da educação primaria foram praticamente nulas, limitadas as escolas de ler e escrever e as aulas regias. (p.80)