Buscar

Caso clínico - dermatite de contato

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Caso clínico nº 4
MPDG, 43 anos
Paciente refere que há 3 semanas pintou o cabelo e no mesmo dia sentiu muita coceira na cabeça. No dia seguinte acordou pior, seu couro cabeludo estava avermelhado e “queimando”. Notou que na testa, atrás das orelhas e no pescoço estava vermelho, inchado e coçando no local. Procurou um farmacêutico que indicou um anti-histamínico, mas não houve melhora e no 3º dia estava pior, seu rosto inchou, teve um pouco de febre, um líquido claro saía de sua cabeça e do pescoço. Procurou PS e foi medicada com uma injeção de corticóide (SIC), um antibiótico e prednisolona por 5 dias. A paciente melhorou. 
Na consulta com alergologista (2 semanas após) contou que pinta o cabelo há aprox. 1 ano a cada 2 meses, que sempre usou a mesma marca de tinta e é o mesmo cabelereiro. Na penúltima vez já havia sentido uma certa coceira após a tintura e o couro cabeludo ficou sensível por alguns dias.
No exame clínico notava-se apenas discreta hiperemia e descamação de couro cabeludo em pescoço e atrás das orelhas. O rosto estava bem.
Foi realizado um teste de contato com leituras após 36 e 72 horas. O teste foi fortemente positivo para a substância parafenilenodiamina (PPDA). A paciente foi orientada a evitar contato com tintas e borrachas escuras. Infelizmente, todas as tinturas comerciais possuem PPDA e a paciente só poderá usar Henna natural.
Responda:
Qual o diagnóstico? Trata-se de qual tipo de hipersensibilidade?
Qual a fisiopatologia da reação alérgica neste caso?
Que células da pele podem apresentar antígeno ao linfócito T?
Porque neste caso a leitura do teste foi feita após 36 e 72 horas?
Que produtos podem conter o PPDA?
A indicação do farmacêutico estava correta? Porque? Qual seria a melhor conduta?
Hipersensibilidade do tipo IV
Supondo que temos 2 pacientes: o primeiro tem deficiência na produção de anticorpos e o segundo tem deficiência de linfócitos T, em qual deles a hipersensibilidade do tipo IV tem menor probabilidade de acontecer? Por que?
Qual o papel dos linfócitos Th1 na hipersensibilidade tardia?
Em que infecções/infestações observa-se tipicamente um padrão de resposta do tipo hipersensibilidade celular (tipo IV)? Dê 2 exemplos
O que é o teste do PPD? Qual o significado de um PPD positivo?
Explique a formação de granulomas hepáticos na esquistossomose.

Continue navegando