Buscar

AV DIDÁTICA 2015

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: CEL0304_AV_201407314815 » DIDÁTICA
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201407314815 - JOEL SOUZA SANTOS
	Professor:
	THEREZINHA DE JESUS CONDE PINTO
DALTA BARRETO MOTTA
	Turma: 9036/AA
	Nota da Prova: 4,5    Nota de Partic.: 1   Av. Parcial 0  Data: 18/11/2015 18:07:37
	
	 1a Questão (Ref.: 201408071195)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	Um professor tradicional é capaz de contribuir para a formação emancipada e crítica das novas gerações? Sim, não, justifique:
		
	
Resposta: Não. De acordo com as pesquisas e estudos da Didática, o aluno aprende melhor, como sujeito principal na sala de aula e, não como sujeito passivo que apenas ouve e faz anoações. O aluno aprende melhgor fazendo e tomando parte em tudo que acontece em sala de aula. A escola de hoje deve ser lugar de diálogo, debate, dúvidas, críticas. O professor precisa partir de um ponto comum a todos os alunos com conhecimentos que eles já compartilham e sabem. A partir de desse ponto, deve o professor acescentar as informações que os alunos precisam para desenvolver seu conheciemento de uma forma crítica e dialógica, assim, se ensinam mutualmente.
	
Gabarito: Não, pois ele não abre espaço para que se viva a cidadania crítica na escola, na sala de aula, não incentiva a participação, o questionamento diante do mundo, impondo suas verdades como única possibilidade de resposta e dessa forma enquadrando o aluno no sistema, formando-o alienadamente, e submisso, acomodado diante dos fatos, da realidade.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): E o modelo tradicional é capaz de formar um aluno emancipado? crítico? não, ok,mas, porque não? trata-se de aprender fazendo (escola nova)?
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201408074562)
	Pontos: 0,5  / 1,5
	Uma professora, numa classe de alfabetização de adultos, cujos níveis sócios econômicos eram baixos, escolheu a música abaixo dos Titãs para trabalhar com os alunos e conforme cantavam, ela perguntava: "Você tem fome de que?" e mediante as respostas dos alunos, ela registrava no quadro as respostas: "de trabalho"; "de paz"; "de alfabetização"; "de justiça". Além de mostrar como as palavras eram escritas, ela explicava o sentido das mesmas através de exemplos práticos. NESSE SENTIDO, PODEMOS DIZER QUE A PRÁTICA DA PROFESSORA FOI RESPALDADA EM QUE TIPO DE CURRÍCULO? JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA:
Bebida é água! Comida é pasto! Você tem sede de quê? Você tem fome de quê? A gente não quer só comida; A gente quer comida, diversão e arte. A gente não quer só comida; A gente quer saída para qualquer parte; A gente não quer só comida; A gente quer bebida, diversão, balé; A gente não quer só comida; A gente quer a vida como a vida quer. Bebida é água! Comida é pasto! Você tem sede de quê? Você tem fome de quê? A gente não quer só comer; A gente quer comer e quer fazer amor; A gente não quer só comer; A gente quer prazer pra aliviar a dor. A gente não quer só dinheiro; A gente quer dinheiro e felicidade; A gente não quer só dinheiro; A gente quer inteiro e não pela metade. Bebida é água! Comida é pasto! Você tem sede de quê?
		
	
Resposta: Currículo de Fato Gerador, uma vez que se nececessita de vários conhecimentos para a solução de um problema.
	
Gabarito: A prática da professora foi respaldada no currículo por temas geradores de discussão, na medida em que registrava palavras de interesses dos alunos, que faziam sentido para eles; partindo de suas realidades e devolvendo de forma científica, na medida em que registrava a grafia das palavras corretamente no quadro e desvelava a ciência ao fazer explicações sobre o significado das mesmas. Ela valorizou as experiências educativo-culturais da comunidade onde se insere a escola, promovendo um resgate da identidade coletiva.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): Vários conhecimentos, quais, de quem? que problema?
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201407610575)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	J. Dewey contribuiu para a educação, na medida em que idealizou um método pedagógico em que o aluno aprenderia não mais apenas ouvindo seu professor dissertar. O aluno aprenderia fazendo. Entretanto, tal método sofreu críticas, sendo intitulado por educadores progressistas de pragmatistas.
 A este método de Dewey incorporado no sistema educacional brasileiro, denominamos de:
		
	
	CRÍTICO SOCIAL DOS CONTEÚDOS
	
	LIBERTADOR
	 
	ESCOLA NOVA
	
	TECNICISTA
	
	TRADICIONAL
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201408047039)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	"O verbo ensinar é transitivo e admite tanto complemento direto, respondendo à pergunta: "ensino o quê?", quanto indireto, indicando "a quem" ensino. Ora, essa função de ensinar algo a alguém vai encontrar seu território preferencial na escola. Nesta, assume seu aspecto formal e as situações didáticas são organizadas, planejadas, deliberadas, escalonadas em etapas e subdivididas conforme as características dos produtos do ensino" (CASTRO; CARVALHO, 2002, p. 16). O que garante a eficiência do ensino quando respaldado na perspectiva progressista, crítica é:
		
	
	A transmissão dos conteúdos de ensino do professor para o aluno.
	 
	A utilização de um conjunto de métodos e técnicas em sala de aula previamente pensados pela coordenação pedagógica.
	
	A competência das instituições de ensino para organizar os currículos com ênfase nas disciplinas.
	 
	A constituição de um corpo de conhecimentos sobre o ensino, denominado Didática que o professor deve se aprofundar teoricamente para se apropriar criticamente dos mesmos.
	
	A memorização do conteúdo programático das disciplinas.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201407957103)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Assinale a alternativa que completa CORRETAMENTE a seguinte frase: Numa abordagem didática ________________, a relação professor-aluno é vertical, pois o professor, por desempenhar o papel central na sala de aula, não deixa que o aluno se manifeste, ou seja, não permite que ele tenha vez e voz.
		
	
	comportamentalista
	 
	tradicional
	
	humanista
	
	cognitivista
	
	sociocultural
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201407400862)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	(Questão adaptada do TJPE, 2009). Fundamentado na perspectiva progressista da educação, em relação às orientações didáticas, levar-se-ão em consideração todos os aspectos abaixo, EXCETO:
		
	
	Disponibilidade para a aprendizagem, interação e cooperação.
	
	Contexto sócio-histórico
	
	Diversidade
	
	autonomia
	 
	Homogeneidade da Turma.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201407369327)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Paulo Freire, representante da pedagogia libertadora, faz uma crítica à pedagogia tradicional, atribuindo a esta prática o conceito de educação bancária e conteudista, uma vez que o professor deposita na mente do aluno uma massa de conhecimentos, visando o desenvolvimento moral e intelectual do mesmo. A perspectiva progressista libertadora da educação, por sua vez, tem como expectativa que os alunos:
		
	
	atendam acriticamente às exigências do mercado
	
	reproduzam o conhecimento científico
	
	observem os fenômenos naturais
	
	aceitem a ordem social
	 
	critiquem a realidade social posta
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201408044570)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	"A territorialização do conhecimento é, portanto, uma forma de poder, na qual diferentes especialistas delimitam rituais de iniciação para que o 'estrangeiro' possa participar de suas áreas. Esses rituais envolvem o domínio não apenas do conhecimento, mas de uma linguagem que diferencia o especialista dos não iniciados" (MACEDO, 2003, p. 47). Isso significa dizer que a escola, representada pelos profissionais, especialistas e técnicos da educação selecionam e organizam os conteúdos que os alunos devem aprender numa via de mão única. Nessa perspectiva, podemos afirmar que predomina na escola:
		
	
	a problematizaçãoda ciência
	
	a articulação teoria e prática
	 
	a dicotomia entre escola e sociedade
	 
	o currículo real e disciplinar
	
	o processo de aprendizagem contextualizado
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201408045389)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	É correto afirmar que, atualmente, na sociedade brasileira o planejamento educacional, respaldado em perspectivas progressistas, deve ter como ponto de partida:
		
	
	a adaptação social do cidadão ao sistema para que ele seja útil em seu contexto.
	 
	o homem como realidade primeira e fundamental e a sociedade constituída de homens, caracterizada por toda uma problemática social.
	
	os princípios educacionais que são capazes de orientar o homem para que alcance a felicidade.
	 
	o tipo de educação necessária para a integração e desenvolvimento do homem e da sociedade.
	
	os interesses da sociedade, considerando o mercado de trabalho e necessidades técnicas.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201407972041)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Existem vários formatos de plano de ensino. No entanto, em praticamente todos os modelos, encontramos alguns elementos comuns: Identificação, Objetivos, Conteúdos, Estratégias, Recursos, Avaliação, Cronograma e Bibliografia. Observe a definição a seguir e assinale a alternativa que corresponde a mesma: "discrimina a instituição, o nível de ensino, a área de conhecimento, os grupos atendidos e quaisquer outras informações que se considerem relevantes".
		
	
	Conteúdos
	
	Recursos
	 
	Identificação.
	
	Objetivos
	
	Estratégias

Continue navegando