Buscar

AV2 - Enfermagem em Saúde Ambiental

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AV2 – ENFERMAGEM EM SAÚDE AMBIENTAL
	1a Questão (Ref.: 201301761377)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	Quais as características dos agentes biológicos que interferem no adoecimento?
		
	
Resposta: Os agentes biólogicos que interferem no adoecimento podem ser vírus, bactérias e fungos que buscam um hospedeiro susceptível para manifestar uma doença
	
Gabarito: morfologia; infecciosidade; patogenicidade; virulência; imunogenicidade; viabilidade.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201302257071)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Leia o trecho da reportagem abaixo: Doze quiosques de praia em Búzios são demolidos. Ratos, baratas, comida estragada, alimentos fora da validade, panelas e louças sujas, mau cheiro e muito lixo. O quadro revoltou policiais militares que participaram da força-tarefa para demolir os 12 quiosques na Praia da Tartaruga, em Búzios, construídos ilegalmente em área de Marinha. Uma casa luxuosa, com 540 metros quadrados, em área de proteção permanente (APP), no ponto alta da praia da Ferradura, também foi demolida ontem. (05/04/08 - WALMOR FREITAS do Jornal - O Globo, Rio de Janeiro - RJ) Com base na reportagem acima, exemplifique como as condições dos quiosques podem favorecer o aparecimento de problemas de saúde na população que frequentam estes locais.
		
	
Resposta: As condições dos quiosques favorecem o aparecimento de problemas de saúde devido a presença de vetores e pragas naquele local; comidas estragas e alimentos fora da validade são capazes de causar infecções intestinais nos que frequentaram os estabelecimentos; o depósito de lixo pode causar o surgimento de pragas e vetores transmissores de doenças, além de contaminar o solo e a água principalmente; o desmatamento em área de proteção permanente pode causar problemas ambientais graves prejudicando a população daquela região.
	
Gabarito: No Brasil ainda tem ocorrido muitos problemas relacionados a proteção do meio ambiente e principalmente na conscientização da população em geral. Uma atitude como a descrita na reportagem acima, em que as autoridades atuam, fazendo valer a legislação, mostra que o Brasil está buscando mudanças para realmente proteger o meio ambiente. Quanto as possíveis doenças que podem ocorrer na população que frequenta à praia podemos citar: diarreia, intoxicação alimentar. A presença de lixo, não só atrai os vetores como ratos e baratas, como também favorecem outros agravos à saúde. Além disso, causam impactos negativos no meio ambiente, contaminando o solo, a água e principalmente podendo levar à morte de inúmeras espécies de animais e aves marinhas.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201302285210)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A enfermagem em suas práticas diárias visa assistir o paciente como um todo, devendo incluir o ________________________ em suas práticas educativas.
		
	
	Exclusão.
	
	Fragmentação.
	
	Distinção.
	 
	Meio ambiente.
	
	Desigualdade.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301765744)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	O objetivo da Política Nacional do Meio Ambiente está voltado para:
		
	
	à difusão de tecnologias de manejo do meio ambiente, à divulgação de dados e informações ambientais e à formação de uma consciência pública sobre a necessidade de preservação da qualidade ambiental e do equilíbrio ecológico.
	 
	a preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental propícia à vida, visando assegurar, no País, condições ao desenvolvimento sócio econômico, aos interesses da segurança nacional e à proteção da dignidade da vida humana.
	
	probabilidade de ocorrência de uma doença, agravo, óbito, ou condição relacionada à saúde (incluindo cura, recuperação ou melhora) em uma população ou grupo durante um período de tempo determinado.
	 
	a pessoa física ou jurídica, de direito público ou privado, responsável, direta ou indiretamente, por atividade causadora de degradação ambiental.
	
	os componentes que podem levar à doença ou contribuir para o risco de adoecimento e manutenção dos agravos de saúde.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201301692302)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Leia os textos a seguir e responda ao que se segue:
1-O rato-preto (Rattus rattus) é uma espécie de rato, também conhecida como rato-de-telhado, rato-caseiro ou rato-inglês e, no Nordeste brasileiro, como gabiru ou rato-de-couro. (...) O rato-preto é encontrado sempre em grupo, formado por 1 macho e 2 ou 3 fêmeas. Seu abrigo, onde também guarda seu alimento, é construído com o material que encontrar. Os ninhos são geralmente acima do solo nos sótãos, forros das casas, arbustos, sacarias, frestas de muros, armazéns, porões de navios e nas áreas portuárias.
2-Hamster ou Criceto é uma designação comum a diversos pequenos mamíferos roedores, da sub-família Cricetinae, encontrados na África e Ásia, dotados de grande bolsa facial e de cauda muito curta.(...) Poucas espécies de hamster são criadas como animais de estimação, mas atualmente o hamster é um dos mais populares animais de estimação em diversos países por ser docil e carinhoso.
Fonte: Wikipedia.
De acordo com as formas conhecidas de sinantropia. Podemos afirmar que:
		
	 
	O rato preto é exemplo de domiciliação e o hamster de domesticação.
	
	Ambos podem transmitir arboviroses.
	
	O rato preto e o hamster são exemplos de domiciliação.
	
	O rato preto e o hamster são exemplos de domesticação.
	
	O rato preto é exemplo de domesticação e o hamster de domiciliação.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201301686048)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Dona Lúcia mora em Duque de Caxias e tem família em Recife. Sempre que volta de lá apresenta o mesmo problema; contaminou-se com Entamoeba hystolytica causador da amebíase. Sua família em Recife se defende da escassez de água na região e utiliza água de um poço raso no seu quintal e despejam seus dejetos numa vala aberta, a poucos metros da casa. As medidas de controle que você como enfermeira recomendaria a Dona Lúcia são? I - Deixar de visitar seus familiares em Recife, pois desta maneira não adoecerá mais. II - Lavar as mãos após uso do sanitário, lavagem cuidadosa dos vegetais com água potável e deixá-los em imersão em ácido acético ou vinagre, durante 15 minutos para eliminar os cistos. III - Evitar práticas sexuais que favoreçam o contato fecal-oral IV - Investigação dos contatos e da fonte de infecção, ou seja, exame coproscópico dos membros do grupo familiar e de outros contatos V - Incentivar Dona Lúcia a trazer seus familiares para morarem com ela, pois assim ela não se contaminará mais. VI - impedir a contaminação fecal da água e alimentos através de medidas de saneamento básico e do controle dos indivíduos que manipulam alimentos Estão corretas as medidas:
		
	
	II, III, IV e V
	 
	II, III, IV e VI
	
	II, IV, V e VI
	
	III, IV, V e VI
	
	I, II, III e V
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201301761808)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	No Brasil, segundo dados do último censo demográfico (IBGE, 2000) - recenseamento geral da população - a faixa etária dos jovens abrange 40,5%, a dos adultos 50,6% e a dos idosos 8,9% do total da população brasileira. Nas últimas décadas, aumentou o percentual de idosos e de adultos e diminuiu a percentagem de jovens. Dessa forma, podemos dizer que o Brasil se encontra em um processo de transição de país jovem para maduro, denominado de "transição demográfica". Uma das características para a mudança no padrão demográfico que explicam esse processo de transição demográfica pelo qual passa o Brasil é descrita por:
		
	 
	aumento na expectativa de vida
	
	aumento das taxas de mortalidade
	
	aumento nas taxas de natalidade
	
	diminuição do uso de pílula anticoncepcional
	
	diminuição do acesso aos avanços médico-bioquimicos
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201301717616)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Quando os homens observaram que os resíduos sólidos poderiam se constituircomo um problema ambiental de grandes proporções, surgiu a propostas dos 3Rs, cujo significado é
		
	
	reeducar, restaurar e recuperar
	
	remanejar, reiniciar e reinventar
	
	refazer, reconstruir e reestruturar
	 
	reduzir, reutilizar e reciclar.
	
	recuperar, reduzir e reciclar
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201302292983)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A enfermeira Ana ao iniciar suas atividades no PSF do Carmo fez uma visita de reconhecimento da área de cobertura do PSF. Após sua visita, identificou que havia lançamento de dejetos químicos na água e no solo, pois uma fábrica que produz cosmético estava lançando seus dejetos no córrego e em um terreno baldio do bairro sem tratamento conforme contou um funcionário da fábrica. A ação imediata da enfermeira é:
		
	
	contar ao médico da equipe de saúde, pois cabe a ele a busca da solução deste problema.
	
	incentivar o plantio de verduras e legumes no terreno baldio, pois os dejetos enriquecem o solo.
	
	avisar sobre o lançamento dos dejetos ao padre da comunidade e o líder comunitário para que no futuro não digam que não foram avisados.
	 
	reunir a equipe de saúde, representante da vigilância ambiental do município, líderes da comunidade para discutir e buscar soluções o problema encontrado.
	
	não contar a ninguém, pois vários moradores trabalham nesta fábrica.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201301717608)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Lei que instituiu a política nacional de educação ambiental é
		
	 
	lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999.
	
	lei nº 9.796, de 27 de abril de 1995
	
	lei nº 9.795, de 27 de abril de 1988
	
	lei nº 9.795, de 26 de abril de 1996
	
	lei de nº 9.795, de 27 de março 1997

Outros materiais