Buscar

Estudo dirigido - o corpo com o qual nos importamos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
CURSO DE BACHARELADO EM PSICOLOGIA
ESTUDO DIRIGIDO DE EPISTEMOLOGIA
“O CORPO COM O QUAL NOS IMPORTAMOS”
CASSIANE TALITA DA SILVA VIEIRA
NITERÓI
2014
Comente o trecho “Desapaixonar o conhecimento ... mal articulado (e mal articulador)”. 
A modernidade tem como objetivo a busca do neutro, ou seja, a procura constate de controlar variáveis, e desapaixonar é objetivar as relações. Despret defende que o “tornar neutro” é mais uma paixão que influencia, mas que torna o mundo desinteressante, apenas transforma a relação mais empobrecida pois encobre as outras relações. Por exemplo, a relação entre professor – aluna pode ser neutra e objetiva se só se limitarem a relação dentro da sala de aula. Porém, se os dois se disponibilizarem a admitir que têm muito mais a aprender um com outro esse relacionamento vai ser muito mais produtivo/interessante.
Qual é o lugar e o papel do corpo nos dispositivos de pesquisa tal como Despret os descreve e os analisa? Comente algum exemplo a partir do texto.
O corpo é a extensão do experimento e o experimento é a extensão do corpo. Ele tem lugar de potência, de articulação e de afeto. Podemos citar o cavaleiro e o cavalo, como os movimentos sutis do cavaleiro são representados pelos movimentos do cavalo, o corpo ensina como o cavalo deve agir. Continuando com os cavalos, Hans, o animal que sabia contar, apreendeu a capacidade de ler o corpo dos que o indagavam e acertar a resposta, uma possibilidade que Despret defende é a que o próprio cavalo ensinou os humanos a dar-lhe a resposta correta. por mais que as pessoas não percebessem seus corpos se tencionavam e só relaxavam após chegarem ao número correto. Hans percebia o que os humanos não percebiam, que o corpo fala. 
Diferencie disponibilidade e docilidade.
Disponibilidade e Docilidade são os dois posicionamentos defendidos por Despret no dispositivo, relação pesquisador e objeto pesquisado.
Disponibilidade é quando todo o dispositivo está aberto para transformação, o sujeito e objeto criam expectativas e respondem a expectativa do outro possibilitando aos dois se morfogenizar, a se modificarem e vir a ser “um com o outro”. Há um processo de transformação recíproca dos elementos, homem e animal, nessa relação, o sujeito produz uma emoção e ao mesmo tempo, se deixa produzir por ela.
Docilidade pressupõe uma submissão de uma das partes do dispositivo. Onde um dos elementos exerce uma autoridade sobre o outro e esse outro responde aquela autoridade fazendo aquilo que esperavam dele sem haver transformação dos dois lados.
Qual é o sentido e a importância das noções de influência e confiança nos dispositivos analisados por Despret?
Os dois conceitos são capazes de mudar o experimento por causa da expectativa depositada no dispositivo de pesquisa. 
Nos dispositivos que são representados pela disponibilidade há uma relação de confiança que possibilita a transformação. É assim no exemplo da gralha, onde eles se adotam e se tornam homem-com-gralha-gralha-com-homem. Eles percebem a necessidade um do outro. Já nos dispositivos constituídos pela docilidade a influência representa o domínio que o homem exerce pelo objeto e o experimento, podendo o modificar de acordo com as suas intenções como no exemplo dos ratos medíocres e os ratos inteligentes, onde a influência e expectativa dos alunos em relação aos seus ratos comprovaram exatamente aquilo que esperavam, nesse exemplo ainda existe a influência e autoridade que o professor exerceu sobre seus alunos, os fazendo agir com seus ratos justamente como ele nomeou – diferenciando os burros dos inteligentes. 
Quais as aproximações e distâncias entre as epistemologias propostas por Despret e por Canguilhem?
A Vinciane Despret trabalha muito com a prática, com experimentação. Para Despret é importante que os dispositivos evidenciem os saberes que vão além do discurso, é como se autora gostasse de testar as teorias observando o mundo natural, não seguir apenas pela intuição. Representante da Psicologia Contemporânea.
Canguilhem se preocupa com conceitos e sua historicidade, de onde e como surgiu tal conceito. O dispositivo não é importante para Canguilhem. Ele diferencia senso comum e ciência que Despret trabalha por cima dessas diferenciações. Representante da Psicologia Clássica.
Eles têm como semelhante a contingência, acreditam que na relação de causa e efeito, concordam também que o fato científico pode ser mutável.

Outros materiais