Buscar

AV2 - PRINCÍPIOS DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA DOS MATERIAIS

Prévia do material em texto

valiação: CCE0291_AV2_201301758809 » PRINCÍPIOS DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA DOS MATERIAIS      
	Tipo de Avaliação: AV2
	
	Nota da Prova: 4,0 de 8,0    Nota do Trab.: 0   Nota de Partic.: 1     Data: 29/11/2014 16:21:19 (A)
	
	 1a Questão (Ref.: 160011)
	Pontos: Sem Correç.  / 1,5
	Os diagramas de fase ou diagramas de equilíbrio indicam as fases que se encontram em equilíbrio em função da temperatura, pressão e composição da substância considerada.
Sabe-se que em países frios, existe a prática de se misturar salmoura a água para que a mistura gelo+sal se torne líquida a temperatura ambiente.
Considerando o diagrama a seguir, que mostra o sistema água + salmoura + gelo e que a temperatura ambiente é de -10oC, indique a quantidade de sal a ser jogada na rua para que não haja gelo
 
 
.
		
	
Resposta:
	
Gabarito:
Solução entre 15% e 25% de NaCl.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 237794)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Na frase "É um tipo de tratamento térmico indicado para aços de liga, por que reduz o risco de empenamento das peças, visando a obtenção da martensita.", identifica-se um tipo de tratamento térmico muito importante, o qual também permitirá que a peça torne-se uniforme e homogênea, diminuindo os riscos de trincas. Assinale a opção correta que descreve o nome do respectivo tratamento:
		
	
	Austenitização
	 
	Martêmpera
	
	Revenimento
	 
	Têmpera
	
	Esferoidização
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 241546)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Várias propriedades podem ser alteradas nos aços, a partir de tratamentos térmicos e termoquímicos. Um conhecido tratamento é o de cementação de ligas de aço. Descreva-o sucintamente.
		
	
Resposta: O processo de cementeração é um tratamento termoquimico de endurecimento da camada externa pela introdução de carbono em uma liga ferrosa sólida. O processo consiste em aquecer o metal em uma atmosfera rica em carbono, acima da temperatura de transformação por um período de tempo pré-determinado. Após a cementeração, as peças são temperadas para endurecer a camada de cementeração da superfície, mantendo inalterada a região mais interna da peça.
	
Gabarito: A cementação é um tratamento termoquímico de endurecimento da camada externa pela introdução de carbono em uma liga ferrosa sólida. O tratamento consiste em aquecer o metal em uma atmosfera rica em carbono acima da temperatura de transformação por um período de tempo pré-determinado. Após a cementação, as peças são temperadas para endurecer a camada de cementação da superfície mantendo inalterada a região mais interna da peça.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 155917)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A partir da Segunda Grande Guerra Mundial, os polímeros sintéticos assumiram definitivamente seu lugar na indústria, constituindo uma opção de menor custo quando comparados aos seus correspondentes naturais. Assim como ocorre com os metais e cerâmicos, as propriedades mecânicas dos polímeros são uma função dos elementos estruturais e da microestrutura criada. Considerando as características dos polímeros, assinale a opção que NÃO está correta.
		
	
	Os polímeros termoplásticos podem ser repetidamente conformados mecanicamente desde que aquecidos.
	
	Os materiais poliméricos são geralmente leves, isolantes elétricos e térmicos, flexíveis e apresentam boa resistência à corrosão e baixa resistência ao calor.
	 
	Os elastômeros são polímeros que se deformam plasticamente, porém não apresentam deformação elástica se não forem aquecidos.
	 
	O petróleo e o gás natural são as duas principais matérias primas para a produção de plásticos.
	
	Os polímeros termorrígidos são conformáveis plasticamente apenas em um estágio intermediário de sua fabricação. O produto final é duro e não amolece mais com o aumento da temperatura.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 29258)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Os materiais sólidos podem ser classificados de acordo com a regularidade segundo a qual seus átomos ou íons estão arranjados em relação aos outros. Aqueles materiais em que este arranjo se mostra regular e repetido podem ser classificados como:
		
	
	cristalográficos
	
	semi-cristalinos
	
	polimorfos
	 
	amorfos
	 
	cristalinos
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 156208)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A vasta maioria dos materiais é submetida a cargas quando colocados em serviço. As asas de ligas de alumínio de um avião literalmente batem em um esforço repetitivo para manter a aeronave em voo; as molas e toda suspensão de um carro quando este trafega por ruas acidentadas executam também um esforço periódico de sustentação da estrutura do veículo; um prego fixo na parede que suporte a carga constante de um quadro. Para a escolha do tipo de material que iremos utilizar no componente de interesse, é necessário que conheçamos o comportamento do mesmo sob as condições de utilização. Para simular tal comportamento, existem diversos ensaios realizados em laboratório.
Considerando os ensaios mecânicos estudados, assinale a opção INCORRETA.
		
	
	No ensaio de tração, as forças atuantes tendem a provocar um alongamento do elemento na direção da mesma.
	 
	No ensaio de flambagem, as forças atuantes exercem um esforço de tração em uma barra de seção transversal pequena em relação ao comprimento, que tende a produzir uma curvatura na barra.
	
	No ensaio de flexão, as forças atuantes provocam uma deformação do eixo perpendicular à mesma.
	 
	No ensaio de cisalhamento, as forças atuantes provocam um esforço de compressão em uma barra de seção transversal pequena em relação ao comprimento, que tende a produzir uma curvatura na barra.
	
	No ensaio de compressão, as forças atuantes tendem a produzir uma redução do elemento na direção da mesma.
		
	
	
	 7a Questão (Ref.: 157337)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Diversos parâmetros controlam a microestrutura de um material, entre eles está a taxa de resfriamento, que pode originar estruturas de grão finos ou grãos maiores, impactando nas propriedades mecânicas dos materiais. Com relação ao exposto anteriormente, assinale a opção INCORRETA.
		
	
	Em altas temperaturas, quanto maior o tamanho de grão (TG), maior a resistência.
	
	Grãos muito grandes em temperaturas normais diminuem muitas das propriedades mecânicas dos materiais, principalmente o requisito ductilidade, pois o material fica mais frágil e resiste menos a esforços de impacto.
	 
	Ao sofrer deformação a frio, os grãos não sofrem deformação suficiente para impactar nas propriedades mecânicas dos metais.
	
	À medida que um material é resfriado, os núcleos formados crescem e novos núcleos são formados. O crescimento de cada núcleo individualmente gera partículas sólidas chamadas de grãos.
	 
	Em baixas temperaturas, quanto menor o tamanho de grão (TG), maior a resistência mecânica.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 594279)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Qual das seguintes microestruturas presentes em uma liga de aço não é composta pelas fases ferrita e cementita?
		
	 
	Martensita
	
	Perlita grosseira
	
	Perlita fina
	
	Cementita globulizada
	
	Bainita
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 237804)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O processo de corrosão de um material é a deterioração de um material ou das suas propriedades, devido à reação com o meio envolvente. Para ocorrer a corrosão, são necessários alguns fatores combinados de reações do material quando da exposição ao meio. Considerando o texto apresentado, assinale a opção correta que descreva a área onde ocorrerá as reações de oxidação do metal:
		
	
	Área Catódica
	
	Área do Eletrólito
	
	Área de Corrosão
	
	Área doCircuito Metálico
	 
	Área Anódica
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 157458)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A liga Cobre-chumbo (Cu-Pb) apresenta teores de chumbo entre 0,8 e 1,2% e apresenta mais uma vertente na exploração de obtenção de ligas a partir do cobre.
Com relação às liga mencionada anteriormente, NÂO podemos afirmar:
		
	
	Na liga Cu-Pb, as partículas de chumbo distribuídas no cobre têm a capacidade de atuar como lubrificantes entre o cavaco e a ferramenta, reduzindo o desgaste da ferramenta por atrito.
	
	A liga Cu-Pb é utilizada em conectores, componentes de chaves e motores, parafusos e outros componentes usinados de alta condutividade elétrica.
	
	A liga Cu-Pb é usada na fabricação de componentes da construção elétrica que necessitam de elevada condutividade elétrica conjugada com alta usinabilidade.
	
	A adição de Pb tem o objetivo de aumentar a usinabilidade do cobre.
	 
	Adição de chumbo ao cobre cria partículas duras que dificultam a usinabilidade do material, dificultando a obtenção de componentes eletro-eletrônicos, mas conferindo alta condutividade a liga.
		 Gabarito Comentado.

Continue navegando