Buscar

av1 Ética, faltando dois pois pontos!2015

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: SDE0120_AV1_201301432148 (AG) » ÉTICA, LEGISLAÇÃO E EXE. PROF. EM ENFERMAGEM
	Tipo de Avaliação: AV1 
	Aluno: 201301432148 - ADRIANA SANTOS DIAS 
	Professor:
	CRISTINA ALVES DE LIMA
	Turma: 9013/DT
	Nota da Prova: 4,5 de 8,0  Nota do Trab.: 0    Nota de Partic.: 2  Data: 14/10/2015 19:01:08 
	
	 1a Questão (Ref.: 201301590858)
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	De acordo com os Princípios Fundamentais contidos no Código de Ética dos profissionais de enfermagem, presentes na Resolução COFEN 311/2007, o profissional de enfermagem deve 
		
	
	a) exercer suas atividades com competência para a promoção do ser humano na sua integralidade, de acordo com os princípios da ética e da bioética.
	
	d) participar de ações que garantam a universalidade de acesso aos serviços de saúde, com uma qualificada assistência partidária.
	
	b) participar, em algumas situações, da equipe de saúde e das ações que visem a satisfazer às necessidades de saúde da população e às políticas dos planos de saúde.
	
	c) atuar na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde, com autonomia e em consonância condicional.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201302185452)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	A deontologia médica foi a pioneira das deontologias e se fundamenta em leis. Marque entre as afirmativas abaixo a resposta correta: 
		
	
	Codigo Cívil Brasileiro.
	
	Constituição Brasileira.
	
	Lei Jurídica.
	
	Lei natural e Lei juridica.
	
	Lei natural.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201302090889)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Foram criados os Conselhos Federal e Regionais de Enfermagem, constituindo em seu conjunto Autarquias Federais, vinculadas ao Ministério do Trabalho e Previdência Social. Em cada Estado existe um Conselho Regional, os quais estão subordinados ao Conselho federal, que é sediado no Rio de Janeiro e com Escritório Federal em Brasília. 
		
	
	Em 25 de julho de 1973, através da, Lei n.º 10.507/02
	
	Em 12 de julho de 1973, através da Lei 5.905, 
	
	Em 28 de Janeiro de 1973, através da Lei 5.905, 
	
	Lei Nº 7.498/86 Dispõe sobre a regulamentação do exercício da Enfermagem
	
	Em 22 de Agosto de 1973, através da Lei 7.905, 
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301589719)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	O exercício legal de profissionais de enfermagem somente é reconhecido se houver registro no: 
		
	
	no Conselho Regional de Enfermagem. 
	
	na Federação Nacional dos Enfermeiros,Técnicos e Auxiliares de Enfermagem. 
	
	na Cooperativa Nacional dos Trabalhadores de Enfermagem
	
	no Sindicato Nacional dos Trabalhadores. 
	
	na Associação Brasileira de Enfermagem, em âmbito regional. 
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201301663508)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	A Ordem dos Enfermeiros (OE) estabeleceu os princípios e as regras do aconselhamento ético e deontológico necessários para efeitos de divulgação de informação sujeita a segredo profissional, no âmbito do dever de sigilo dos enfermeiros. O aconselhamento deontológico para a divulgação de informação sujeita a segredo cabe ao Conselho Jurisdicional da OE, que decide a partir de agora com efeitos sobre todos os casos que lhe tenham sido apresentados. Marque a opção correta abaixo mediante ao Dever do sigilo, Deacordo com o Código de Ética dos profissionais de Enfermagem.
		
	
	Assim, a quebra de segredo profissional obriga à intervenção da Ordem e aplica-se a todos os enfermeiros que exerçam (ou tenham exercido) a profissão no território português, independentemente da relação contratual estabelecida com a entidade empregadora e da relação com a pessoa, da prestação efetiva de cuidados à pessoa e da natureza gratuita ou onerosa da prestação ou recebimento de encargos financeiros pelo paciente/cliente.
	
	O dever de guardar segredo por parte do enfermeiro continua mesmo depois de cessar o exercício profissional ou com a morte da pessoa
	
	Nenhuma das afirmativas acima estão corretas.
	
	O enfermeiro só pode partilhar informação pertinente com aqueles que NÃO estão implicados no plano terapêutico. O segredo pode ser quebrado, e divulgada informação confidencial acerca do indivíduo e família, mas só nas situações legalmente previstas e depois do devido aconselhamento deontológico e jurídico do Código de Ética dos profissionais de Enfermagem.
	
	Assim, a quebra de segredo profissional NÃO obriga à intervenção da Ordem e aplica-se a todos os enfermeiros que exerçam a sua profissão de qualquer forma.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201301589133)
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Tomando por base o Código de Ética dos profissionais de enfermagem, é correto afirmar que: 
		
	
	o enfermeiro deve conter um adulto enfartado que se recusa a ser submetido a um cateterismo cardíaco, desde que o médico tenha prescrito o procedimento e decidido realizá-lo mesmo sem o consentimento do paciente.
	
	o enfermeiro não pode ser responsabilizado, durante o seu plantão, por negligência ou imperícia cometida por auxiliar de enfermagem do seu setor; 
	
	o enfermeiro deve evitar falta cometida por imperícia, imprudência ou negligência; 
	
	o enfermeiro exerce a profissão com relativa autonomia,reconhecendo que deve se subordinar às decisões médicas, conforme legislação recentemente aprovada; 
	
	o enfermeiro deve desligar o respirador, antecipando a morte de uma paciente em estágio terminal de câncer, visando evitar um sofrimento inútil; 
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201301664841)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Podemos dizer que em algumas situações onde o segredo profissional pode ser quebrado como o consentimento da pessoa, o dever legal ou a existência de uma justa causa; que é avaliada pela verificação entre os interesses individuais e públicos, entre riscos individuais e benefícios sociais. Com base no parágrafo, Marque a opção correta sobre segredo profissional na prática do enfermeiro.
		
	
	A revelação ADEQUADA de um segredo ou inadvertidos comentários em corredores ou enfermarias pode prejudicar a recuperação do paciente, pode trazer intranqüilidade ou desespera-lo, podendo não leva-lo a prática de um suicídio.
	
	O Princípio da Legalidade, que é um preceito constitucional, a observância da legislação civil e penal e, o interesse de ordem moral e social,não são os sustentáculos norteadores da conduta profissional.
	
	Nenhuma das alternativas acima estão corretas
	
	Os grandes questionamentos a esse respeito são: O que revelar? A quem revelar? Quando revelar? Não revelar em hipótese alguma.
	
	No caso de moléstias compulsórias, o profissional de saúde tem obrigação de notificar e as instâncias sanitárias evitando a propagação e prejuízo à coletividade. 
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201301589725)
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	O Decreto Lei nº 94.406/87, que regulamenta a Lei do Exercício Profissional da Enfermagem, determina, entre outras atribuições, como atividades privativas do enfermeiro: 
		
	
	planejamento, organização, coordenação e execução dos procedimentos de enfermagem; 
	
	planejamento, organização, coordenação e execução dos Serviços de Atendimento Médico de Urgência (SAMU).
	
	planejamento, organização, coordenação, execução e avaliação dos serviços de enfermagem; 
	
	planejamento, organização, coordenação dos postos de saúde e das unidades de saúde da família; 
	
	planejamento, auditoria, execução e avaliação das instituições conveniadas com a rede de serviços do Sistema Único de Saúde (SUS); 
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201301589612)
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	O COFEN em sua resolução de nº 200/ 97 que dispõe sobre a atuação dos profissionais de enfermagem em hemoterapia e transplante de medula óssea, estabelece como uma das competências desse profissional é, "Promover e difundir medidas de saúde preventivas e curativas atravésda educação (...), objetivando a saúde e segurança dos mesmos". A quem o Enfermeiro deve destinar essas medidas de saúde?
		
	
	somente aos receptores
	
	a doadores, receptores, família e comunidade em geral 
	
	somente aos doadores
	
	à família e aos receptores
	
	à família e comunidade em geral
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201301649797)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Com relação ao segredo profissional referente ao menor de idade,(a criança)para o profissional de Enfermagem, o conteúdo do Segredo é tudo o que se refere ao cliente/paciente, família, funcionários e empresa em que trabalha. Exceto
		
	
	c) Não pode ser revelado quando o menor tenha capacidade de discernimento, mesmo quando solicitado pelos responsáveis;
	
	b) pode ser revelado caso seja solicitado por pais ou responsáveis, em qualquer hipótese;
	
	a) A sua manutenção é uma das responsabilidades do profissional de enfermagem;
	
	d) Pode ser revelado nos casos em que possa acarretar danos ou riscos ao menor.
	
	e) Não pode ser revelado nos casos em que possa acarretar danos ou riscos ao menor

Continue navegando