Buscar

AV SEMINÁRIOS INTEGRADOS EM PEDAGOGIA

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
		
	
	 
	 Fechar
	Avaliação: CEL0590_AV_ » SEMINÁRIOS INTEGRADOS EM PEDAGOGIA
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 
	Professor:
	ANTONIO SERGIO DE GIACOMO MACEDO
	Turma: 9002/AB
	Nota da Prova: 6,5    Nota de Partic.: 2   Av. Parcial 2  Data: 16/11/2015 17:22:47
	
	 1a Questão (Ref.: 201203062074)
	Pontos: 0,5  / 1,5
	A Filosofia foi fundamental para que que o homem passasse da fase mítica para a fase racional, podendo assim desenvolver ciência. Dê algumas caractrísticas de como acotneceu este processo:
		
	
Resposta: Observação da natureza, do homem. Querendo saber como e porque as coisas aconteciam.
	
Gabarito: Quando o homem passou a questionar estas respostas e a buscar explicações mais plausíveis, por meio da razão, excluindo suas emoções e suas crenças religiosas, passou-se a obter respostas mais realistas que, demonstradas, muitas vezes de forma ingênua, se aproximavam mais da realidade das pessoas e por isto, talvez, passaram a ser bem aceitas pela sociedade.
	
	 2a Questão (Ref.: 201203213577)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	Sabemos que existem várias definições acerca da aprendizagem, e que elas estão atreladas às teorias que as originam. Dentre estas teorias, destaca-se o pensamento de Carl Rogers. Para ele, "a aprendizagem é uma atividade significativa resultante da autoiniciativa e geradora de novas experiências...".
Explique este conceito de aprendizagem, no contexto do pensamento de Rogers.
		
	
Resposta: Para Carl Rogers a aprendizagem acontece através das experiências vivenciadas pelo sujeito, estando este inserido em um ambiente estimulador e saudável seu desenvolvimento será mais amplo, sendo estimulado, provocado a investigar, gerando novos conhecimentos e experiências.
	
Gabarito:
Para Rogers, aprendizagem é o resultado de interação livre e consciente entre o indivíduo e as pessoas em seu contexto social. Assim, não considera a aprendizagem um acúmulo de conhecimento, como é o pensamento de grande parte de educadores. Além de provocar uma modificação do comportamento das pessoas, ela interfere na orientação e nas escolhas das ações futuras, assumindo um caráter crescente nos períodos de desenvolvimento do indivíduo.
	
	 3a Questão (Ref.: 201203213548)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Sabemos que o ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Sendo assim, é um importante elemento no processo de avaliação das IES (Instituições de Ensino Superior).
Sobre suas características, podemos afirmar:
I  -  Seu objetivo é aferir o rendimento dos alunos dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, suas habilidades e competências e avaliar a qualidade das Instituições de Ensino Superior de todo o Brasil.
II  -  É constituído da prova propriamente dita, e de um questionário socioeconômico do estudante (respondido em período anterior a data da prova através da página do INEP).
III  -  A prova é composta de 40 questões no total, sendo 10 questões da parte de formação geral e 30 da parte de conhecimento específico da área, contendo as duas partes questões discursivas e de múltipla escolha.
 
		
	
	Todas são falsas.
	 
	Todas são verdadeiras.
	
	Todas são verdadeiras, exceto I.
	
	Todas são verdadeiras, exceto III.
	
	Todas são verdadeiras, exceto II.
	
	 4a Questão (Ref.: 201203050899)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Um dos temas transversais fundamentais na reflexão acerca da Educação no Brasil é a CULTURA. Porém, é necessário superar as noções do senso comum sobre este conceito, a fim de melhor compreendê-lo, bem como melhor abordá-lo, em nossa atuação pedagógica.
Sobre a compreensão de CULTURA neste contexto, podemos afirmar:
I - A cultura se desenvolveu da possibilidade da comunicação oral e de fabricação de instrumentos, capazes de tornar mais eficiente o aparato biológico humano. Então, que tudo o que o homem faz, aprendeu com os seus semelhantes e não decorre de imposições originadas fora da cultura.
II - Uma vez parte da estrutura humana, a cultura define a vida, e o faz não através das pressões de ordem material, mas de acordo com um sistema simbólico definido, que nunca é o único possível.
III - A cultura constitui a utilidade, serve de lente através da qual o homem vê o mundo e interfere na satisfação das necessidades fisiológicas básicas.
Embora nenhum indivíduo conheça totalmente o seu sistema cultural, é necessário ter um conhecimento mínimo para operar dentro do mesmo.
		
	
	Somente I é verdadeira
	
	Somente III é verdadeira
	
	Somente II é falsa
	 
	Todas são verdadeiras
	
	Todas são falsas
	
	 5a Questão (Ref.: 201203200128)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Assinale a alternativa que define o conceito de Educação ambiental:
		
	
	É a orientação do ser humano em relação ao ambiente e o exercício de cidadania.
	
	É uma ciência (ramo da Biologia) que estuda os seres vivos e suas interações com o meio ambiente em que vivem.
	 
	É a conscientização de que o meio é relevante à sobrevivência, à saúde, ao bem-estar do indivíduo no sentido ético-social em busca de melhorias na qualidade de vida.
	
	É o estudo da variedade de espécies de organismos mortos encontrados nos diversos ecossistemas do planeta.
	
	É a contaminação dos rios e mares, a poluição do ar, as queimadas e assim por diante.
	
	 6a Questão (Ref.: 201203090740)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	«Quando as irmãs, gêmeas, Marta e Maria começaram a procurar emprego, não tinham ideia do que as esperava. Ambas estavam noivas e afirmavam que apenas se casariam quando tivessem não somente "independência econômica", mas também e principalmente, e "equiparação salarial" de seus respectivos noivos. A duras penas, perceberam que a empreitada que enfrentariam era muito mais complexa que pensavam...».
A luta pela igualdade de gênero no mercado de trabalho tem sido uma das características do próprio processo de desenvolvimento da sociedade. No caso acima, as irmãs Marta e Maria enfrentariam com mais firmemente sua batalha se tivesses consciência de que:
I - As mulheres constituem 70% dos mais pobres no mundo, nos últimos 20 anos, o número de mulheres que vive abaixo da linha de pobreza cresceu 50%.
II - No Brasil, de todas as pessoas que recebem o salário mínimo, 53% são mulheres; o preço da hora de trabalho de uma mulher chega, em média, a custar 14,3% menos do que aquela paga a um homem.
III - As mulheres representam a maioria dos trabalhadores em tempo parcial e do setor informal e têm uma taxa de desemprego maior que o setor masculino.
		
	 
	Todas são verdadeiras.
	
	Todas são falsas, exceto I.
	
	Somente III é verdadeira.
	
	Todas são falsas.
	
	Todas são verdadeiras, exceto I.
	
	 7a Questão (Ref.: 201203104198)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Dentre as várias contribuições do Educador Paulo Freire ao pensamento pedagógico brasileiro, destaca-se (em especial a partir de sua obra Pedagogia da Autonomia) o conceito de CONTEXTUALIZAÇÃO. Como ele afirma, esta contextualização se dá pela problematização do tema a ser abordado, pela provocação do espírito investigativo do aluno, de sua curiosidade, para a construção de um conhecimento pessoal significativo e relevante. É neste sentido que cada ao educador, que quer assumir este conceito em sua prática cotidiana, interrogar:
I - Por que não discutir com os alunos a realidade concreta a que se deva associar a disciplina cujo conteúdo se ensina, a realidade agressiva em que a violência é a constante e a convivência das pessoas é muito maior com a morte do que com a vida?
II - Por que não estabelecer uma necessária "intimidade" entre os saberes curriculares fundamental aos alunos e a experiência social que eles têm como indivíduos?
III - Por que não discutir as implicações políticas e ideológicas de um "tal descaso"dos governantes pelas áreas dos pobres da cidade?
Das interrogações acima, é/são pertinente(s) ao conceito de CONTEXTUALIZAÇÃO de Paulo Freire:
		
	
	Somente I e III.
	 
	Todas elas.
	
	Somente I.
	
	Somente II.
	
	Somente II e III.
	
	 8a Questão (Ref.: 201203050939)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	"Não concordo com nenhuma de tuas palavras, mas defenderei até a morte o teu direito de dizê-las".
Esta frase de Voltaire caracteriza o deveria ser um dos pensamentos-chave de um movimento intelectual, ocorrido em fins do século XVIII, que defendia, entre outras coisas a pessoa e os seus direitos básicos à vida, à liberdade e à justiça. Combatiam, também, a tirania dos governantes absolutistas.
Este movimento foi fundamental para que também o processo educativo sofresse mudanças. Estamos nos referindo:
		
	
	Ao Renascimento
	
	Ao Feudalismo
	
	À Reforma
	
	Ao Humanismo
	 
	Ao Iluminismo
	
	 9a Questão (Ref.: 201203091231)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Existem várias definições acerca da aprendizagem, e elas estão atreladas às teorias que as originam. Contudo, há dificuldade em conceituá-la, pois não se trata de um objeto concreto, nem de um comportamento diretamente observável, como por exemplo, correr, escrever. Todo processamento da aprendizagem é interior ao cérebro e caracteriza-se como uma:
I - Mudança de comportamento.
II - Capacidade inata.
III - Atividade que começa no nascimento e termina com a morte.
		
	
	Todas são falsas.
	
	Somente I é verdadeira.
	
	Somente II é verdadeira.
	 
	Todas são verdadeiras.
	
	Somente III é falsa.
	
	 10a Questão (Ref.: 201203091022)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em educação os resultados vão acontecendo em processo. Dessa forma é de grande importância resgatar a temática da autonomia a partir da reflexão sobre os saberes docentes, que devem fundamentar a prática, na construção de uma Proposta Pedagógica que, efetivamente:
		
	
	Ressalte a superioridade dos professores na construção da autonomia.
	
	Perceba o corpo docente como parte principal na construção da autonomia.
	
	Valorize o corpo discente como o único grupo que pode construir a autonomia.
	 
	Contribua para a autonomia, seja da escola, do professor e também do aluno.
	
	Compreenda que autonomia deve ser pensada prioritariamente pelos gestores.
		Período de não visualização da prova: desde 12/11/2015 até 24/11/2015.
	
Parte inferior do formulário

Continue navegando