Buscar

Continue navegando


Prévia do material em texto

Aula 18. Planejamento agregado
Método de tentativa e erro na elaboração do plano agregado; calcular os custos produtivos de um plano agregado; as estratégias de um plano agregado. 
O setor de Planejamento e Controle da Produção (PCP) tem a responsabilidade específica de cuidar da fabricação dos produtos ou da prestação de serviços.
Planejamento estratégico → Planejamento de longo prazo (planejamento agregado) → Planejamento de médio prazo (planejamento mestre)→ Planejamento de curto prazo (planejamento das necessidades de materiais) → Planejamento de curtíssimo prazo (programação da produção)
O PA (planejamento agregado) – processo de planejar a quantidade a ser produzida, atendendo assim as demandas irregulares de mercado pela efetiva utilização dos recursos da empresa. 
O erro da previsão cresce à medida que o horizonte aumenta.
O efeito diminuidor do erro da previsão ocorre porque a agregação desconsidera as estimativas individuais.
Estratégias adotadas pelo PA
As principais estratégias puras (estr. únicas) usadas nas atividades de fabricação são:
Variação de tamanho de equipe de trabalho
Utilização de tempo ocioso e tempo extra
Variação dos níveis de estoques
Aceite de pedidos para atendimento futuro
Subcontratação ou terceirização
Variação de capacidade produtiva
Cada estratégia proporciona à organização uma flexibilidade diferente como resposta à demanda incerta. 
Para determinar qual estratégia adotar (pura ou mista), uma das formas é tomar como base o custo total de cada uma delas.
Existem três grupos de estratégias: 
Estratégia de produção constante – ritmo constante, independentemente das variações previstas na demanda. Pode acarretar custos significativos de manutenção de estoques.
Estratégia de acompanhamento de demanda - o ritmo de produção acompanha a demanda. Custos altos de contratação e de demissão de mão-de-obra.
Estratégia mista 
Um dos primeiros passos para a elaboração do PA é reunir informações tais como recursos, previsão de demanda, políticas alternativas e dados de custos.
Os passos necessários para gerar o PA podem ser divididos em nove etapas (ver apostila).