Buscar

PROVA OBJETIVA

Prévia do material em texto

Disciplina(s): nota 90
Organização Pedagógica em Espaços não Escolares
	Data de início: 
	29/10/2015 19h26min 
	Prazo máximo entrega:
	29/10/2015 20h41min 
	Data de entrega:
	29/10/2015 20h38min 
Questão 1/10
Leia o fragmento a seguir:
 [...] na escola, na sociedade, na empresa, em espaços formais ou não formais, escolares ou não escolares, estamos constantemente aprendendo e ensinando. Assim, como não há forma única nem modelo exclusivo de educação, a escola não é o único em que ela acontece e, talvez, nem seja o mais importante. As transformações contemporâneas contribuíram para consolidar o entendimento da educação como fenômeno multifacetado, que ocorre em muitos lugares, institucionais ou não, sob várias modalidades.
Fonte: FRISON, L. M. B. O pedagogo em espaços não escolares: novos desafios. Ciência. Porto Alegre: n. 36, p. 87-103, jul./dez. 2004, p. 88
 
Considerando o texto e os conteúdos abordados no livro da disciplina, acerca da consolidação de uma cidade educadora, leia as sentenças a seguir, analisando-as:
                             
I – Resgatar lugares esquecidos que geram a construção social local e a valorização da história das comunidades.
II – Os sistemas de ensino contam com o apoio de outros sistemas educacionais para complementar esse processo.
III – A consolidação de uma cidade educadora ocorre pela intenção de profissionais, da comunidade escolar e de parceria estratégicas.
IV – A promoção do conhecimento pela cidade educadora ocorre por meio de espaços privados vinculados às propostas dos órgãos públicos.
 
São corretas as afirmativas:
	
	A
	Afirmativas I, II e III, apenas.
As afirmativas I, II e III são corretas. Em muitas cidades brasileiras existem experiências que obtiveram êxito, nas quais um novo modelo pedagógico oportuniza a apropriação dos múltiplos espaços públicos e não públicos. Deve-se promover o resgate de lugares esquecidos, que geraram a construção social local e a valorização da construção histórica da comunidade. A alternativa IV é falsa porque a promoção do conhecimento pela cidade educadora ocorre por meio de espaços públicos e privados.
 
	
	B
	Afirmativas I, III e IV, apenas.
	
	C
	Afirmativas II, III e IV, apenas.
	
	D
	Afirmativas II e III, apenas.
	
	E
	Afirmativas I, IV, apenas.
Questão 2/10
Leia o fragmento a seguir:
 A Cidade Escola Aprendiz iniciou suas ações na região Sul da cidade de São Paulo no ano 2000, com intervenções coletivas de arte que articularam a comunidade local num processo de ressignificação do espaço público. 
Fonte: Cidade Escola Aprendiz. Disponível em: < http://www.cidadeescolaaprendiz.org.br/bairro-escola/> Acesso em: 09 ago. 2015.
 O projeto educativo Bairro-Escola implantado na Vila Madalena, em São Paulo, foi uma iniciativa desenvolvida pela Associação Cidade Escola Aprendiz, a qual apresenta os conceitos de bairro-escola:
 I. O ato de aprender é o ato de se conhecer e de intervir em seu meio.
II. A educação deve acontecer por meio da gestão de parcerias, envolvendo escolas, famílias, e demais setores da comunidade.
III. A educação promovida pela proposta Bairro-Escola resgata jovens da zona rural, capacita e forma para o trabalho nas regiões urbanas.
IV. A gestão de parceria para a promoção da educação deve ser capaz de administrar as potencialidades educativas da comunidade.
 
São corretas as afirmativas:
 
	
	A
	Afirmativas II, III e IV, apenas.
	
	B
	Afirmativas I, III e IV, apenas.
	
	C
	Afirmativas I, II, e IV, apenas.
Você acertou!
As afirmativas I II e IV são corretas, pois, a Associação Cidade Escola Aprendiz (2010, p. 8) apresenta como conceito de bairro-escola: I. O ato de aprender é o ato de se conhecer e de intervir em seu meio. II. A educação deve acontecer por meio da gestão de parcerias, envolvendo escolas, famílias, poder público, empresas, organizações sociais, associações de bairro e indivíduos capazes de administrar as potencialidades educativas da comunidade. 
A alternativa III é falsa porque, não trabalha-se com resgate de jovens da zona rural, e sim potencializa os indivíduos inseridos no bairro.. (Livro-base, p. 104).
	
	D
	Afirmativas II e III, apenas.
	
	E
	Afirmativas I, IV, apenas.
Questão 3/10
Leia o texto:
 A capacidade da empresa de adaptar-se às exigências do mercado depende da forma como esta estimula seus colaboradores a buscar, refletir e aplicar conhecimentos.
Fonte: CLARO, J. A. C.; TORRES, M. O. F. Pedagogia empresarial: a atuação dos profissionais da educação na gestão de pessoas. Revista Contrapontos, vol. 12, n. 2, p. 207-216, mai-ago 2012.
 Na gestão do conhecimento há clareza dos conhecimentos gerados que são subdivididos em:
	
	A
	conhecimento social e conhecimento educacional.
	
	B
	conhecimento econômico e conhecimento ambiental.
	
	C
	conhecimento tácito e conhecimento explícito
Você acertou!
Conhecimento tácito é sutil, pessoal, armazenado no cérebro humano, e o conhecimento explícito que se compartilha e é de domínio de outros. (Livro-base, 84)
	
	D
	conhecimento histórico e conhecimento político,
	
	E
	conhecimento relacional e conhecimento comunitário.
Questão 4/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
  [...] o empresário [...] ainda não despertou para a necessidade de implantar mudanças profundas na maneira como se relaciona com os Recursos Humanos disponíveis em sua empresa; somente se preocupa em aumentar a produção e investir em sua maior produtividade que são seus colaboradores.
Fonte: LOPES, I. et al. Pedagogia Empresarial: uma nova visão de aprendizagem nas organizações. Rio de Janeiro, 2005, p. 37.
O domínio de conceitos emergentes se faz necessário quando o assunto é educação. Em relação ao conceito de capital intelectual é possível afirmar que o capital intelectual é (são)....
	
	A
	as experiências individuais dos colaboradores da organização.
	
	B
	as competências a serem desenvolvidas pelo pedagogo empresarial.
	
	C
	a soma de tudo que todos sabem em uma organização.
Você acertou!
Para Stewart (1998), o capital intelectual é a soma de tudo que todos sabem em uma organização e que lhe propicia a vantagem competitiva. O capital intelectual é o conhecimento que cada um leva quando vai para casa; pode ser compreendido como fonte de inovação e renovação, fundamental para a organização de novos espaços educativos. (Livro-base, p. 83).
	
	D
	as influências do poder econômico na formação dos cidadãos.
	
	E
	as possibilidades de globalização existentes nos espaços não escolares.
Questão 5/10
 Leia o fragmento de o texto a seguir:
 O papel do pedagogo na gestão do conhecimento é fundamental para a instituição, pois é ele o responsável pelo armazenamento das informações.
 Fonte: FARFUS, D. Espaços educativos: um olhar pedagógico. Curitiba: Ibpex, 2011, p. 85.
 O processo de gestão do conhecimento utiliza-se de quatro etapas:
 
	
	A
	Socialização, conhecimento, assiduidade e relacionamento.
	
	B
	Relacionamento, utilização, comprometimento e habilidade.
	
	C
	Criação, utilização, retenção e medição.
Você acertou!
É necessário compreender as principais características que envolvem o ambiente organizacional, o entendimento das necessidades pessoais e coletivas, por isso o processo de gestão do conhecimento utiliza-se de quatro etapas: Criação, utilização retenção e medição.
	
	D
	Conhecimento, aplicação, posse e socialização.
	
	E
	Relacionamento, conhecimento, aplicação e habilidade.
Questão 6/10
Leia o texto:
 
[...] mostrar a importância da participação da comunidade na escola, de forma que o conhecimento apreendido gere maior compreensão, integração e inserção do mundo; a prática escolar comprometida com a interdependência escola-sociedade tem como objetivo situar as pessoas como participantes da sociedade – cidadãos - desde o primeiro dia de sua escolaridade.
Fonte: BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais (5ª a 8ª Série): Introdução aosParâmetros Curriculares Nacionais. Brasília. MEC/SEF, 1998, p. 10.
 
A comunidade se insere nesse grande laboratório composto pelo bairro, e por meio da escuta e do diálogo é que se desenvolvem as práticas educativas. Quem é o inspirador desse modelo pedagógico?
 
	
	A
	Célestin Freinet e a pedagogia anti conservadora.
	
	B
	Maria Montessori e a pedagogia da escola nova.
	
	C
	Paulo Freire e a pedagogia libertadora.
Você acertou!
A experiência bairro-escola tem como inspirador Paulo Freire e a pedagogia libertadora (Livro-base, p. 105).
	
	D
	Jean Piaget e a epistemologia genética.
	
	E
	Friedrich Froebel e a evolução natural das atividades da criança.
Questão 7/10
Leia o texto abaixo:                                                 
 
A Educação é chamada também a transpor os muros da escola, para os espaços da casa, do trabalho, do lazer, do associativismo e outras atividades afins. Configura-se assim um novo campo da Educação que aborda processos educativos fora das escolas ou não, em processos organizativos da sociedade civil, abrangendo organizações sociais e não governamentais, movimentos sociais estratégicos, ou processos educacionais articulados com a escola e comunidade.
Fonte: RODRIGUES, D. L. TAMANINI, E. Educação não formal e movimentos sociais - práticas educativas nos espaços não escolares. IX Anped Sul – Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul, 2012. Disponível em:
http://www.portalanpedsul.com.br/admin/uploads/2012/Movimentos_Sociais,_sujeitos_e_processos_educativos/Trabalho/05_14_57_1178-6450-1-PB.pdf> Acesso em: 09 ago. 2015.
           
Entre as novas formas de organizar os espaços educativos, é possível citar a metodologia Jovens Urbanos, a qual foi desenvolvida pela equipe do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação e Ação Comunitária CENPEC.
Sobre essa metodologia é possível afirmar que:
	
	A
	A proposta entrelaça a vida na cidade, escolaridade, cultura e tecnologia.
Você acertou!
O Programa Jovens Urbanos tem como público-alvo jovens de 16 a 24 anos da periferia das cidades. Essa metodologia apresenta como eixo norteador uma proposta em rede, envolvendo a vida na cidade, a escolaridade, a cultura e a tecnologia, por meio de pesquisa, exploração, experimentação, circulação e produção. (Livro-base, p. 109).
	
	B
	A proposta tem como finalidade resgatar jovens da zona rural e capacitar para o trabalho nas regiões urbanas.
	
	C
	A proposta envolve a preparação de jovens para o acesso às universidades.
	
	D
	A proposta é realizar parcerias com empresas de grande porte para facilitar o acesso aos jovens no mercado de trabalho.
	
	E
	A proposta é abrir escolas de tempo integral para regatar jovens analfabetos e que estão em situação de risco.
Questão 8/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
Também precisamos imensamente de professores bem preparados, eticamente comprometidos, que tenham um envolvimento no projeto da escola e na execução e avaliação desse projeto. Isso depende, em boa parte, de uma recuperação da significação social da atividade do professor, ou seja, da identidade profissional do professor.
Fonte: LIBÂNEO, J. C. Pedagogia e pedagogos: inquietações e buscas. Educar, n. 17. Curitiba: Editora da UFPR: 2001, p. 21.
 
As competências a serem desenvolvidas pelos profissionais da educação devem considerar:
 
I.Trabalho em equipe.
II. Participação na administração da escola.
III. Envolver professores no processo de aprendizagem dos alunos.
IV. Enfrentamento dos problemas éticos da profissão.
 
São corretas as afirmativas:
	
	A
	Afirmativas II, III e IV, apenas.
	
	B
	Afirmativas I, III e IV, apenas.
	
	C
	Afirmativas I, II, e IV, apenas.
Você acertou!
As afirmativas I, II e IV são as dez competências apresentadas por Perrenoud são Organizar e dirigir situações de aprendizagem. Administrar a progressão das aprendizagens. Conceber e fazer evoluir os dispositivos de diferenciação. Envolver os alunos em sua aprendizagem e em seu trabalho. Trabalhar em equipe. Participar da administração da escola. Informar e envolver os pais. Enfrentar os deveres e os dilemas éticos da profissão. Administrar sua própria formação continuada. 
A alternativa III é falsa porque, o professor deve envolver os alunos em sua aprendizagem e em seu trabalho (Livro-base, p. 85).
 
	
	D
	Afirmativas II e III, apenas.
	
	E
	Afirmativas I, IV, apenas.
Questão 9/10
Leia o fragmento a seguir:
 
A globalização deve permitir que cada comunidade, grupo social, sociedade preserve as suas formas de representações, mantendo a característica espacial e comunitária.
Fonte: FARFUS, D. Espaços educativos: um olhar pedagógico. Curitiba: Ibpex, 2011, p. 65.
 
De acordo com o texto, com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base, podemos entender que o global se apresenta sob duas dimensões, a primeira como forma de perda da identidade influenciada por modelos externos e a segunda como...
	
	A
	reconhecimento do desequilíbrio social causada pelo global no local.
	
	B
	a igualdade das relações sociais causadas pelo poder econômico.
	
	C
	possibilidade de ampliação das relações, apresentando novas condições sociais.
Você acertou!
O global pode apresentar-se sob duas facetas: uma como forma de perda da identidade influenciada por modelos externos e a outra como possibilidade de ampliação das relações, constituindo novas condições sociais. (p.64)
	
	D
	a harmonia entre as diversas comunidades, e em vários lugares do planeta.
	
	E
	modelo transcendente para manter a ordem social, e o princípio da cidadania.
Questão 10/10
Leia o fragmento do texto a seguir:
 
A educação não formal capacita os indivíduos a se tornarem cidadãos do mundo, no mundo. Sua finalidade é abrir janelas de conhecimento sobre o mundo que circunda os indivíduos e suas relações sociais. Seus objetivos não são dados a priori, eles se constroem no processo interativo, gerando um processo educativo.
Fonte: GOHN, Maria da Glória. Educação não formal, participação da sociedade civil e estruturas colegiadas nas escolas. In: Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v.14, n.50, p. 27-38, jan./mar. 2006. Disponível em: <http://escoladegestores.mec.gov.br/site/8-biblioteca/pdf/30405.pdf>. Acesso em 19 jul. 2015.
 
A base teórica que fundamenta e sustenta a implantação da proposta bairro-escola está voltada para...
	
	A
	a recolocação de adultos no mercado de trabalho.
	
	B
	crianças que necessitam de atendimento escolar integral.
	
	C
	a formação de uma consciência crítica.
Você acertou!
A base teórica que sustenta a implantação da experiência bairro-escola está na formação de uma consciência crítica, do aprender fazendo, das comunidades de aprendizagem, dos laboratórios de metodologia e do percurso formativo (Livro-base, p. 105).
	
	D
	práticas profissionais que atendam aos interesses do poder econômico da sociedade.
	
	E
	o resgate de jovens analfabetos e que estão em situação de risco.

Outros materiais