Buscar

SIMULADO AUDITORIA OPERACIONAL 2B

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

AUDITORIA OPERACIONAL
	
	Simulado: GST0460_SMV.3 
	 VOLTAR
	Aluno(a): 
	
	Desempenho: 3,0 de 8,0
	Data: 29/09/2013 13:00:17 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 200022906801)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Quanto a Auditoria Operacional é correto afirmar que:
		
	
	Visa examinar os procedimentos e documentos referentes à salvaguarda dos ativos e à fidedignidade das contas;
	
	Visa apurar a adequação dos procedimentos e documentos de suporte aos processos de tomada de decisão;
	
	Tem como objetivo acompanhar, examinar e avaliar a execução dos programas e projetos governamentais;
	
	Tem como foco principal o estudo do controle interno da entidade, buscando identificar seus pontos fortes e deficiências.
	 
	Incide em todos os níveis de gestão sob o ponto de vista da economia, eficiência e eficácia, nas suas fases de programação, execução e supervisão.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 200022903227)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A auditoria de programa, entre outros aspectos, visa a:
		
	
	examinar as peças que instruem os processos de tomada ou prestação de contas, com vistas a avaliar a gestão dos gestores públicos.
	 
	assegurar a adequação, privacidade dos dados e informações oriundas dos sistemas eletrônicos de processamento de dados, observando as diretrizes estabelecidas e a legislação específica.
	
	identificar as áreas críticas e riscos potenciais, proporcionado as bases para sua eliminação ou redução.
	
	verificar se os registros contábeis foram efetuados de acordo com os princípios fundamentais de contabilidade e se as demonstrações deles originárias refletem, adequadamente, em seus aspectos mais relevantes, a situação econômico-financeira do patrimônio, os resultados do período administrativo examinado e as demais situações nelas demonstradas.
	 
	apurar em que medida as ações implementadas lograram produzir os efeitos pretendidos pela administração.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 200022903228)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	"O jogo de planilha em um contrato de obras é a ocorrência de alterações quantitativas na planilha contratual, por meio de acréscimos, decréscimos, supressões ou inclusões de serviços e materiais, que modificam o equilíbrio econômico-financeiro inicial, causando dano ao Erário sem justificativa adequada" (in Auditoria Governamental, TCU, 2011). Entre as técnicas de auditoria apresentadas abaixo, qual a que melhor se adapta à comprovação da situação descrita?
		
	
	Confirmação.
	 
	Revisão analítica.
	 
	Cálculo.
	
	Observação.
	
	Investigação.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 200022903151)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O trabalho da auditoria interna:
		
	 
	deve efetuar a revisão e o aperfeiçoamento dos controles internos.
	
	deve emitir parecer, que será publicado com as demonstrações contábeis.
	
	tem maior independência que o de auditoria externa.
	
	é responsável pela implantação e pelo cumprimento dos controles internos.
	
	deve estar subordinado ao da Controladoria da empresa.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 200022906663)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	É correto afirmar, em relação à auditoria operacional, que:
		
	
	As dimensões de análise da auditoria operacional (eficiência, eficácia e economicidade) devem ser necessariamente analisadas em conjunto, para que se possa dizer que a auditoria foi adequadamente realizada.
	
	Não são considerados como exemplos de ferramentas de controle de qualidade a serem utilizados na auditoria operacional: painéis de referência, comentários dos gestores e cronogramas, instrumentos mais adequados à auditoria de programas.
	
	No País, as auditorias operacionais somente podem ser realizadas pelos tribunais de contas, conforme se depreende da Constituição Federal de 1988, arts. 70 a 74. A importância desta modalidade de auditoria reside na definição de um objeto que ofereça oportunidade para a realização de auditoria que contribua para o aperfeiçoamento da administração pública e forneça à sociedade opinião independente sobre o desempenho da atividade pública.
	 
	Na auditoria operacional, o principal instrumento de apoio à elaboração do relatório de auditoria é a matriz de achados. Daí a importância da discussão da matriz entre os integrantes da equipe, com os gestores e demais atores relevantes, antes de se iniciar a redação do texto.
	 
	Nas auditorias operacionais, para que os seus resultados possam ter uma maior confiabilidade, é necessário que as conclusões assumam a forma de opinião concisa e de formato padronizado, não sendo recomendável a variação dos relatórios em termos de escopo e natureza.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 200022906669)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Assinale a opção correta.
		
	
	Uma das técnicas de Correlação das Informações Obtidas consiste na circularização das informações, com a finalidade de obter con? rmações junto a fontes externas ao auditado.
	
	Os testes substantivos visam à obtenção de razoável segurança de que os procedimentos de controle interno estabelecidos pela Administração estão em efetivo funcionamento e cumprimento.
	 
	A Inspeção Física é o exame utilizado para testar a efetividade dos controles, particularmente daqueles relativos à segurança de quantidades físicas ou qualidade de bens tangíveis ou intangíveis.
	 
	Cut-Off é o corte interruptivo das operações ou transações para apurar, de forma seccionada, a dinâmica de um procedimento, representando a fotografia do momento-chave de um processo.
	
	Os testes de observância podem ser divididos em testes de transações e saldos e procedimentos de revisão analítica.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 200022903277)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Assinale a opção verdadeira a respeito do objetivo primordial e abrangência da auditoria no Setor Público Federal.
		
	 
	O objetivo primordial é o de garantir os resultados operacionais na gerência da coisa pública, abrange todas as unidades e entidades públicas federais e leva em conta os aspectos relevantes relacionados à avaliação dos programas de governo.
	 
	A abrangência é a definida na Lei de Diretrizes Orçamentárias para o exercício e o objetivo primordial é verificar o cumprimento da lei orçamentária anual.
	
	A abrangência e o objetivo primordial são o de assegurar que os recursos alocados aos projetos sejam aplicados no cumprimento das políticas públicas.
	
	O objetivo primordial é o de garantir que os objetivos e metas definidos no orçamento sejam atingidos e abrange as entidades constantes do Orçamento Fiscal e da Seguridade Social.
	
	Abrange as entidades e unidades da administração indireta e tem como objetivo primordial verificar a regularidade dos atos praticados por ordenadores de despesa quanto à execução orçamentária e financeira.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 200022903286)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Na auditoria do setor público é importante que os elementos do ativo sejam avaliados de acordo com as Normas Brasileiras de Contabilidade. Em 21/11/2008, o Conselho Federal de Contabilidade aprovou a NBC T 16.10 ? Avaliação e Mensuração de Ativos e Passivos em Entidades do Setor Público, na qual são estabelecidos os critérios para a avaliação ou mensuração de ativos e passivos do setor público. De acordo com essa norma
		
	
	se o valor de aquisição, de produção ou de construção dos estoques for inferior ao valor de mercado, deve ser adotado o valor de mercado.
	
	as disponibilidades são mensuradas ou avaliadas pelo valor original, feita a conversão, quando em moeda estrangeira, à taxa de câmbio vigente na data em que o ativo ficou disponível para a entidade.
	 
	os direitos, os títulos de crédito e as obrigações prefixados são ajustados ao valor presente.
	
	as participações em empresas e em consórcios públicos ou público-privados, em cuja administração se tenha influência significativa, devem ser mensuradas ou avaliadas pelo método do custo de aquisição.
	
	os gastos posteriores à aquisição ou ao registro de elemento do ativo imobilizado jamais devem ser incorporados ao valor desse ativo, mesmo quando houver possibilidade de geração de benefícios econômicosfuturos ou potenciais de serviços.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 200022885687)
	
	A auditoria intern pode atuar como uma ramificação da auditoria externa ou independente?
		
	
Sua Resposta:
	
Compare com a sua resposta: Sim, mas esta definição parte da empresa quando da determinação do escopo que será executado pela auditoria externa.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 200022885690)
	
	Considerando a importância da auditoria seja ela interna ou externa, qual das duas é considerada uma auditoria independente?
		
	
Sua Resposta: AUDITORIA INTERNA
	
Compare com a sua resposta: A auditoria externa.

Outros materiais