Buscar

DISCORRER SOBRE O ATO DE ESTUDAR

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Universidade Estadual de Maringá
Direito -1º Noturno 32
Pesquisa Jurídica
Professora: Dra. Valéria Silva Galdino Cardin
Acadêmica: Ana Clara da Silva Cohn 
RA: 92945
 O ato de estudar
Discutir o ato de estudar implica perceber-se como sujeito da história, pois em nossas vidas de uma forma ou de outra estamos aprendendo, ensinando e produzindo conhecimentos, uma vez que a dinâmica do ensinar e aprender faz parte de nossa condição humana. O ingresso no ensino superior demanda novas formas de convivência com o conhecimento, exigindo desta forma comportamentos diferenciados e transformações no modo de olhar e compreender a realidade. O ato de estudar refere-se a um conjunto de elementos objetivos e subjetivos do ato de aprendizagem. Os elementos objetivos relacionam-se a dinâmica das técnicas de estudo, como o ato de ler e apreender as ideias do autor, já os aspectos subjetivos referem-se às condições e necessidades do leitor, envolvendo o prazer em estudar para dessa forma, compreender determinado texto.
O ato de estudar oportuniza a pessoa a elaborar opinião própria sobre determinado assunto não dependendo de apreciações alheias para fazer suas conclusões, significando a construção do processo de identidade do sujeito que pensa. Para tanto, o estudo requer empenho, dedicação e perseverança, pois o processo de conhecimento e desvelamento da realidade não se dão de forma passiva; ao contrário, exige uma incessante busca e interatividade entre sujeitos e realidade. O processo de construção de conhecimento não está isolado do contexto histórico-social e do estado de desenvolvimento das ciências, da filosofia e das artes. 
Segundo Severino, em primeiro lugar é preciso que o estudante se conscientize de que doravante o resultado do processo pedagógico-didático depende fundamentalmente dele mesmo. Seja pelo seu próprio desenvolvimento psíquico e intelectual, ou pela própria natureza do processo educacional desse nível de ensino/estudo. As condições de aprendizagem transformam-se no sentido de exigir do estudante maior autonomia na efetivação da aprendizagem, maior independência em relação aos subsídios da estrutura do ensino e dos recursos institucionais que são oferecidos. O aprofundamento da vida científica passa a exigir do estudante uma postura de auto atividade didática que deverá ser, sem dúvida, crítica e rigorosa. 
O ato de estudar incorpora-se a um movimento processual em sua dinâmica, que se inicia pela participação durante o processo de ensino-aprendizagem, intervindo com perguntas, dúvidas, opiniões e realização das atividades propostas. Esse trabalho não se esgota no ambiente escolar material ou virtual; fora dele deve-se processar a revisão dos conteúdos e atividades discutidas anteriormente, sob a forma de reorganização da matéria, o que irá compor a sua documentação (fichamentos, exercícios, relatórios, resumos, sínteses e outros), para em seguida dar-se o contato com os novos conhecimentos e uma próxima unidade de estudo. Para compreender determinada mensagem transmitida é necessária à realização de uma leitura critica atenciosa, compreensiva e criativa.
A capacidade de aprender é fundamental na formação profissional e quanto mais a pessoa conhece a si e ao processo de aprendizagem, mais condições ela tem de crescimento e sucesso. A aprendizagem é propiciada pela ação de estudar, sendo sucesso dependente da pessoa que a executa.