Buscar

Questão 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

Questão 1
 Na auditoria Contábil há exigências legais, os eventos são anuais, possui certificação de uma declaração, a função externa é exercida por pessoal externo, é conduzida de acordo com as práticas e padrões geralmente aceitas e foca na contabilidade.
 Já na auditoria ambiental a ação é voluntária, sem periodicidade fixa, há status de conformidade com expectativas da administração, a função externa é exercida por pessoal interno ou externo, há uma diversidade considerável de abordagens e foca nas questões ambientais.
 A Auditoria Contábil foca no levantamento, estudo e avaliação sistemática de transações, procedimentos, rotinas e demonstrações contábeis de uma organização, destinando-se à descoberta de erros e fraudes, para proteger a empresa contra esses erros e às multas fiscais, e à produção de informação a respeito das demonstrações contábeis através de uma opinião imparcial e fundamentada em normas e princípios sobre a sua adequação.
 Já a Auditoria Ambiental trata de uma investigação sistemática das rotinas e procedimentos de uma empresa relativos ao meio ambiente, analisando critérios técnicos e organizacionais previamente estipulados, identificando os possíveis riscos e o atendimento à legislação pertinente, servindo como um instrumento de análise e de aprimoramento do desempenho ambiental da empresa.
Questão 2
Escopo é a especificação de limites de atuação dos auditores, esses limites são estabelecidos em termos geográficos, temáticos, de unidade de negócios ou de tempo.
Critérios de auditoria são políticas, práticas, procedimentos ou requisitos em relação ao qual o auditor compara as evidencias coletadas sobre o objeto da auditoria.
Evidencia de auditoria são informações verificáveis, registros ou declarações.
Constatação de auditoria são resultados da avaliação das evidencias da auditoria coletadas e comparadas com os critérios de auditoria abordadas.
Questão 3
 Em defesa do uso voluntario de auditoria ambiental, argumenta-se que a obrigatoriedade levaria a sua banalização, criando uma indústria de auditoria e um cartório de auditoria na burocracia estatal. Algumas entidades também defendem a auditoria ambiental como um elemento de diferenciação entre as empresas.
 Já a obrigatoriedade forneceria subsídios e condições para o empreendedor de detectar os problemas antes que eles eventualmente aconteçam.
 Em minha opinião as auditorias compulsórias revelam também a possibilidade de conter eventuais deficiências na cadeia de sistema produtivo, auxiliando a prevenção de danos futuros, e também tem sido uma experiência positiva para alguns Estados do Brasil.
Questão 4
Protocolo de Kyoto
Contra
As medidas podem causar recessão nos países desenvolvidos e com economias estáveis. O argumento é usado pela Austrália, grande produtora de carvão mineral, e os Estados Unidos para não ratificarem o tratado.
Alguns cientistas afirmam que as metas não terão efeitos em longo prazo. Outro argumento usado anteriormente era que os efeitos do aquecimento global não seriam tão danosos. 
Prós
O Protocolo de Quioto é visto como um primeiro passo importante para um regime global de redução de emissões.
Aumento da eficiência energética em sectores relevantes da economia; Proteção e aumento de sumidouros e reservatórios de gases de efeito estufa sobre o meio ambiente como as florestas;
Promoção de práticas sustentáveis de manejo florestal, florestamento e reflorestamento;
Aquecimento Global
Contra
Os céticos tentam provar que a Terra sempre passou por ciclos de aquecimento e resfriamento não causados pelo CO2 nem pela ação humana. Para o meteorologista Luiz Carlos Molion, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), "o clima global é produto de vários fenômenos, incluindo alguns que ocorrem fora do planeta, como a radiação solar. A conservação ambiental, porém, é necessária para a sobrevivência da humanidade, esteja o planeta aquecendo ou esfriando.".
Prós
Segundo a teoria do aquecimento global, a intensificação da atividade industrial no século 20 (baseada na queima de combustíveis fósseis como petróleo e carvão) aumentou a concentração de CO2 na atmosfera. Esse gás é um dos causadores do efeito-estufa, processo natural que mantém a temperatura da superfície quente o suficiente para que haja vida. Portanto, quanto mais CO2 no ar, maior seria a temperatura média.
Convenção do Clima
Prós
Reconheceu as mudanças climáticas como um problema ambiental real e global;
Reconheceu o papel das atividades humanas nas mudanças climáticas e a necessidade de cooperação internacional no assunto;
Estabeleceu como objetivo final a estabilização dos gases de efeito estufa em um nível no qual a atividade humana não interfira seriamente com o sistema climático, ou no qual as mudanças no clima ocorram lentamente de modo a permitir a adaptação dos ecossistemas, além de assegurar que a produção de alimentos e que o desenvolvimento econômico sigam de uma maneira sustentável.
Contra
Há tempos alguns cientistas têm feito denúncias de que esses dados estariam errados. Que o fator humano para tal aquecimento climático não é verdadeiro. Todos aqueles que se puseram ao lado dessa assertiva foram massacrados pela comunidade científica. No entanto, surgiram algumas evidências que colocam em dúvida, se não o aquecimento, a credibilidade dos espalha-brasas do aquecimento global.