Buscar

Psicologia do Direito

Prévia do material em texto

Psicologia do Desenvolvimento:
Classicamente estuda:
-Desenvolvimento Cognitivo
-Desenvolvimento Emocional
-Desenvolvimento Social
-Desenvolvimento Psicomotor
Psicanálise e a Psicologia do Desenvolvimento
A principal contribuição da psicanálise para o estudo do desenvolvimento humano está relacionada as forças do inconsciente, que motivam o comportamento humano.
1° Tópica
 Raciocínio Logico	
 Pensamento Consciência
 Lembranças, Memória Pré-consciência 
 Pulsões, recalcamentos,
 Medos, Desejos Inconsciência 
2° Tópica Principio Realidade
 Princípio do Diver EGO Princípio do Prazer
 Super. EGO Mecanismo de defesa ID – ñ moral, ñ tempo
Fases de Desenvolvimento Psicossexual
Oral -> 0-18 meses
Anal -> 18 meses ->2/3 anos
Fálica -> 3 anos -5/6 anos
Latência -> 6 anos- puberdade
Genital -> puberdade em diante
Todo mecanismo de defesa é inconsciente
Função do mecanismo de defesa: afastar um evento estressor do contato da consciência; ex.:1- Repressão: impede que um pensamento doloroso chega a consciência ; 2-Negação, não reconhecer, ou considerar a existência de certos impulsos ou desejos; 3-Progessão: atribuir ao outro um sentimento ou um desejo inaceitável pela própria pessoa;4-Racionalização: Justificar um comportamento que de outro modo seria inaceitável;5-Identificação: é assimilar parte ou totalmente atributos do outro;6-Regressão: Acontece diante à uma frustação você retorna a o estagio de desenvolvimento anterior;7-Deslocamento: é transferir pulsões ou energias negativas do seu objeto natural mas perigoso para outro objeto;8-Sublimação:Impulso primitivo que não consegue se satisfazer dentro de sua realidade; 9-Somatização:trazer um sentimento ao corpo.
O que é Personalidade?
A personalidade de um indivíduo é avaliada por meio da afetividade com que ele consegue eliciar reações positivas em uma variedade de pessoas em diferentes circunstâncias .É a impressão mais destacada ou saliente que ele cria nos outros.
40%genetico + 40% ambiental +20% situação.
A personalidade é a parte avaliativa do nosso comportamento.
Contardo Callegares- A adolescência- A folha explica
Adolescente: Gregario
 Barulhento
 Enfeita
 Loucômanio
 Infrator
Conceito de normalidade/ Patologia para a psicopatologia
De acordo com a organização mundial de saúde OMS- saúde é definida como ‘’completo bem-estar físico, mental e social, e não simplesmente como ausência de doença’’. Este é um conceito criticado por ser muito vasto e impreciso, pois bem-estar é algo difícil de se definir objetivamente. Além disso, esse completo bem-estar físico, mental e social é tão utópico, que poucas pessoas se encaixariam na categoria ‘’saudáveis’’.
-Normalidade funcional- é quando o sujeito pratique atividades rotineiras sem nenhum empecilho físico ou mental.
-Normalidade como processo- é o processo natural de eventuais doentes devido ao envelhecimento 
-Normalidade Subjetiva- é o entendimento q o sujeito tem de sua saúde 
-Normalidade em psicanálise pode-se dizer que o inconsciente, em interação com o pré-consciente, seriam as instâncias psíquicas responsáveis pelo funcionamento adequado ou patológico. Na medida em que há conteúdos inconscientes reprimidos, ou recalcados, que estão por alguma razão proibidos de vir a consciência, esta pressão poderia ser geradora de sofrimento. Se o impedimento for muito forte ou prolongado, há chances de ocorrer o desenvolvimento de patologias.
Transtorno de personalidade antissocial: A psicopatia(ou sociopatia)é um distúrbio mental grave caracterizado por um desvio de caráter, ausência de sentimentos genuínos, frieza, insensibilidade aos sentimentos alheios, manipulação, egocentrismo, falta de remorso e culpa para atos cruéis e inflexibilidade com castigos e punições.
Embora popularmente a psicopatia seja conhecida como tal, ou como’’sociopatia’’, cientificamente, a doença e denominada como transtorno de personalidade antissocial.
-Disfunções cerebrais
-Histórico traumático
-Traumas neurológicos
-predisposição genética
Transtornos disruptivos do controle de impulsos de conduta:
- Transtorno de oposição desafiante
-Transtorno explosivo intermitente 
Transtornos do controle de impulsos:
-Piromania: Incendiário 
-Cleptomania: a pessoa furta o que não tem valor.
Esquizofrenia:
A categoria ampla da esquizofrenia inclui um conjunto de transtornos nos quais os indivíduos vivenciam uma percepção distorcida da realidade e um prejuízo no pensamento, no afeto e na motivação.
A esquizofrenia é uma doença mental seria, dado seu impacto potencial, grande sobre a vida e a capacidade do individuo em manter uma rotina normal e produtiva.
Embora um número significativo de pessoas com esse transtorno algumas vezes consegue viver sem sintomas, muitas precisam encontrar formas de adaptar mas vidas à validade da doença.
A esquizofrenia é uma doença mental crônica que se manifesta na adolescência ou inicio da vida adulta. Sua frequência na população em qual é da ordem de 1 para cada 100 pessoas, havendo 40 casos novos apara cada 100 000 habitantes por anos.
No brasil estima-se que a cerca de 1,6 milhões de casos esquizofrênicos, a cada ano cerca de 50mil pessoas manifestam a doença pela primeira vez, ela atinge em igual proporção homens e mulheres, em qual se inicia mais cedo nos homens, por volta de 20-25 anos de idade, e na mulher, por volta dos 25-30 anos.
Sintomas:
1-Delirios: ideias falsas que o paciente tem convicção absoluta
2-Alucinações: Percepções falsas dos órgãos dos sentidos.
3-Alteração do pensamento: As ideias podem se tornar confusas, desorganizadas ou desconexas, discurso do paciente é difícil de compreender.
4-Alterações da atividades: Muitos pacientes apresentam uma perda da capacidade de reagir emocionalmente as circunstâncias, ficando indiferentes e sem expressão, outras vezes o paciente apresenta reações afetivas incongruentes, inadequadas ao contexto que se encontra de modo excêntrico ou indiferentes do ambiente que o cerca.
Quais são as causa:
Não se sabe quais são as causas da esquizofrenia, a ondalitariedades tem uma importância reativa, fatores ambientais. Que possam atuar o desenvolvimento do sistema nervoso. Apresentam pequenas alteração cerebrais e bioquímicas.
Transtornos parafílicos:
Parafios são comportamentos nos quais os indivíduos apresentam fantasias, impulsos sexuais ou comportamentos incoerentes, íntimos, sexualmente excitantes.
1-Objetos não humanos, 2-crianças, ou outras pessoas não consumáveis 3-O sofrimento ou a humilhação própria ou dos parceiros.
-Transtorno pedofilia
-Transtorno exibicionista
-Transtorno V
-Transtorno fetichista
-Transtorno Frotturista
-Transtorno de masoquismo ou sadomasoquista.
-Transtorno tranvéstico	
-Disfunções sexuais:
Uma disfunção sexual envolve divergência acentuada em todo o corpo, da resposta de um indivíduo no ciclo de resposta sexual:
-Excitação: dificuldade por desejo sexual	
-Platô: 
-Orgasmo
-Resolução
4-pesquise como o ordenamento jurídico brasileiro trata estes assuntos
5-Quais são os tratamentos possíveis para transtornos sexuais(parafílicos)
Fronteiras Familiares
-Difusas: ñ são claras 
-Nítidas: 
-Rígidas: autoritários 
Estereótipos: ideias rótulos sobre pessoas e grupos sociais 
Preconceito:
Estereotipo Componente cognitivo
Preconceito Componente emocional sentimentos sem fundamentos
Componente comportamental ações negativasdescriminação, violência.
Violência Conjugal:
-Permissidade social
-Dinâmica da violência conjugal
-Trangeracionalidade.
Transtorno de conduto, explosivo intendente, aspectos gerais do transtorno De conduta
Diferenciar ,piromania, cleptomania
Esquizofrenia: aspectosgerais
Transtornos parafilícos: aspectos gerais capt. 11, pg. 262 à 266.
Conceito geral de família: mudanças de conceitos de família 
Estereotipo e preconceito e violência conjugal

Continue navegando