Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ITAJUBÁ-FEPI
Curso de Pedagogia
Diana Candida Silva Alves
METODOLOGIAS E ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA):estratégias para o ensino de aprendizagem.
ITAJUBÁ 
2025
Diana Candida Silva Alves
METODOLOGIAS E ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA):estratégias para o ensino de aprendizagem
Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso.
Orientador (a): Profa. Dra. Alba Helena Fernandes Caldas
 
 
 ITAJUBÁ
2025
SUMÁRIO
RESUMO.........................................................................................................4
1 APRESENTAÇÃO DO TEMA.......................................................................5
2 JUSTIFICATIVA............................................................................................6
3 PROBLEMA DE PESQUISA.........................................................................7
4 OBJETIVOS .................................................................................................8
4.1 Geral........................................................................................................8
4.2 Específicos.............................................................................................. 8
5 HIPÓTESES...................................................................................................9
6 REFERENCIAL TEÓRICO............................................................................10
7 METODOLOGIA ...........................................................................................11
8 CRONOGRAMA DE ATIVIDADE..................................................................12
9 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS INICIAIS...............................................13
RESUMO
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino voltada para pessoas que não concluíram a escolarização na idade certa. Considerando as especificidades dessa clientela, torna-se necessário refletir sobre as metodologias utilizadas no processo de ensino-aprendizagem. Este trabalho tem como objetivo analisar as metodologias aplicadas na EJA e sua eficácia diante as necessidades dos alunos. A pesquisa será de natureza exploratória, com abordagem qualitativa e quantitativa, utilizando revisão bibliográfica e aplicação de questionários com professores e alunos. Espera-se, ao final do estudo, compreender quais práticas pedagógicas têm se mostrado mais adequadas para promover uma aprendizagem significativa, contribuindo para a melhoria do ensino na EJA e valorizando os saberes e vivências dos educandos.
Palavras-chave: EJA, Metodologias de ensino, Aprendizagem significativa.
1 APRESENTAÇÃO DO TEMA
	A alfabetização é um direito de todos os cidadãos para que possam exercer seu papel na sociedade. Quando aprendemos a ler e escrever conquistamos autonomia, o fortalecimento da cidadania e a possibilidade de uma melhor condição de vida. Porém muitos jovens e adultos não tiveram oportunidade de aprender durante a sua escolarização regular, consequentemente enfrentam desafios para ingressar no mundo letrado. 
	A educação de jovens e adultos (EJA) é uma modalidade de ensino que possibilita a inserção desses jovens na escola. O tema METODOLOGIAS E ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA):estratégias para o ensino de aprendizagem, desenvolvido na pesquisa busca apresentar metodologias diversificadas para a alfabetização de jovens e adultos. Para tornar esse processo mais agradável, respeitando as vivências e as necessidades dessa clientela, para que possam aprender de forma significativa e com mais autonomia. 
 
2 JUSTIFICATIVA 
 	A alfabetização de jovens e adultos (EJA) é uma modalidade de ensino que tem como foco o ensino básico para as pessoas que não concluíram a escola na idade certa. Porém esses alunos dessa modalidade precisam de metodologias diferenciadas que promovem um processo de ensino e aprendizagem eficazes. 
	Muitas vezes a abordagem de ensino e as metodologias utilizadas na EJA não condiz com a realidade dos alunos, podendo gerar uma aprendizagem ineficaz e desmotivadora. Sendo assim é de extrema importância a inserção de metodologias significativas, isso aponta a relevância do tema dessa pesquisa que busca discutir sobre as metodologias adequadas para uma alfabetização de jovens e adultos mais acessível e estimulante.
3 PROBLEMA DE PESQUISA
	É sabido que alguns alunos que ingressam na EJA chegam nas salas de aulas muitas vezes com traumas ou até mesmo com medo do processo de aprendizagem. Sendo que eles podem até ter passado anos achando que não teriam a capacidade de aprender, e até mesmo enfrentando dificuldades, como a falta de tempo por conta do trabalho ou responsabilidade familiar. 
	Dessa forma, entende-se que a metodologia adotada em sala de aula por professores, nessa modalidade pode fazer toda a diferença no processo de ensino. Assim, esta pesquisa tem como problematização de estudo apresentar quais são as metodologias adequadas para o trabalho de alfabetização de jovens e adultos utilizadas pelos professores em sala de aula? Será que essas metodologias visam uma aprendizagem mais eficaz e são adaptadas às vivências dos alunos da EJA? 
4 OBJETIVOS 
4.1 Geral 
· Identificar quais são as metodologias utilizadas pelos professores em sala de aula da EJA que possam tornar a alfabetização de jovens e adultos mais eficaz e conectada com suas realidades, possibilitando que exerçam sua cidadania de forma ativa e autônoma.
4.2 Específicos 
· Definir os conceitos de metodologia;
· definir a EJA, destacando suas especificidades e desafios;
· apresentar as metodologias utilizadas na EJA, considerando sua eficácia no processo de alfabetização.
· discutir a contribuição de Paulo Freire para a alfabetização de jovens e adultos e sua influência nas metodologias aplicadas à EJA.
5 HIPÓTESE
Acredita-se a partir desse estudo que as metodologias utilizadas na EJA podem contribuir para um processo de alfabetização mais eficaz, e que muitas vezes, estas estratégias pedagógicas significativas e contextualizadas não são utilizadas por professores em sala de aula. Dessa forma, os alunos não apresentam interesse, a participação nas aulas é baixa e o desenvolvimento da leitura e escrita desses jovens e adultos podem ficar comprometidos.
6 REFERENCIAL TEÓRICO
 O presente trabalho fundamenta-se em autores e documentos que destaca a alfabetização de jovens e adultos.
 No primeiro capítulo serão analisados os fundamentos históricos, legais e conceituais da Educação de Jovens e Adulto (EJA). Discutindo os marcos legais que sustentam essa modalidade como a Constituição Federal de 1988 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) (Lei n° 9.394/1996). E a abordagem de Freire (1996) será o eixo central para compreender a EJA. Para o autor, a educação deve considerar as vivências dos alunos e partir da realidade concreta, promovendo um processo dialógico e emancipador.
 No segundo capítulo serão analisadas as características da clientela da EJA, como o papel do professor no processo de ensino-aprendizagem. Os alunos dessa modalidade e marcada por diversidades de experiências, idades e desafios exigindo então aos educadores sensibilidade e um planejamento pedagógico flexível. Paiva (2003), enfatiza que os alunos da EJA são sujeitos de direitos que trazem com eles uma bagagem cultural e social que deve ser reconhecida e valorizada. A escola precisa acolher essas trajetórias e trabalhar com base que respeita a individualidade dos estudantes. O papel do professor será discutido com base de Ribeiro (2005) que defende uma atuação docente pautada no diálogo e na construção coletiva do conhecimento, e Haddad (2000), que analisa os desafios enfrentados pelos professoresdiante das limitações e potencialidades dessas clientelas.
 No Terceiro capítulo serão analisadas as metodologias mais utilizadas e recomendadas para a Educação de Jovens e Adultos, com foco em práticas que promovam a participação ativa e o protagonismo dos alunos.Abordagens pedagógicas que valorizam a experiência de vida dos alunos e contribuem para sua formação integral. A pedagogia freiriana será novamente destacada, com base em Freire (1987), que defende a importância dos temas geradores e do diálogo como caminhos para a construção do saber crítico e transformador. Autores como Oliveira (2012) e Leôncio Soares (2002) contribuirão com reflexões sobre a didática na EJA, indicando estratégias que estimulam a autonomia dos alunos e favorecem um ambiente de aprendizagem significativo e inclusivo.
7 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
 A pesquisa será desenvolvida com uma abordagem qualitativa e quantitativa, com o objetivo de compreender e analisar as metodologias utilizadas na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e sua eficácia junto à clientela atendida por essa modalidade.
 A parte qualitativa da pesquisa será fundamentada em revisão bibliográfica e documental. Serão utilizados autores como Paulo Freire, Leôncio Soares, Sérgio Haddad, Vera Masagão Ribeiro, entre outros, além de documentos legais como a Constituição Federal (1988) e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/96). Essa etapa visa compreender a base teórica que sustenta as práticas pedagógicas adotadas na EJA, bem como o perfil dos alunos e professores envolvidos nesse contexto.
 A parte quantitativa será realizada por meio da aplicação de um questionário com perguntas fechadas a um grupo de professores e/ou alunos da EJA. O objetivo é levantar dados sobre as metodologias mais utilizadas em sala de aula e quais são consideradas mais eficazes pelos participantes. As respostas serão analisadas estatisticamente, com apresentação em forma de gráficos ou tabelas.
4
 
8 CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
	Tarefas
	2025
	Tarefas a serem cumpridas a cada mês
	Fev.
	Mar.
	Abr.
	Mai.
	Jun.
	Jul.
	Ago.
	Set.
	Out
	Nov.
	Elaboração do Tema do projeto de pesquisa
	X
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Leituras relativas ao tema – Referencial teórico 
	
	X
	X
	X
	
	
	
	
	
	
	Elaboração do problema de pesquisa e hipóteses
	
	X
	X
	
	
	
	
	
	
	
	Elaboração dos objetivos (Geral e específicos)
	
	
	X
	
	
	
	
	
	
	
	Entrega do projeto de pesquisa
	
	
	
	X
	X
	
	
	
	
	
	Correção e Revisão final
	
	
	
	
	X
	
	
	
	
	
	Elaboração da Fundamentação Teórica
	
	
	
	
	X
	X
	X
	X
	X
	
	Elaboração da metodologia e Resumo
	
	
	
	
	
	
	X
	X
	X
	
	Formatação e revisão final
	
	
	
	
	
	
	
	
	X
	
	Correção e entrega do Projeto de pesquisa finalizado
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	X
 REFERÊNCIAS (INICIAIS)
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília: Senado Federal, 1988.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 23 dez. 1996.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
HADDAD, Sérgio. Educação de jovens e adultos: novos leitores, novas leituras. São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2007.
OLIVEIRA, Djalma da Silva; SOARES, Leôncio. Educação de jovens e adultos: desafios e possibilidades. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
RIBEIRO, Vera Masagão. Educação de jovens e adultos: o direito de aprender. São Paulo: Ação Educativa, 2001.
SOARES, Leôncio. Educação de jovens e adultos: uma possibilidade para sujeitos excluídos. In: GADOTTI, Moacir; ROMÃO, José Eustáquio (Orgs.). Educação de jovens e adultos: teoria, prática e proposta. São Paulo: Cortez, 2000.
NOVA ESCOLA. Prática adequada aos adultos. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/59/pratica-adequada-aos-adultos. Acesso em: 19 maio 2025.
EJA para Todos. Disponível em: http://ejaparatodos.blogspot.com/

Mais conteúdos dessa disciplina