Buscar

resumão Histologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

TRAQUÉIA - Tecido conjuntivo propriamente dito especial cartilaginoso hialino do anel de cartilagem da Traquéia, com condrócitos e condroblastos reunidos em grupos isogênicos em uma matriz de colágeno. 
TRAQUÉIA, na região do Pericôndrio, é um TCPD denso não-modelado, apresenta fibras contínuas, fibrócitos desalinhados, desordenados e irregulares.
ORELHA EXTERNA, região do pavilhão da orelha, é no arco de cartilagem, tecido conjuntivo especial elástico, apresenta condrócitos ou condroblasto, uni ou binucleares isolados, próximos um dos outros, não formam discos e nem grupos em uma matriz elástica. 
MENISCO, na cartilagem, é um TCPD especial cartilaginoso fibroso, apresenta condroblastos alinhados numa matriz de colágeno. ***Menisco, na cartilagem, é um TCPD especial cartilaginoso fibroso, apresenta condrócitos alinhados numa matriz de colágeno.
TENDÃO - Tecido conjuntivo geral denso modelado com fibras colágenas contínuas e desalinhadas, fibrócitos e fibroblastos desalinhados, desordenados e irregulares localizados no pericôndrio cartilagem da traquéia. ***A imagem apresenta um tendão, que é um Tecido conjuntivo denso geral modelado com fibras colágenas paralelas, fibrócitos e fibroblastos alinhados e ordenados localizados nas articulações e áreas esqueléticas.
OSSO DESMINERALIZADO - Osso ESPONJOSO desmineralizado, TCPD especial ósseo esponjoso desmineralizado, na epífise, apresentando osteócitos, lamelas, canais e sistemas formando as espículas da cabeça osso, numa matriz esponjosa desmineralizada.
Osso LONGO desmineralizado TCPD de propriedade especial ósseo desmineralizado, no córtex da diáfise do osso longo, apresentando osteócitos, lamelas, canais e sistemas numa matriz de mesma natureza.
OSSO MINERALIZADO - TCPD de propriedade especial ósseo COMPACTO mineralizado, no córtex da diáfise do osso longo, apresentando osteócitos, lamelas concêntricas, canais e sistemas numa matriz de mesma natureza;
BAÇO, que é um Tecido conjuntivo geral denso não modelado, com fibras colágenas contínuas e desalinhadas, fibrócitos e fibroblastos desalinhados, desordenados e irregulares localizados na cápsula e trabéculas.
Baço, na região do parênquima, é um Tecido Conjuntivo Especial Hemapoético Linfóide, apresenta 2m compartimentos a polpa branca que é centralizada, com corpúsculo de malpighi, maior concentração de células linfáticas e reticulares, no espaço nodular uma artéria, no espaço periarteriolar células T; ao interior proliferação linfática. A Polpa vermelha é Periférica onde há menor concentração e maior variabilidade celular e protéica. E ainda Cordões esplênicos de Biliroth, em uma matriz linfática.
TIMO, na região do parênquima, apresentando o córtex e a médula, é um Tecido Conjuntivo Especial Hemapoético Linfóide, apresenta córtex periférico com maior concentração de células linfáticas, reticulares e linfócitos T, presença de vasos capilares sanguíneos, na medula que é central menor concentração de células linfáticas e reticulares, e vasos e corpúsculos de hassal.
LINFONODO
Parte de 
fora mais escura
 
 
Parte de dentro mais 
clara
 , Tecido conjuntivo geral denso não modelado, com fibras colágenas contínuas e desalinhadas, fibrócitos e fibroblastos desalinhados, desordenados e irregulares localizados na capsula e trabéculas. 
LINFONODO – no PARÊNQUIMA, Tec.Conj.Especial Hematpoético Linfóide, que apresenta paracórtex (subcápsulas), córtex e medula. No paracórtex células T, no córtex células B e na medula que é centralizada maior diversidade de células linfáticas, fibras e células reticulares.
SUPRA RENAL. Formado por Tecido conjuntivo geral denso não modelado com fibras colágenas contínuas e desalinhadas, fibrócitos e fibroblastos desalinhados, desordenados e irregulares localizados na cápsula e septos da córtex da supra renal.
SANGUE, Tecido Conj. Especial Hemapoético, apresentando hemácias (eritrócitos) bastante numerosas, plaquetas e leucócitos (neutrófilos) em um espaço matricial plasmático.
EPIGLOTE – FACE RESPIRATÓRIA, é um Tecido conjuntivo geral denso não modelado com fibras colágenas contínuas e desalinhadas, fibrócitos e fibroblastos desalinhados, desordenados e irregulares localizados no pericôndrio da superfície respiratória. 
EPIGLOTE – FACE RESPIRATÓRIA - Tecido conjuntivo propriamente dito especial cartilaginoso elástico na placa de cartilagem da epiglote da face respiratória, com condroblastos ou condrócitos uni ou binucleares isolados, próximos uns dos outros, não formam discos e nem grupos em uma matriz elástica. 
MUSCULO LISO INTEST. - Intestino Grosso, na Tênia, é um Tecido muscular liso, apresenta fibras fusiformes uninucleares centralizadas, de corte longitudinal e transversal.
MÚSCULO CARDÍACO - Coração, no Miocárdio, é um Tecido muscular cardíaco, apresentando células filamentosas, uni ou binucleares, centralizadas, com estrias e discos intercalares, em corte longitudinal e outro transversal.
LÍNGUA, no arcabouço, é um tecido muscular esqueletico,apresenta fibras filamentosas multinucleadas periféricas, em corte transversal e longitudinal.
CÉREBRO, na região do córtex, tecido nervoso cerebral, apresenta neurônios multiformes e piramidais, prolongamentos, neuroglias e vasos compondo a massa cinzenta (CÉLULAS AZUIS).
CÉREBRO, na região do córtex, tecido nervoso cerebral, apresenta massa branca com neuroglias, vasos e fibras, prolongamentos axonicos.(FUNDO ROSA COM PINTINHAS)
CÉREBRO, na região do córtex, tecido nervoso cerebral, apresenta massa cinzenta com 3 camadas neuronais ( multipolares, multiformes e piramidais), dentritos, vasos e neuroglias. (FUNDO ROSA COM CÉLULAS MULTIFORMES)
ADIPOSO (PELE) - PELE, na Derme, TCPD Especial Adiposo Branco, apresenta adipócitos regulares uniloculares em uma matriz frouxa.
FROUXO - Couro cabeludo, na derme papilar ou profunda, TCPD geral frouxo, apresenta desordenado, descontinuo, irregular, desalinhado e se insere na matriz de substância amorfa. 
 FROUXO – Pele Fina - Tecido conjuntivo propriamente dito geral frouxo,da lâmina da derme papilar da pele fina, com células, fibras, vasos, nervos, adipócitos e músculos, desalinhados, descontínuos, irregulares e desordenados inseridas na matriz de mesma natureza.
CEREBELO, é o tecido nervoso cerebelar apresentando pseudoneuronios, unipolar, neuroglias formando a zona cinzenta. **** CEREBELO, na região do cortex, tecido nervoso cerebelar,apresenta massa cinzenta, com uma camada com neuronio pseudo unipolar, neuroglias e vasos.
CEREBELO, é um tecido nervoso cerebelar, apresentando fibras nervosas,vasos e neuroglias, massa branca.
MEDULAR – Medula Nervosa - Medula encefálica, no encéfalo, é um tecido nervoso medular, apresenta massa cinzenta com corpos de neurônios multipolares, vasos, dentritos e prolongamentos axônicos. 
MEDULAR – Medula Nervosa- Medula encefálica, na região do encéfalo, é um tecido nervoso medular, a massa branca apresentando neuroglias, vasos, e fibras em um corte transversal. 
MEDULAR – Medula Nervosa - Medula encefálica, na região do encéfalo, é um tecido nervoso medular, apresenta a massa cinzenta com corpos multipolares, vasos, neuroglias e dentritos.
Medula, no Encéfalo, é um Tecido nervoso medular, apresenta a massa cinzenta e a massa branca: Massa cinzenta com corpos neuronais, multipolares, neuroglias, dendríticos, vasos. Massa branca: com prolongamentos axônicos, neuroglias e vasos.

Continue navegando