Buscar

Registro de sociedade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Registro de sociedade
Nós trabalharemos com registro publico da sociedade mercantil no código civil (LEI 8934) e também a legislação estado, pois há disposições diferentes em relação a S.A., ou seja, nem toda sociedade em função das suas próprias peculiaridades será registrada do mesmo jeito.
CVM (Comissão de valores mobiliários) que é quem avalia, se “ intromete” na relação entre particular e empresa, para saber se a empresa não está efetivamente agindo de má fé com relação a seus investidores ,pois o mercado de acordo com o art. 219 da constituição , integra o patrimônio nacional ,então o estado tem que proteger o mercado . 
De acordo com o código civil no direito da empresa o art. 967 diz que é obrigatório a inscrição do empresário no registro publico de empresas mercantis da respectiva sede(da sede do estado , cada estado tem uma junta comercial )antes do exercício da atividade, ou seja, é a partir do momento que a empresa é registrada que ela “nasce”. Não que ela não exista antes do registro , até porque existem que já funcionam antes do registro ,essas são as sociedades de fato ,que são aquelas registradas de forma incorreta ou simplesmente não foi registrada .
Art. 968 diz que no registro do empresário é necessário que se registre nome, estado civil ,passionalidade, endereço e se casado , regime de bens. Pois constituir sociedade junto com o seu consorte é uma fraude, pois o patrimônio de um ou de outro é uno . Não é legal formar sociedade com alguém que é casado com você em regime de comunhão de bens universal ou separação.
Art. 968 III-registro do capital da empresa ,o capital é variável ,pode aumentar com o desenvolver da empresa.
Assim como no direito civil ,no empresarial não se pode tomar vantagem de um erro , por isso , se houver erro no registro .Ou seja, a sociedade não pode alegar erro para não fazer seus deveres.
Objeto social de uma empresa precisa ser registrado e caso haja interesse em expandir as atividades da empresa ,é necessário que se faça o registro dessa nova atividade .Exemplo: uma imobiliária que temo como objeto social a corretagem e a comissão em alugueis não pode tomar a iniciativa de construir ,pois essa atividade não está em seu registro e isso torna essa sociedade está irregular ,pois o objeto social não está autorizado.
Art. 968 IV- A marca serve para identificação do nome do produto ou do serviço prestado . A denominação social ou firma ,é o nome sob o qual a empresa esta registrada, que não tem que ser o nome relativo à marca e não é o nome estampado no letreiro da empresa, é por exemplo , o nome dos sócios da empresa, é o nome no registro .O Nome fantasia ou titulo do estabelecimento é o nome que fica no letreiro da empresa ,o que fica na propaganda da empresa , a exemplo “funerária boa viagem” .
Quando houver alguma mudança nos dados anteriormente registrados ,é necessário que seja feita mudança no registro da empresa .Isso sendo de total responsabilidade do empresário 
Art. 969 – caso o empresário abra em uma outra unidade federativa uma filial ,uma agencia ou uma sucursal é necessário que seja feito o registro na respectiva sede da junta comercial
Art. 970- diz que há prerrogativas para o empresário rural e para o pequeno empresário ,vantagens para tais empresas de pequeno porte para que elas tenham competitividade junto das empresas de maior porte.
Art. 971 –diz que o empresário rural pode(não é obrigado) requerer ou não a inscrição no registro publico da junta comercial ,ou seja ,ele pode optar por ser ou não empresário . 
A capacidade. Podem exercer atividade empresarial aqueles que tiverem em pleno gozo da sua capacidade civil e que não tenham impedimentos legais. Há os casos da capacidade superveniente ,aquele que ainda não pode exercer atividade empresarial , tornará-se capaz através de representação .
Casos específicos de capacidade evidenciados do Art.972 ao Art.980.

Continue navegando