Buscar

Fato Social

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Associação Caruaruense de Ensino Superior
Curso: Direito
Período: 1º 			Turma: 03			Turno: Noturno
Disciplina: Socioantropologia
Professor: Armando Melo
Estudante: Gustavo de Almeida Lins
Fato Social
O conceito de fato social segundo Émile Durkheim é todo ato de pensar, agir e sentir que possuem um poder coercivo sobre o indivíduo. Ou seja, é o fenômeno praticado pelos indivíduos, influenciados por fatores externos. Um exemplo de fato social são as regras jurídicas. Elas existem e funcionam independente da ação individual, e por elas serem autônomas têm o poder de coerção sobre o fenômeno que será realizado. Podemos resumir fato social como um conjunto de coisas (cultura, dogmas religiosos, regras jurídicas etc.) que são capazes de influenciar ou até determinar as ações das pessoas.
Todas essas coisas são fatores externos que exercem um poder coercivo sobre o indivíduo. Quando as pessoas tomam as suas decisões e realizam as ações, no seu consciente ela está agindo de forma autônoma, de acordo com seus próprios ideais e princípios, mas na verdade aquela decisão ou ação sofreu influências de forças externas que a condicionaram a agir ou pensar.
Tipos Sociais
Durkheim no capítulo IV do seu livro As regras do método sociológico, aborda sobre o tema referente aos tipos sociais, apresentados também como espécies sociais, que possui o mesmo significado. O autor vai mostrar que os tipos de sociedades vão evoluindo, mantendo alguns traços da antiga sociedade e aperfeiçoando-a. As espécies de sociedades variam, pelo fato de que, se existe apenas uma única espécie de sociedade, as sociedades particulares não podem diferir entre si, o que não ocorre. Cada sociedade possui suas características, culturas, religiões etc. Por isso, da mesma maneira que existem as diferentes espécies na biologia, também existem diferentes espécies de sociedades.
Exemplificando os tipos sociais, podemos citar como exemplo a história do Brasil. Buscando um pouco na história, vemos que a agricultura era uma prática de subsistência individual, e que agora nós temos grandes empresas encarregadas do plantio, colheita e distribuição (venda) do produtos agrários. Ou seja, temos aqui uma evolução social. De produção para subsistência individual para produção em larga escala.

Continue navegando