Buscar

Lista de exercicios 04

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UFRN – CCET – DIMAP
Lista de exercícios de Algoritmo para a quarta avaliação
Prof. Lourival Coelho
Calcular a soma de todos os múltiplos de quatro compreendidos entre dois números inteiros positivos dados. Não incluir os extremos na soma.
Um coelho está a uma distância dada em metros de uma cenoura. Se a cada minuto ele anda 1/3 da distância que o separa da cenoura e a distância máxima para ele pegar a cenoura é de 10 cm, quantos minutos o coelho gasta para pegar a cenoura?
Imprimir o último elemento e a soma de todos eles, da seqüência abaixo, sendo conhecido o número de elementos.
			1, 2, 4, 7, 11, 16, 22, ...
Resolver uma equação do segundo grau, sendo dada por seus coeficientes, imprimindo suas raízes reais ou complexas.
Imprimir o maior número inteiro menor que 1000 satisfazendo, simultaneamente, o seguinte: o resto da divisão desse número por 7 é 5, por 9 é 6 e por 11 é 7.
Dadas as coordenadas de dois pontos no plano cartesiano, escrever a equação da reta que passa por eles, na forma y = ax + b.
Dados três números reais positivos, verificar se eles podem ser medidas de um triângulo e, neste caso, informar se o triângulo é eqüilátero, isósceles ou escaleno.
Calcular o mínimo múltiplo comum entre dois números inteiros positivos dados.
Dada uma matriz real 3x3 calcular o seu determinante.
Dados dois conjuntos numéricos quaisquer A e B, determinar o conjunto A – B (os elementos de A que não estão em B).
Dada uma matriz quadrada calcular a soma dos elementos que estão nas diagonais vizinhas (acima e abaixo) da diagonal principal.
Dadas duas matrizes, calcular o produto delas, se for possível.
Faça um subalgoritmo para ordenar crescentemente um vetor numérico. Utilize este subalgoritmo para ordenar crescentemente os elementos de uma matriz numérica qualquer.
Faça uma função para calcular o determinante de uma matriz numérica 2x2. Utilize esta função num algoritmo principal para resolver um sistema linear com duas equações e duas incógnitas.
Faça uma função para calcular o produto escalar entre dois vetores de mesma dimensão, dados por suas coordenadas. Utilize esta função para calcular o cosseno do ângulo formado por dois vetores dados com n coordenadas cada.
Faça uma função para calcular o fatorial de um número. Utilize esta função para calcular o valor da expressão:
S = x - x2/2! + x3/3! - . . . ± xn/n!
	Para valores dados de x (real) e n (inteiro).
Faça um algoritmo para ler os dados de um arquivo seqüencial de nome Cadastro que contém nome, idade, sexo, salário e número de dependentes, dos funcionários de uma empresa. O último registro tem “Fim de Arquivo” no lugar do nome. Imprima em outro arquivo o nome e o salário aumentado em 20% dos homens com mais de trinta anos e que tem dependentes, e imprima em mais outro arquivo o nome, o número de dependentes e o salário aumentado em 15% mais 3% para cada dependente, somente das mulheres que tem mais de 35 anos e que ganham abaixo da média de todos os salários.

Outros materiais