Buscar

3ª Prova de Irrigação 2011 I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS
CAMPUS DE GURUPI
3ª Prova de Irrigação
Nome: ______________________________________________ Data: 02/12/2008
Um plantio de figo tem uma parte irrigada por microaspersão e parte por gotejamento. Calcule : a) PAM, b) Kl (Fereres1981), c) ETloc, d) Ia do sistema e e) tempo de irrigação supondo o solo em capacidade de campo no dia anterior.
Cultura: Figo, Espaçamento 3 X 4 m (linha x entre linha), PAS 50%, Kc = 1,2
Clima: ETo 5,0 mm/dia
 Microaspersão; usar 2 micro por planta, vazão por micro de 35 m/h
 Gotejamento: vazão do emissor de 2,3 l/h, Espaçamento entre emissor de 0,6 m, duas linha de gotejadores por linha de planta, faixa molhada 0,6 m.
 Dimensione uma linha lateral com 100 plantas espaçadas de 3 X 4 m (linha x entre linha). Cultura de maracujá com 1 micro por planta com 40 l/h, pressão de serviço de 15 mca, Cg = 90. Tubo de polietileno com coeficiente de rugosidade de 144, diâmetros comerciais de 16, 25, 37 e 50 mm
Dimensione uma linha de derivação, sabendo-se que já foram consumidas 8% da pressão de serviço de 15 mca na linha lateral e que tecnicamente só é admissível uma perda de até 30% da PS nas perdas acumuladas da lateral e da linha de derivação, para atender 100 linhas laterais (50 de cada lado), sendo cada linha lateral com vazão de 0,075 l/s, espaçada de 4 m entre linhas, e cada saída da linha de derivação irá atender duas linhas laterais, e a declividade da linha de derivação é de 2%.
Sistematizar uma área com os piquetes espaçados de 3 m, 
 
 
 
 Dimensionar o comprimento de um microtubo, pelo método de Darcy-Weisbach e de Wermeirem-Jobling, de 0,7 mm de diâmetro para se obter uma vazão de 2,5 l h-1, sob uma pressão de 15 mca a 20 °C, e para tal determine o regime de fluxo (3 pontos)
Determinar o numero mínimo possível de microasperssores por planta de figo cultivado com espaçamento de 4 X 3 m, para região árida e úmida, sabendo-se que o raio de alcance deste micro é de 1 m (2 pontos)
Dimensionar uma linha lateral do problema da página 521, com as seguintes alterações: clima úmido, vazão do gotejador de 6 l h-1, diâmetro do bulbo molhado de 1,72 m, e pressão de serviço de 12 mca, tempo de funcionamento do sistema por dia até 18 horas, não há necessidade de alteração na pressão de serviço para ajuste na vazão (3 pontos).
Redimensione somente a linha de derivação do problema do livro, de 300 para 420 m, mantendo os demais parâmetros anteriores constantes, com dois diâmetros comerciais (3 pontos).
"As boas ações elevam o espírito e predispõem-no a praticar outras." Jean-Jacques Rousseau
Boa Prova!!

Outros materiais