Buscar

metabolismo dos aminoacidos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Metabolismo dos aminoácidos
Os aminoácidos representam a menor unidade elementar de uma proteína, são formandos por um grupo carboxila(COOH) um gupamento amino( NH2) e um radical que determina um dos vintes tipos de aminoácidos.
Quando se remove um grupamento AMINO de um aminoácido oq sobra são esqueletos carbonicos com os radicais, esse esquelelto carbonico forma o PIRUVATO, ACETIL COA, OXALACETATO e outros intermediarios do ciclo de krebs .( esses esqueletos carbonicos iram atuar no ciclo de krebs para formar energia ATP). Quem retira esse grupamento AMINO são as enzimas transaminases elas tem na sua estrutura a vitamina B6 que é importantissima sem essa vitamina a transaminase nao conseguiria captar o grupamento amino. ( B6 no caso é o braço dessa enzima) quando ela recolher o amino sobra o esqueleto carbonico chamado de ALFA-CETOÁCIDO que é o grupamento carbonico quando se retirou o grupamento amino. Retirado o grupamento amino pela enzima transaminase, vem do ciclo de krebs o Alfa cetoglutarato que vai pegar esse Amino e vai ser convertido em GLUTAMATO. ESSE PROCESSO É CHAMADO DE TRANSAMINAÇÃO. 
O glutamato forma outra molécula Aspartato e o ÍON AMÔNIO que é muito polar ele cai na circulção com grande facilidade ele gera NEUROTOXICIDADE. O GLUTAMATO ao liberar o íon amônio sobre um processo de DESAMINAÇÃO QUE É REMOÇAÕ DO GRUPAMENTO AMINO TRANSFORMNADO EM ÍON AMÔNIO.
O íon amônio e o Aspartato vão entrar no ciclo da ureia no figado.

Outros materiais