Buscar

DST PRO SARAH

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Doenças Sexualmente
Transmissíveis
(DST)
AIDS(HIV)
Cancro duro Sifílis
Cancro mole 
Candidíase
Gonorréia
Hepatite B
Herpes Simples Genital
Infecção por Clamídia
DEFINIÇÃO
 Doenças sexualmente transmissíveis (DST), também denominadas "doenças venéreas", são infecções cujo contágio ocorre durante qualquer tipo de relação sexual sem proteção, quando um dos parceiros está contaminado.Os agentes causadores são vírus, bactérias e fungos de diferentes tipos. As DST mais comuns como sífilis, gonorréia, cancro mole, clamídia e uretrites, que podem ser completamente curadas, são causadas por bactérias. Hepatite B, herpes e Aids, doenças resistentes, são provocadas por vírus. Algumas infecções podem passar de mãe para filho, antes ou durante o parto ou surgir como resultado de transfusões de sangue contaminado.
INTRODUÇÃO
 É uma doença que ataca o sistema imunológico devido à destruição dos glóbulos brancos (linfócitos T CD4+). A Aids é considerada um dos maiores problemas da atualidade pelo seu caráter pandêmico (ataca ao mesmo tempo muitas pessoas numa mesma região) e sua gravidade.
AIDS(HIV)
 A infecção se dá pelo HIV, vírus que ataca as células do sistema imunológico, destruindo os glóbulos brancos (linfócitos T CD4+). A falta desses linfócitos diminui a capacidade do organismo de se defender de doenças oportunistas, causadas por microorganismos que normalmente não são capazes de desencadear males em pessoas com sistema imune normal.
 Agente Envolvido
VÍRUS HIV CIRCULANDO NA CORRENTE SANGUÍNIA
Causas 
Transmissão/ Contágio
O HIV pode ser transmitido pelo sangue, esperma e secreção vaginal, pelo leite materno, ou transfusão de sangue contaminado. O portador do HIV, mesmo sem apresentar os sintomas da AIDS, pode transmitir o vírus, por isso, a importância do uso de preservativo em todas as relações sexuais.
CÉLULAS INFECTADAS PELO VÍRUS HIV
Sabendo disso, você pode conviver com uma pessoa portadora do HIV. Pode beijar, abraçar, dar carinho e compartilhar do mesmo espaço físico sem ter medo de pegar o vírus. 
Quanto mais respeito e carinho você der a quem vive com HIV/AIDS, melhor será a resposta ao tratamento, porque o convívio social é muito importante para o aumento da auto-estima das pessoas e, consequentemente, faz com que elas cuidem melhor da saúde.
Sexo na vagina sem camisinha
 
 Sexo oral sem camisinha
 
Sexo anal sem camisinha
Uso de seringa por mais de uma pessoa
 Transfusão de sangue contaminado
Da mãe infectada para seu filho durante a gravidez, no parto e na amamentação
Instrumentos que furam ou cortam não esterilizados
COMO PEGAR
Sexo desde que se use corretamente a camisinha
Masturbação a dois
Beijo no rosto ou na boca
Suor e lágrima
Picada de inseto
Aperto de mão ou abraço
Sabonete/ toalha/ lençóis
Talheres/ copos
Assento de ônibus
Piscina
Banheiro
Doação de sangue
Pelo ar
COMO NÃO PEGAR
Tratamento
Existem drogas que inibem a replicação do HIV, que devem ser usadas associadas, mas ainda não se pode falar em cura da AIDS.
Conceito
 É uma doença traiçoeira, caracterizada por estágios que se sucedem ao longo dos anos, durante os quais os sintomas podem passar despercebidos, dando a impressão de cura. Se não tratada, pode levar a complicações de coração sistema nervoso central, ossos, músculos e tecidos. É causada pelo Treponema pallidum e transmitida por contato sexual.
Cancro duro Sifílis
Sífilis primária: trata-se de uma lesão ulcerada (cancro) não dolorosa (ou pouco dolorosa), em geral única, com a base endurecida, lisa, brilhante, com presença de secreção serosa (líquida, transparente) escassa e que pode ocorrer nos grandes lábios, vagina, clítoris, períneo e colo do útero na mulher e na glande e prepúcio no homem, mas que pode tambem ser encontrada nos dedos, lábios, mamilos e conjuntivas. É frequente também a adenopatia inguinal (íngua na virilha) que, em geral passa desapercebida. O cancro usualmente desaparece em 3 a 4 semanas, sem deixar cicatrizes. Entre a segunda e quarta semanas do aparecimento do cancro, as reações sorológicas (exames realizados no sangue) para sífilis tornam-se positivas. 
O importante a ser considerado aqui é a sua lesão primária, também chamada de cancro de inoculação (cancro duro), que é a porta de entrada do agente no organismo da pessoa.
Sífilis Secundária: é caracterizada pela disseminação dos treponemas pelo organismo e ocorre de 4 a 8 semanas do aparecimento do cancro. As manifestações nesta fase são essencialmente dermatológicas e as reações sorológicas continuam positivas. 
Sífilis Latente: nesta fase não existem manifestações visíveis mas as reações sorológicas continuam positivas. 
Sífilis Congênita: é devida a infecção do feto pelo Treponema por via transplacentária, a partir do quarto mes da gestação. As manifestações da doença, na maioria dos casos, estão presentes já nos primeiros dias de vida e podem assumir formas graves, inclusive podendo levar ao óbito da criança. 
Sífilis Adquirida Tardia: a sífilis é considerada tardia após o primeiro ano de evolução em pacientes não tratados ou inadequadamente tratados. Apresentam-se após um período variável de latência sob a forma cutânea, óssea, cardiovascular, nervosa etc. As reações sorológicas continuam positivas também nesta fase
Transmissão
Relação sexual (vaginal anal e oral), transfusão de sangue contaminado, transplacentária (a partir do quarto mês de gestação). Eventualmente através de fômites.
Prevenção
Camisinha pode proteger da contaminação genital se a lesão estiver na área recoberta. Evitar contato sexual se detectar lesão genital no(a) parceiro(a).
Conceito
 
 Ulceração (ferida) dolorosa, com a base mole, hiperemiada (avermelhada), com fundo purulento e de forma irregular que compromete principalmente a genitália externa mas pode comprometer também o ânus e mais raramente os lábios, a boca, língua e garganta. Estas feridas são muito contagiosas, auto-inoculáveis e portanto, frequentemente múltiplas. Em alguns pacientes, geralmente do sexo masculino, pode ocorrer infartamento ganglionar na região inguino-crural (inchação na virilha). Não é rara a associação do cancro mole e o cancro duro (sífilis primária).
Cancro mole 
Complicações/Consequências
Não tem. Tratado adequadamente, tem cura completa.
Transmissão
Relação sexual 
Tratamento
Antibiótico. 
Prevenção
Camisinha. Higienização genital antes e após o relacionamento sexual. Escolha do(a) parceiro(a).
 
Conceito
A candidíase, especialmente a candidíase vaginal, é uma das causas mais frequentes de infecção genital. Caracteriza-se por prurido (coceira), ardor, dispareunia (dor na relação sexual) e pela eliminação de um corrimento vaginal em grumos brancacentos, semelhante à nata do leite. Com frequência, a vulva e a vagina encontram-se edemaciadas (inchadas) e hiperemiadas (avermelhadas). As lesões podem estender-se pelo períneo, região perianal e inguinal (virilha). No homem apresenta-se com hiperemia da glande e prepúcio (balanopostite) e eventualmente por um leve edema e pela presença de pequenas lesões puntiformes (em forma de pontos), avermelhadas e pruriginosas. Na maioria das vezes não é uma doença de transmissão sexual.
 Candidíase
Transmissão
Ocorre transmissão pelo contato com secreções provenientes da boca, pele, vagina e dejetos de doentes ou portadores. A transmissão da mãe para o recém-nascido (transmissão vertical) pode ocorrer durante o parto.
A infecção, em geral, é primária na mulher, isto é, desenvolve-se em razão de fatores locais ou gerais que diminuem sua resistência imunológica. 
Prevenção
Higienização adequada. Evitar vestimentas muito justas. Investigar e tratar doença(s) predisponente(s). Camisinha.
Conceito
Doença infecto-contagiosa que se caracteriza pela presença de abundante secreção purulenta (corrimento) pela uretra no homem e vagina e/ou uretra na mulher. Este quadro frequentemente
é precedido por prurido (coceira) na uretra e disúria (ardência miccional). Em alguns casos podem ocorrer sintomas gerais, como a febre. Nas mulheres os sintomas são mais brandos ou podem estar ausentes (maioria dos casos).
Gonorréia
Sintomas
Homens: secreção uretra purulenta, corrimento no ânus, dor nos testículos. 
Mulheres:corrimento vaginal, dor pélvica crônica. 
Crianças: vulvovaginite, infecção ocular.
Obs.: mulheres grávidas contaminadas devem passar por cirurgia no momento do parto, para evitar contaminação dos olhos do bebê.
 
Transmissão
Relação sexual. O risco de transmissão é superior a 90%, isto é, ao se ter um relacionamento sexual com um(a) parceiro(a) doente, o risco de contaminar-se é de cerca de 90%. O fato de não haver sintomas (caso da maioria das mulheres contaminadas), não afeta a transmissibilidade da doença. 
Tratamento
Antibióticos. 
Prevenção
Camisinha. Higiene pós-coito.
 
 
 Doença causada por vírus e transmitida sexualmente , a Hepatite B pode progredir para moléstia crônica do fígado, insuficiência hepática ou cirrose, por isso, atualmente, já há vacinas para sua prevenção.
HEPATITE B 
Sintomas
Mal estar, náuseas, falta de apetite, dor abdominal, dor de cabeça, urina escura e icterícia.
Diagnóstico
Exame de sangue em laboratório.
Tratamento
Medicamentos, higiene, repouso relativo.
 
Infecção pelo vírus herpes simples, transmitida através de relação sexual e ainda sem tratamento específico e definitivo.
Herpes Simples Genital
Sintomas
Pequenas bolhas de conteúdo claro na genitália externa masculina ou feminina. Podem ser dolorosas. Essas vesículas rompem-se e Deixam uma pequena ferida rasa que desaparece dentro de 7 a 10 dias.
Transmissão
Frequentemente pela relação sexual. Da mãe doente para o recém-nascido na hora do parto. 
Tratamento
Não existe ainda tratamento eficaz quanto a cura da doença. O tratamento tem por objetivo diminuir as manifestações da doença ou aumentar o intervalo entre as crises. 
Prevenção
Não está provado que a camisinha diminua a transmissibilidade da doença. Higienização genital antes e após o relacionamento sexual é recomendável. Escolha do(a) parceiro(a).
Conceito
Doença infecto-contagiosa dos órgãos genitais masculinos ou femininos. Caracteriza-se pela presença (pode não ocorrer) de secreção (corrimento) uretral escassa, translúcida e geralmente matinal. Um ardor uretral ou vaginal pode ser a única manifestação. Raramente a secreção pode ser purulenta e abundante. Se não tratada, pode permanecer durante anos contaminando as vias genitais dos pacientes. É importante saber que mesmo a pessoa assintomática (portadora da doença mas sem sintomas) pode transmiti-la. 
Infecção por Clamídia
Sintomas
As mulheres em geral, são assintomáticas. Os homens apresentam corrimento e dor leve e intermitente ao urinar. Os sinais da doença aparecem, em geral, de 8 a 10 dias após a relação sexual.
Tratamento
Antibióticos. Não tratada, a doença pode deixar seqüelas graves.
Transmissão
Relação sexual. Fômites
Tratamento
Antibiótico oral e local (na mulher)
Prevenção
Camisinha. Higiene pós-coito. 
 
 
SE VOCÊ APRESENTA ALGUM SINTOMA PROCURE UM MÉDICO
PREVINE-SE USE CAMISINHA
NÁTALI SENA
DAVID INÁCIO
DANIEL ROSA
 OBRIGADO PELA ATENÇÃO
AGRADECIMENTOS

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais