Buscar

Aula 06 em 17 02 2016

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Unidade II
Direito Tributário
Aula 06
Prof. Msc. Holmes Cordeiro Neto 
DIREITO 
TRIBUTÁRIO I
Dia 17/02/2016
1
2
Objetivos da Aula
Conhecer e compreender os fundamentos do Direito Tributário. 
Possibilitar o acadêmico uma compreensão das regras gerais do Direito Tributário.
Capacitá-lo para atuar na advocacia tributária.
15/01/2016
Prof Msc Holmes Cordeiro Neto
Direito 
Tributário I
3
Continuação ... da Unidade II
2.2 -	Conceito.
2.3 -	Denominação.
2.4 -	Objetivo.
2.5 -	Natureza Jurídica.
15/01/2016
Prof Msc Holmes Cordeiro Neto
Direito 
Tributário I
4
2.2 -	Conceito.
O Direito Tributário pode ser conceituado como o ramo do direito público interno que regula as relações entre o poder tributante e o sujeito passivo da obrigação tributária.
Há outras conceituações que, a despeito de conterem o mesmo núcleo do conceito acima, podem auxiliar na compreensão do direito tributário por quem se inicia nos seus estudos. Neste diapasão, encontramos as seguintes elaborações: “Direito Tributário é o ramo do direito público que rege as relações jurídicas entre o Estado e os particulares, decorrentes da atividade financeira do Estado, no que se refere à obtenção de receitas que correspondem ao conceito de Tributo.” (GOMES DE SOUSA, 1975, p.40).
15/01/2016
Prof Msc Holmes Cordeiro Neto
Direito 
Tributário I
5
“Direito Tributário é o sistema formado pelas regras jurídicas que disciplinam o nascimento, a vida e a extinção do dever.” (BECKER, 1998, p.257);
“O Direito tributário é um conjunto de normas e princípios enucleados pelo conceito de Tributo.” (BASTOS, 1998, p.95). 
AMILCAR DE ARAÚJO FALCÃO, em obra atualizada por Flávio Bauer Novelli entende o Direito Tributário como sendo “o capítulo do direito público, ou o seu ramo, que estuda as relações entre particulares e o Estado para a obtenção de tributos, ou seja, aquele que expõe os princípios e as normas relativas à imposição e arrecadação de tributos e analisa as relações jurídicas conseqüentes, entre os entes públicos e os cidadãos [...]” (Introdução ao Direito Tributário. 4.ed. Rio de Janeiro: Forense 1993).
15/01/2016
Prof Msc Holmes Cordeiro Neto
Direito 
Tributário I
6
Revela-se oportuna, também, o entendimento de BRITO MACHADO (2001:46), que vem a complementar os conceitos acima apresentados. Para este jurista, Direito Tributário é o “ramo do Direito que se ocupadas relações entre o fisco e as pessoas sujeitas a imposições tributárias de qualquer espécie, limitando o poder de tributar e protegendo o cidadão contra os abusos desse poder.”
Por certo, há muitos outros conceitos que, salvo pequenas especificidades, não destoam do eixo que os identifica aos conceitos acima reproduzidos e que reúnem os principais elementos do que é o Direito Tributário.
15/01/2016
Prof Msc Holmes Cordeiro Neto
Direito 
Tributário I
7
2.3 -	Denominação. 
Quanto à denominação, optou-se, no Brasil, por designar “DIREITO TRIBUTÁRIO” esse ramo do direito que trata das relações entre o Fisco (poder tributante; Estado) e a pessoa submetida à tributação (sujeito passivo; contribuinte; responsável tributário; etc.).
Nas legislações alienígenas, a mesma ciência é denominada Direito Fiscal (França: droit fiscal; Inglaterra: fiscal law; Portugal: direito fiscal; entre outros). 
15/01/2016
Prof Msc Holmes Cordeiro Neto
Direito 
Tributário I
8
De acordo com DIFINI (2006:4-5) é mais adequada a denominação Direito Tributário utilizada pelo direito pátrio, porquanto “além de a palavra fiscal designar algo mais amplo, abrangendo a atividade do erário público como um todo (fiscal vem do latim fiscus, cesta para guardar dinheiro e, figuradamente, o erário), parece, por outro lado, limitar o ramo jurídico ao estudo de um só dos pólos (o pólo ativo) da relação jurídica tributária, desprezando o outro, onde se encontra o sujeito passivo (contribuintes, responsável, substituto, sucessor). Não obstante, entre nós, que preferimos a expressão ‘direito tributário’, diz-se crédito fiscal, débito fiscal, ação fiscal etc. para qualificar as questões nitidamente tributárias.”
15/01/2016
Prof Msc Holmes Cordeiro Neto
Direito 
Tributário I
9
2.4 -	Objetivo. 
 A finalidade do direito tributário, do ponto de vista genérico, consiste na regulamentação das relações de natureza tributária entre o sujeito ativo (poder tributante) e o sujeito passivo (contribuinte; responsável tributário; etc.). Esta regulamentação se dá por meio de princípios e normas que tem por objetivo estabelecer direitos e obrigações mútuas. 
Especificamente, pode-se fixar a finalidade do direito tributário na delimitação da atividade tributária por parte do Estado através do estabelecimento de meios de proteção do sujeito passivo tributário em face dos abusos do poder tributante. 
15/01/2016
Prof Msc Holmes Cordeiro Neto
Direito 
Tributário I
10
2.5 -	Natureza Jurídica. 
A natureza jurídica do direito tributário é de direito público. Não na acepção (hoje contestada por falta de cientificismo) do romano Ulpiano, para quem o direito público se distinguia do direito privado na medida em que aquele era sempre de interesse do Estado e esse dizia respeito ao interesse dos particulares (DINIFI, 2006:6). 
A natureza jurídica pública do Direito Tributário assenta-se na constatação da posição de império exercida pelo Estado na relação tributária. Para a doutrina moderna, em que pese uma certa resistência à dicotomia do direito em público e privado, será de natureza pública a relação na qual o Estado aparece como entre supremo, dotado de soberania e poder de império em contraposição a parte privada dessa mesma relação. 
15/01/2016
Prof Msc Holmes Cordeiro Neto
Direito 
Tributário I
11
Referências Utilizadas na Aula
	
	MACHADO, Hugo de Brito. Curso de Direito Tributário. Malheiros, da 33.ed. em diante;
	AMARO, Luciano. Direito Tributário Brasileiro. Saraiva, da 20.ed. em diante;
	SABBAG, Eduardo. Manual de Direito Tributário. Saraiva, da 6.ed. em diante;
15/01/2016
Prof Msc Holmes Cordeiro Neto
Direito 
Tributário I

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais