Buscar

Potencial de repouso e graduado

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fisiologia 03 – Potencial de Repouso e Graduado 
	Tem uma série de sistemas e células do nosso corpo que dependem de fenômenos elétricos, que em sistema biológico é chamado de bioeletrogênese.
	Os fenômenos elétricos na célula se dão, principalmente, pela movimentação de íons. A movimentação de íons é determinada pelo gradiente de concentração e pela diferença de potencial, que é a força gerada quando se tem distribuição de cargas diferentes de um lado e de outro da membrana (o íon negativo será atraído pelo íon positivo). Quando essas duas forças estão atuando juntas, surge o gradiente eletroquímico. Se o gradiente de concentração e gradiente elétrico (diferença elétrica, de potencial) forem em sentidos opostos, e suas forças forem iguais, surge o equilíbrio eletroquímico, ou seja, a mesma quantidade de íons que vai para um lado também vai para o outro.
	Cada íon terá um potencial de equilíbrio (dependendo da sua concentração fora e dentro da célula), que é a força elétrica necessária para impedir que o íon vá para o outro lado.
O potencial de membrana é quando há uma diferença do gradiente elétrico dentro e fora da célula. Por exemplo, em uma célula viva a concentração de potássio (K+) dentro da célula é maior, e fora da célula a concentração de sódio (Na+), cloro (Cl-) e cálcio (Ca+) é maior. Supondo que canais de K+ fossem abertos, ele sairia da célula fazendo com que o seu interior ficasse mais negativo, ou seja, a superfície interna ficaria com um acúmulo de cargas negativas e a superfície externa com acúmulo de cargas positivas. E se esse acúmulo de cargas negativas fosse medido, o valor encontrado seria algo em torno de -75mV.
Então, se somente canais de K+ estão abertos, ele sairia até quem um potencial de -75mV seja gerado e equilibre a saída do potássio. Nesse momento, a célula está em uma situação de equilíbrio, onde a força elétrica está puxando o K+ para dentro da célula, mas o gradiente de concentração está o empurrando para fora. Nessa situação, o potássio se encontra em equilíbrio eletroquímico. 
	
Quando a célula está me repouso, o seu potencial de membrana é em torno de -70mV, ou seja, a célula no repouso está com mais cargas negativas do lado de dentro e mais positivas fora. O fato de medir esse potencial de ação no valor de -70 é porque a célula, no repouso, está mais permeável ao potássio. Então, o potencial da célula em repouso, é um valor próximo do valor de equilíbrio do K+. Esse valor é equivalente ao potencial de repouso da membrana.
	A permeabilidade de um íon na membrana depende da quantidade de canais aberto. Dependendo do número de canais abertos de um determinado íon, mais permeável é a membrana para esse íon. Existem, basicamente, dois tipos de canais: os de vazamento (que estão sempre abertos) e o com comportas (hora aberto, hora fechado). No repouso, os canais de vazamento são a maioria, pois os canais de vazamento do potássio são maioria. Quando a célula recebe algum tipo de estímulo, os canais com comportas se tornam mais ativos. Os estímulos podem ser químicos, por ligantes, mecânicos e sensíveis a voltagem (variações do potencial). 
	O potencial graduado da membrana acontece quando se abrem canais sensíveis a ligante ou a estímulo mecânico. Esse tipo de potencial pode atingir qualquer valor numérico, dependendo da permeabilidade de cada íon. O potencial graduado pode ser despolarizante ou hiperpolarizante. Se for despolarizante, a variação vai tender para o positivo. Já o hiperpolarizante, a variação vai tender para o negativo.

Outros materiais